Esta manchete é do Jornal Hora H, de Nova Iguaçu, RJ

Por Marcos Lima Mochila

O Jornal Hora H, de nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, deu ampla divulgação a um texto do compositor, músico e cantor Gustavo Tiné(*), pernambucano que hoje reside em Portugal, por ter viralizado nas redes sociais, após ser posta nas contas de Instagram de Carlos e Eduardo Bolsonaro.

O texto da matéria, na íntegra, é o que segue: 

O vereador Carlos (PSC-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), usaram seus perfis no Instagram para divulgar uma ilustração que mostra o pai caracterizado como o palhaço Bozo, imagem normalmente usada pelos críticos. Mas trata-se de uma ironia, que é explicada no texto que acompanha a postagem.

Nos desfiles da Marquês de Sapucaí, a Unidos de Vigário Geral (Grupo A) desfilou sábado (22) e mostrou o Palhaço Bozo ostentando a faixa presidencial e fazendo arminha.

Segundo Carlos, primeiro a veicular a postagem nesta terça-feira (25/02/2020), o texto tem como autor um apoiador de Bolsonaro chamado Gustavo Tiné. Trata-se de um apanhado de ações idealizadas pelo presidente (que é chamado de palhaço) e por sua equipe que, de alguma maneira, tiveram dificuldades no Congresso ou foram criticadas por setores da sociedade.

O palhaço queria fornecer carteiras estudantis de graça… O diabo não gostou… O palhaço diminuiu o valor do DPVAT…. O diabo não tolerou…. O palhaço indicou ministros por critérios técnicos… O diabo esperneou… O palhaço tirou impostos de medicamentos contra câncer, HIV… O diabo detestou… O palhaço autorizou 13° para carentes do bolsa família… O diabo quase endoidou… O palhaço descobriu defuntos e ricos recebendo bolsa família… O diabo protestou… O palhaço diminuiu taxa de juros SELIC… O diabo colerizou… O palhaço polemiza nas palavras…. O diabo metia as patas nos cofres… O palhaço disse “FURO”…. O diabo esbravejou “GRELO DURO”…. O palhaço deu nova vida à PETROBRAS… O diabo quase a leva à falência… O palhaço inaugurou a BR 163 depois de 40 anos parada… O diabo se enfezou… O palhaço vai concretizar a transposição do Rio São Francisco… O diabo tá puto da vida…. O palhaço tem base, quartel, esquadra de apoio… O diabo só militância… O palhaço critica e é contra o FUNDÃO… O diabo não vive sem ele… O palhaço vive FELIZ, DIZ BESTEIRAS, TÁ NA LUTA, TENTA FAZER O MELHOR, PULA, SORRI, TIRA 1.000 SELFIES POR DIA, CHAMA O AMIGO DE NEGÃO, É TURRÃO, DESTRAMBELHADO, IMPACIENTE, É SOLDADO, CAPITÃO, RELIGIOSO, DANADO, tá na avenida LIVRE, LEVE E SOLTO…. O diabo…….bem o DIABO É O DIABO, é VERMELHO, EXALA ENXOFRE, BEBE QUE NEM UM GAMBÁ, PENSA QUE É DEUS, TEM SEGUIDORES, ÓDIOS ENTALADOS E AGUARDA CONDENAÇÃO…. (Texto de Gustavo Tiné)

Edição: Jota Carvalho / Hora H

Fonte: Site Metropoles e Instagram dos irmãos Carlos e Eduardo Bolsonaro

Até a manhã de hoje, o texto contabilizava 251.000 curtidas e 27.000 opiniões, comentários, no Instagram de Carlos Bolsonaro e 85.000 curtidas no de Eduardo Bolsonaro. Comentários como os de lincolnsilva28 – “P…. o texto do ano 👏👌” e o de renatacastrocastanho: “Amei esse texto”.

Gustavo Tiné entre uma das coisas que ele mais gosta: violões

Gustavo Tiné é pernambucano (nascido em Recife, no dia 14 de abril de 1960). É músico, cantor e compositor e tem em seu histórico participação em 30 Festivais de Música, sempre obtendo ótimas colocações.

Foi vencedor do Festival de Música do SESI-PE em 1989 com a música “Desabafo de João Ciço Cheiroso da Caatinga”. Com esta música foi representar Pernambuco no Festival de Música Regional do SESI em Natal – RN e conquistou também o primeiro lugar. Em 1991, conquistou o Festival Canta Nordeste promovido pela Rede Globo com a música “Sopa de Aruá”, que foi defendida pelo grande cantor pernambucano Israel Filho.

Em seu currículo musical tem participação no Festival de Música do Carrefour, sendo um dos classificados e o único do Nordeste, entre mais de 5.000 músicas inscritas de músicos de todo o Brasil. É de Gustavo Tiné também o primeiro lugar na escolha do frevo-hino para o bloco “Camburão da Alegria” da Policia Militar de Pernambuco.

Gustavo Tiné tem diversos segundo e terceiro lugares em outros Festivais de Música, com composições em que se destacam os ritmos de Xote, Xaxado, Baião, Frevo, Maracatu e outros.

“Vim para Portugal para reencontrar um amor de 40 anos atrás, como diz a música Cartas Para Jania Lúcia, uma História de Amor, e também para mostrar minhas musicas num mercado novo, já que as canetas azuis, as panelinhas, os donos das mídias aí não me davam espaço. Estou há dois anos aqui, residindo em Lisboa, mergulhando e cavando o meu espaço. Muitas pessoas aqui já me conhecem e, em breve, terá uma entrevista minha feita pela RTP África, que vai para o mundo todo. E sempre que possível eu toco as minhas músicas, além dos sucessos de outros músicos. Estou sempre divulgando minhas músicas, espero ter mais espaços e euros em breve (risos)”, afirmou Gustavo Tiné.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar