O projeto de lei nº 885 publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 11, de autoria da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) visa facilitar os cuidados e consequentemente melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer. A medida determina que uma cartilha institucional ou guia de cuidadores seja disponibilizada na página eletrônica da Secretaria Estadual de Saúde e que seja repassada para todos os municípios de Pernambuco.

“A nossa proposta de garantir o acesso fácil a uma cartilha ou guia é, primariamente, ajudar as famílias a identificar os traços que sinalizam a doença para que eles possam informar ao médico os sintomas que ocorrem de forma mais frequente, inclusive quando evoluem para outras áreas da cognição. A cartilha pode auxiliar ainda no tratamento e manejo diário das diferentes dependências que, gradualmente, instalam-se na progressão desse quadro clínico. A intenção é oferecer sugestões práticas para que as famílias e cuidadores saibam exatamente o que fazer no dia a dia”, enfatiza a parlamentar.

A medida determina que a cartilha ou guia seja disponibilizado gratuitamente, em formato PDF e que cabe “a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco a cobrança e fiscalização nas secretarias municipais de todas as 184 cidades do Estado e também Fernando de Noronha, que deverão disponibilizar aos familiares e aos cuidadores exemplares impressos da respectiva cartilha”. O projeto prevê ainda que sejam afixados cartazes nos estabelecimentos de saúde pública informando sobre o guia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar