Um novo grupo de 161 alunos, que cursam o ensino médio na rede pública estadual nas várias regiões do Estado, seguiu para estudar no Canadá, dentro do Programa Ganhe o Mundo. Os estudantes seguiram para as cidades de Saint John e Fredericton.

Eles são os primeiros intercambistas da oitava edição do Programa.

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou o embarque os alunos e falou sobre a importância do programa. “Após essa experiência os estudantes voltam mais confiantes, sabendo que é através da educação que eles vão ter oportunidades na vida. Com certeza, eles vão aproveitar muito, conhecer uma nova cultura, dominar uma nova língua, e vão voltar dentro de seis meses preparados e determinados para seguir estudando e se dedicando”, disse o governador. “Todos os anos estamos mandando mais de mil estudantes para o exterior através do Ganhe o Mundo, um programa que faz a diferença. Estamos formando uma geração de pernambucanos cada vez mais preparados”. O secretário Fred Amâncio, de Educação Cultura e Esportes, explicou as mudanças na vida dos participantes. “Participar de um intercâmbio é uma experiência que transforma a vida de qualquer pessoa. Ficamos muito felizes de fazer parte desse momento, principalmente porque muitos estudantes da rede pública não teriam condições de vivenciar isso se não fosse através do programa. Desde a sua criação, o PGM já embarcou cerca de oito mil alunos da Rede Estadual. São dez países destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido), quatro de língua espanhola, Espanha, Argentina, Chile e Colômbia, e a Alemanha.

Entre os jovens estudantes que embarcaram para o Canadá estava Maria Clara, 16 anos, natural de Petrolina e aluna da Escola da Polícia Militar, disse estar orgulhosa por representar Pernambuco no Exterior. “A minha expectativa para os próximos seis meses é vivenciar novas culturas e aprender a lidar sozinha com as situações, com mais responsabilidade, além de melhorar o inglês. Quando recebi a notícia de que fui selecionada fiquei muito feliz e surpresa”.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI–

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar