Por Isadora Freitas

Postado por Marcos Lima Mochilka

Caridade do Piauí, que fica na região do Vale do Itaim esta comemorando 24 anos de emancipação política administrativa no próximo domingo, dia 26 de janeiro. Para comemorar, além de uma programação vasta que o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o “Toninho de Caridade” preparou uma vasta programação, acontecerá também a entrega de diversas obras a população.

Ao longo dos 3 anos de mandato, somente em obras grandes, a gestão de Toninho com o apoio dos deputados, Julio Cesar, Georgiano Neto, e o Senador Ciro Nogueira,  conseguiram investimentos em mais de 12 milhões de reais em obras, aquisições de veículos, e implementações em geral no município, principalmente em organização e infraestrutura.

Comunidade Baixio de São Francisco, Avenida está calçada, recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Júlio Cesar.

No setor de mobilidade, o prefeito Toninho conseguiu mais de 60.000 mil metros quadrados em calçamento com o apoio dos deputados Georgiano Neto, Iracema Portella, e do Senador Ciro Nogueira e o Deputado Federal Júlio César. Os principais locais beneficiados até agora tanto na zona rural como na zona urbana, foram Vila São José, São Raimundo, Alto Vitoso, Cohab, Jorge de Cima, Assentamento Lagoa Comprida, Cabaceira e Engazeira. Na ocasião, o gestor irá entregar uma etapa de calçamento que envolve os 600 metros quadrados no Baixio de São Francisco. Os calçamentos custaram em torno de 6 milhões de reais.

Outra aquisição, foram os 2km de asfaltamento no centro da cidade que foram conquistados através do Deputado Georgiano Neto bem como os reparos anuais que são feitos na estradas e vicinais. Cerca de 420 km de estrada de chão, que dão acesso a zona rural foram reparados para assegurar a passagem tendo em vista que mais de 60% da população de Caridade é constituída pela zona rural. Nesse período de chuva, a prefeitura assegurou a ação de terra onde para todos os agricultores que necessitaram o recurso foram  feitos a aração de terra para garantir a plantação. São cerca de 3.000 tarefas de terras aradas no ano de 2020.

O município também comemora esse ano a universalização do Luz para Todos, um recurso conquistado com muita luta e que hoje atua em todas as áreas. Será entregue também uma adutora completa via FUNASA com sistema de dessalinização, caixa d’água, bomba, tudo no valor de 1 milhão de reais, na região do Sítio Aviário que beneficiará cerca de 50 famílias com o abastecimento de água encanada. Além da adutora, 56 poços foram perfurados no município. Vale ressaltar a conclusão da primeira etapa dos 65 módulos sanitários domiciliares, conquistados também via FUNASA com convênios em parceria com o Senador Ciro Nogueira no valor de 750 mil reais.

Unidade Básica de Saúde na localidade Jorge

Na saúde, o prefeito irá entregar a reforma das Unidades Básicas da zona rural e da zona urbana, mais de 600 mil reais foram investidos na ampliação, como a troca de piso, teto, forro, instalação da parte elétrica, hidráulica e pintura. A UBS da localidade Jorge de Baixio também será entregue após ser recebida com apenas cerca de 40% construída, o investimento foi de 408 mil reais.

Entre tantas obras realizadas, a reforma do Conselho Tutelar, com a aquisição de novos equipamentos e a entrega da reforma da Praça da Matriz no centro da cidade, com toda a revitalização do cartão postal da cidade de Caridade agregam essa longa lista.

Obras conquistadas

Em 3 anos de mandato, o prefeito Toninho conquistou e já entregou 11 veículos 0 km para o município, entre eles 3 ambulâncias, uma modelo Amarok, uma modelo Fiat Strada e uma S10. A modelo Fiat Strada foi conquistada através do Senador Ciro Nogueira, a Amarok através do Deputado Estadual Georgiano Neto e a S10 através do Deputado Federal Júlio César. Ao assumir o mandato, o município não tinha nenhuma ambulância.

Foram comprados com recursos próprios, um Fiat Mob para a saúde e um Fiat Strada para a educação. Através do Senador Ciro Nogueira foi recebido também uma L200, do Deputado Júlio César foi recebido uma Van para transporte de pacientes que necessitam de hemodialise, consultas e exames foram do município.

Para a agricultura familiar, foram entregues dois caminhões através da SDR e também um trator agrícola, destinado pelo Deputado Júlio César, o Deputado Júlio César conseguiu para o Conselho Tutelar um novo carro, modelo Citroen Aircross, são mais de 1 milhão e 200 mil em veículos entregues.

Obras previstas

No seu primeiro III ano de mandato, o gestor já tem assegurado 3 milhões de reais para novos investimentos na primeira etapa de 2020, o dinheiro será investido parte em pavimentação em paralelepípedo na sede da cidade, na construção de uma praça no povoado Ingazeira, com academia pública de saúde. Além da nova sede da prefeitura municipal, ampliação do Estádio Araujão com instalação de arquibancadas, vestiário e iluminação. Para o setor agrícola, a aquisição de mais um trator  com recursos do senador Marcelo Castro, a revitalização do mercado público e um novo ônibus escolar adquirido através do Senador Ciro Nogueira.

Diante de tantos investimentos, em tão pouco tempo, Caridade tem muito o que celebrar no domingo, dia 26, com o grande show de João Velloso, Gil Mendes e Felipão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar