Por Márcio Maia

O levantamento efetuado por técnicos da Secretaria de Defesa Social (SDS) indica que nada menos de 66,68%, cerca de um terço, dos homicídios ocorridos em Pernambuco, durante o ano passado, foram motivados por tráfico de drogas. Dos 3.466 assassinatos registrados no Estado em 2019, 2.311 tiveram como causa a disputa por “bocas de fumo”, vingança por “traição” de integrantes de quadrilhas e dívidas de compras de entorpecentes, além de outros acertos.

O resultado do relatório indica ainda que diversas quadrilhas têm atuação na Região Metropolitana, onde comercializam maconha e cocaína em pontos estratégicos, e outras que agem nos municípios do Agreste e Sertão, realizando o tráfico dos entorpecentes vindos de outros Estados e do Exterior, do Paraguai, principalmente.

Os policiais civis e militares que têm atuado nas ações preventivas e de investigação das quadrilhas especializadas no tráfico de drogas, não têm mais dúvidas de que o chamado “Polígono da Maconha”, formado pelas cidades à margem do Rio São Francisco, onde durante quase meio século foi o maior plantador de maconha do País, não tem mais a mesma importância.

O relatório indica que, depois dos crimes motivados por drogas, os conflitos nas comunidades são as principais causas. No período, 16,62 dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) aconteceram por conta destas questões entre pessoas conhecidas. Já os latrocínios, assaltos seguidos de morte, foram 3,98%.

REDUÇÃO – No ano passado, o número de homicídios diminuiu bastante em Pernambuco, de acordo com o relatório da SDS, que aponta uma diminuição de 16,9% em relação ao ano de 2018, quando foram cometidos e registrados 4.173 crimes. O secretário Antônio de Pádua, ressaltou que é a marca mais baixa dos últimos cinco anos, tendo sido maior apenas para o ano de 2014 no período de existência do Pacto pela Vida, instituído em 2007, pelo então governador Eduardo Campos.

No ano passado, foi registrada a segunda menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O índice de 35,64 foi superado pelo registrado no ano de 2013, quando foi computado 34,13.

Também houve uma expressiva diminuição nas mortes violentas de mulheres. Houve uma diminuição na ordem de 18,2% em relação a 2018. Em 2019, foram registrados 198 e no ano anterior, aconteceram 242 dos chamados feminicídios.

Para o secretário Antônio de Pádua, a ampliação da atuação integrada entre os diversos órgãos governamentais foi fundamental para que acontecesse essa expressiva diminuição. Ele apontou a ampliação da rede de Delegacias da Mulher, como um dos principais pontos. “Hoje, existem delegacias no Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, além das demais delegacias que também têm pessoal preparado para atuar nesse tipo de crime. Além disso, contamos com a Polícia Militar na rede de proteção, com iniciativas como a Patrulha Maria da Penha”.

Outro ponto importante do relatório é a constatação de que no ano passado, não foi registrado crimes de mortes em doze cidades de Pernambuco, além do distrito de Fernando de Noronha. Não aconteceram crimes nas cidades de Alagoinha, Cabrobó, Cedro, Cumaru, Granito, Itacuruba, Palmeirinha, Salgadinho, São Benedito do Sul, Serrita e Triunfo.

Para Antônio de Pádua, os investimentos na área e o trabalho integrado entre os órgãos operativos são os pontos de relevância para a diminuição acima de dois dígitos percentuais registrada em 18 e 19. “A injeção de recursos em inteligência e ampliação de efetivo nos últimos quatro anos, com a chegada de 7.552 profissionais às Polícias Militar, Civil e Científica e ao Corpo de Bombeiros, deu resultados. Ainda atuamos articulados com as demais Secretarias Estaduais, com o Poder Legislativo e o sistema de Justiça”.

“É dessa forma, aprimorando as ações de prevenção e repressão, que seguiremos trabalhando pela paz dos pernambucanos no ano de 2020”, concluiu Antônio de Pádua.

OBS: O crédito das fotos é de DIVULGAÇÃO/CICOM-SDS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar