Marcelo Mesquita em uma das viagens pelo Estado de Pernambuco

Por Marcos Lima Mochila

Nos últimos 16 anos, na imprensa política pernambucana e, no último ano, nos grandes polos políticos nacionais – DF, SP e RJ -, a Revista Total tem muito a apresentar em seu histórico de veículo de comunicação.

Enquanto as grandes revistas impressas do país têm enfrentado crises financeiras tendo, muitas delas, diminuído seus conteúdos, suas ações e, até, fechado, a Revista Total tem-se mantido e crescido. Saiu de sua esfera estadual e, desde dezembro de 2018, passou a atuar também em Brasília e São Paulo, com escritórios de representação naquelas cidades.

Na realidade, avitoriosa história da revista de Vitória de Santo Antão (PE) começou a ser desenhada e mais comentada a partir de 2004, com a implantação de uma modalidade de pesquisa eleitoral até então desconhecida nos meios jornalísticos locais, muito embora já seja muito utilizada em vários países da Europa e da América do Norte. Essa modalidade se baseia num estudo técnico, um tipo de pesquisa diferente do que os institutos fazem usualmente, conhecida como Futurismo.

Em 2006, a equipe da Revista Total antecipou a vitória de Eduardo Campos quando ele tinha menos de 3% de probabilidade de vitória e, entre outros acerto, recenmente, nas eleições majoritárias de 2018, em Pernambuco, a equipe técnica da Revista Total teve um acerto de 100% dos candidatos eleitos – o governador Paulo Câmara e os dois senadores Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa.

Este ano, em que teremos pleitos municipais em outubro, a revista, desde novembro do ano passado, iniciou a série de estudos técnicos, viajando por todas as regiões do Estado e já lançou duas revistas com os prováveis vencedores das eleições de 2020. Na edição 106, a revista relacionou 30 prefeitos e, na edição 107, aumentou este número para 50, os nomes dos prefeitos que têm mais condições de serem reeleitos.

Dando continuidade, no próximo número, a edição 108, trará um número maior de pré-candidatos com chances matemáticas de serem reeleitos e também dará início àqueles pré-candidatos que tentarão se eleger.

Para tanto, as equipes do Grupo Total estarão viajando,a partir de amanhã, para os municípios da Região da Zona da Mata Norte (Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Gloria de Goita, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência), iniciando por Camutanga, Ferrreiros e Timbaúba.

O diretor-prsidente do Grupo Total, Marcelo Mesquita, informa que esses resultados já são repassados, hoje, para mais de mil comunicadores políticos, entre radialistas e jornalistas de blogs, portais, jornais, revistas, redes sociais e rádios comunitárias de todo o Estado. Salienta que, aqueles que não fazem parte ainda da rede, poderão solicitar a inclusão de seus contatos através do e-mail revistatotal15@gmail.com, para receberem as informações em 1ª mão.

“Esta é uma parceria que já mantemos há mais de 15 anos. Começou com uma quantidade pequena de parceiros que tinham curiosidade em conhecer os resultados de nossos estudos técnicos e sempre solicitavam. A partir do momento que este número foi aumentando, criamos uma rede que hoje já conta com mais de 1.000 parceiros do segmento de jornalismo político, além de mais de 2 mil grupos de WhatsApp. Então, quem quiser fazer parte da rede, basta enviar seus contatos para o nosso e-mail”, destacou Mesquita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar