Postado por Marcos Lima Mochila

Um exemplo de superação. Essa é a melhor definição para o empresário Walter Fernando, mais conhecido como Walter da ETP, filiado ao PSDB e pré-candidato do partido à Prefeitura de Goiana nas eleições municipais de 2020.

Aos 44 anos, Walter é uma referência empresarial no setor da educação básica e técnica, numa trajetória de dedicação e muito esforço, que começou em Goiana, onde nasceu e se criou.

Filho da dona de casa Joana e do eletricista João, Walter deu os seus primeiros passos no Engenho Dois Rios, nas proximidades da Usina Maravilha, mudando-se depois, com os seus cinco irmãos, para a Rua José Raul Siqueira, no bairro Cidade Nova, onde vive até hoje, ao lado da esposa Magaly e dos filhos Mateus e Maísa.

Falando em filhos, aliás, Walter hoje vive um momento ímpar de felicidade, com a aprovação do seu primogênito Mateus, para cursar medicina a partir de 2020.

O garoto Walter, que sempre foi estudioso, também era um apaixonado pelo futebol. Torcedor do Sport, deu os seus primeiros dribles e passes no antigo Campo do Poste, seu lugar preferido para bater bola e encontrar os amigos de infância. Estudante da Escola Benigno Pessoa de Araújo, Walter participou de diversas competições, representando sua escola com garra e talento, conquistando títulos importantes, encontrando no esporte mais do que uma alternativa de lazer, mas obtendo a compreensão do seu poder transformador. Olhando para Goiana de ontem, onde viveu sua infância, Walter compreende que a cidade era mais feliz do que é hoje: “Naquele tempo, existiam desafios, tínhamos menos recursos do que hoje, mas o povo era mais feliz, sabia com quem contar num governo. Hoje, a gente vê uma cidade rica e um povo pobre. Não há gestão, há um desgoverno na Prefeitura”, afirmou.

Foi na adolescência que Walter conheceu Magaly, seu amor e companheira inseparável ao longo dos últimos 27 anos. Magaly era amiga de uma das irmãs de Walter, mas foi na torcida pelo então jogador, que o carinho se mostrou mais forte e estreitou os laços, que deram origem a uma história de amor, de cumplicidade, de parceria e de muito respeito, capaz de superar grandes adversidades. Adversidades que se apresentaram desde cedo e que fizeram Walter abandonar os estudos, às vésperas de iniciar o último ano do Ensino Médio, ingressando na vida profissional para ajudar a manter a família. Começou como ajudante de eletricista, em uma das prestadoras de serviço que atuava na fábrica da Alcoa, em Itapissuma. A dura rotina de trabalho e de deslocamento até o serviço, não desanimou o jovem, que ainda achava tempo, todos os dias, para estudar as plantas das máquinas que ajudava a montar. Essa dedicação logo o fez despontar entre os colegas, tornando-o uma referência profissional nos afazeres industriais.

Do chão de fábrica, Walter se fez um profissional capaz de galgar novos espaços na Alcoa, quando ingressou oficialmente em seus quadros e decidiu voltar aos estudos. Nessa trajetória, uma passagem marcou a vida de Walter. Ainda no primeiro ano de trabalho, decidiu trabalhar ainda mais e receber em dinheiro o mês de férias a que tinha direito, para que, no final, pudesse comprar uma nova geladeira e um novo fogão para presentear sua mãe, que sofria com a antiga geladeira vermelha, vedada por uma câmara de ar de um pneu de bicicleta e que tinha a porta sustentada por um tijolo igualmente vermelho. O gesto singelo, ainda traz lágrimas aos olhos de Walter, que recorda com carinho, da felicidade e do orgulho da dona Joana, ao ver as novas aquisições da família, fruto do suor do filho metalúrgico.

A nova vitória na vida de Walter foi a conclusão do Ensino Médio e o ingresso no CEFET, o atual IFPE, para cursar o ensino técnico e tornar-se eletricista, formado por uma instituição federal, numa época em que isso era um privilégio para poucas pessoas. Tudo isso pelo mérito e pelo esforço de quem passou a dormir pouco mais de quatro horas por noite, de segunda a sábado, para que pudesse conciliar a rotina de trabalho e dos estudos, encontrando somente na convivência familiar, um verdadeiro oásis. Família, aliás, que cresceu após o casamento com Magaly, aos 20 anos de idade, e com a chegada de Mateus, enquanto estava concluindo a sua formação técnica.

A jornada empreendedora de Walter na educação começaria anos mais tarde quando, aos 25 anos, abraçou o sonho da esposa, que tinha formatura no magistério e decidiram, juntos, abrir o Educandário Arte Infantil, com pouco menos de 30 alunos, onde o casal dividia as funções e semeavam um grande futuro.

Walter passou a dividir-se entre a rotina no trabalho e, nas horas vagas, o cuidado com a escola, alimentando o projeto de deixar a indústria e tornar-se oficialmente um empresário.

A paixão pela educação cresceu e Walter investiu o que pôde, em recursos e em tempo, para fazer crescer o educandário, o que foi impulsionado após a decisão de deixar a Alcoa e entrar de cabeça no negócio.

Com entrada de Walter na gestão administrativa, a estrutura aumentou, assim como o número de alunos matriculados, e o Educandário Arte Infantil tornou-se o Colégio Ágape, que consolidou-se como uma das maiores e melhores escolas da região, com uma gestão eficiente e que preza pela qualidade. Nessa caminhada, já se passaram 20 anos de muito trabalho e esforço. O êxito do Ágape lançou as bases para a criação de um projeto, que nasceu do coração e da luta de Walter em sua juventude: abrir uma escola técnica.

ETP de Goiana

Foi então que, há 10 anos, surgiu a Escola Técnica Pernambucana, com unidades em Goiana e Paulista, ganhando espaço de forma rápida e qualificando mais de vinte mil pessoas ao longo dos últimos anos, com cursos inovadores e que acompanham as tendências regionais do mercado de trabalho.

ETP de Paulista

Hoje, a ETP é sinônimo de sucesso, tanto que batizou Walter politicamente com o seu nome, fazendo-o ser Walter da ETP, que soube superar as adversidades, que perseverou e que hoje é uma das figuras mais respeitadas na sociedade goianense, preservando sua determinação, sua humildade e sua coragem.

Com essa trajetória de tantos êxitos, Walter se tornou um nome respeitado em todos os cenários da política de Goiana, desde 2014, quando se engajou mais no debate sobre questões fundamentais para o município.

Independente, com um histórico consagrador e a ficha limpa, Walter passou a ser conclamado por diversos setores da sociedade, em todos os cantos da cidade, para que pudesse candidatar-se nas próximas eleições. O chamado foi atendido em 2018, após uma profunda reflexão e um amplo processo de diálogo, que levaram Walter a colocar a sua pré-candidatura, sendo extremamente bem aceita pela população, que tem conhecido mais o empresário a cada dia.

Esse posicionamento estratégico o fez despontar como uma alternativa viável, sendo cortejado por diversas lideranças políticas do Estado, como o ex-senador Armando Monteiro (PTB), o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) e o casal Alessandra Vieira, deputada estadual e presidente do PSDB no Estado, e Edson Vieira, que governa Santa Cruz do Capibaribe num segundo mandato.

No entanto, foi o convite do PSDB que motivou Walter a, definitivamente, partir para a disputa e o fez ingressar no ninho tucano, alçando-o à presidência do partido no município.

Em pouco mais de um ano, Walter já cumpriu uma extensa agenda no município e também fora do Estado, dialogando com a sociedade e angariando importantes apoios para o seu projeto político.

Walter com Bruno Araújo, Edson e Alessandra Vieira

Recentemente, Walter participou do Congresso Nacional do PSDB, em Brasília, onde recebeu o apoio do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, ex-deputado federal por Pernambuco e ex-ministro das Cidades, como também do governador de São Paulo e possível presidenciável tucano, João Dória Jr.

Walter com Edson Vieira e Raquel Lyra
Walter com Joãozinho Tenório, prefeito de São Joaquim do Monte

Lideranças regionais do PSDB, como o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, e Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, também são entusiastas da pré-candidatura de Walter em Goiana.

Por tudo isso, o nome de Walter tem ocupado espaço e tem conseguido dialogar com outras pré-candidaturas, em torno da construção de um projeto de unidade das oposições, que recentemente foi lançado durante uma coletiva de imprensa,

bastante prestigiada por lideranças políticas do Estado e da Região, a exemplo dos deputados estaduais Alessandra Vieira (PSDB), Wanderson Florêncio (PSC) e Guilherme Uchôa Jr (PSC). A União por Goiana, firmada através do entendimento entre as pré-candidaturas de Walter da ETP, de Marcílio Régis e do Capitão Menezes, contou com a disposição incansável de Walter para a sua consolidação, num fato político que repercutiu não apenas em Goiana, mas em todo o Estado.

Walter entende o desafio que tem à sua frente e mostra-se disposto a enfrentá-lo, ao lado do povo de Goiana: “Hoje, temos todos a responsabilidade de liderar um novo projeto, uma nova alternativa política para Goiana e a nossa gente, capaz de resgatar a cidade da estagnação e do desgoverno. É uma grande responsabilidade e é uma honra poder construir isso todos os dias, pela terra onde nasci, me criei e que me fez ser quem eu sou. Goiana vai acelerar rumo ao futuro. Acredito nisso de todo meu coração. Tenho fé em Deus e confiança na sabedoria do nosso povo”, concluiu Walter.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar