Não vai ser tão fácil para o PSB a disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Embora muitos socialistas e até mesmo esquerdistas históricos já vibrem com a provável candidatura da deputada estadual Gleide Ângelo à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

O PSB pode estar dando o chamado tiro no pé. Não estou aqui nesta matéria dizendo que a deputada não é candidata forte. Ela é fortíssima. Um verdadeiro fenômeno eleitoral. No entanto, seria uma candidata imbatível? Não. Gleide Ângelo é forte, mas está muito longe de ser imbatível. E uma derrota de Gleide em Jaboatão seria um verdadeiro terror para o PSB, pois estariam cacifando e carimbando o atual prefeito, Anderson Ferreira (PL) como um dos nomes mais fortes da oposição, senão o mais forte.

Não é o fato de um produto ser bom que o valoriza tão somente, mas a propaganda que se faz do produto. E o PSB e alguns partidos da base estão vendendo a imagem de uma candidata imbatível que não é. Gleide vai ter que responder por exemplo, como é para ela defender a bandeira de um partido que perseguiu uma colega sua de profissão (a delegada Patrícia) e apoiou o fechamento de uma delegacia de combate à corrupção. Isso apenas para começo de conversa. Anderson Ferreira tem os seus defeitos, tem seus erros, mas ele tem a seu favor além da máquina administrativa municipal a máquina federal. Além disso, a figura de anti-PSB estará colada em Anderson, e o partido está sofrendo um desgaste que é natural pelo tempo em que está à frente da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado. Isso é um fator positivo para o prefeito de Jaboatão.

Gleide também tem seus fatores positivos. Mas, para quem chama o governador de chefe como a vi chamando no dia da visita do governador a Assembleia Legislativa soa estranhíssimo, porque o verdadeiro chefe dos políticos é o povo e não governador. A delegada não é imbatível e se tem alguém que sonha dia e noite em enfrentá-la chama-se Anderson Ferreira. Uma vitória sobre a deputada Gleide Ângelo serviria de trampolim para o prefeito de Jaboatão alçar voos maiores que ele sempre sonhou como por exemplo o cargo de governador em 2022. Uma derrota de Gleide seria duas derrotas para o PSB, seu partido. A vitória seria uma incógnita para todos.

São três anos de mandato do Prefeito e ainda vem mais dez meses até a eleição com a caneta cheia de tinta que dá para pintar miséria em Jaboatão. Ninguém pense que será uma eleição fácil. Nem para o PSB e nem para o Prefeito. Mas vale a ressalva que uma derrota para o Prefeito Anderson fragilizaria mais o PSB do que o inverso, e até mais: Podem estar dando vida a uma cobra que poderá mordê-los lá na frente.

Blog do Silvinho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar