IMG-20191031-WA0063
Nas 44 praias de Pernambuco onde chegaram o petróleo derramado em circunstâncias ainda misteriosas, nos últimos 50 dias, foram recolhidas nada menos de 1.518 toneladas. A informação foi dada pela equipe do Governo do Estado que está coordenando os trabalhos de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo no litoral. Ontem foi registrado um aumento de pouco mais de 18 toneladas em relação aos números de segunda-feira. Também foi constatada a presença de resíduos na Ilha de Itapessoca, no litoral norte, elevando de 43 para 44 o número de praias atingidas, além dos oito estuários.
O total do material recolhido foi entregue no Ecoparque Pernambuco, antigo Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco, em Igarassu. São cerca de 400 pessoas de diversos órgãos e secretarias do Estado, além de 90 reeducandos, envolvidos nos trabalhos. Já foram instalados 3.045 metros de barreiras de contenção em diversas praias e rios atingidos. Até o momento, foram afetados os municípios de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Goiana, Recife e Olinda.
Entre os equipamentos que estão sendo utilizados pelo efetivo mobilizado para os trabalhos, como o de localização e limpeza, estão dois helicópteros, sendo um da Secretaria de Defesa Social (SDS) e outro do Ibama, 30 viaturas do Governo do Estado, 20 viaturas das Forças Armadas, 10 embarcações do Governo do Estado e três barcos da Marinha.
O Governo de Pernambuco está adquirindo e distribuindo milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de limpeza, combustível e alimentos. Até ontem, foram entregues 31.523 máscaras, 23.085 pares de luvas, 6.192 pares de botas, 13.593 sacos de ráfia, 2.648 tambores e bombonas, 18.391 sacos plásticos, 8.009 big bags além de alimentos, estopa, pás, baldes, ciscadores e bisnagas de protetor solar.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar