O presidente da Embratur, particularmente, não toca neste assunto, mas é quase certo que ele concorrerá, nas eleições de 2020, ao cargo de prefeito do Recife, sua cidade natal, tendo ao seu lado, a conduzi-lo e orientá-lo, seu grande guru, Osvaldo MatosGILSON NETO FORNATUR

Por Marcos Lima Mochila

 

A equipe que forma o Grupo de Estudos Técnicos da Revista Total e do Blog Revista Total está em ação desde o mês de julho, percorrendo todos os municípios pernambucanos, no levantamento dos candidatos a prefeito que têm mais chances de serem eleitos ou reeleitos.

Os estudos são feitos em cima dos pré-candidatos nomes que já contam como certo que serão os escolhidos dos partidos e também aqueles que não se apresentaram ainda, mas já são nomes certos em todas as pesquisas.

Entre esses segundos, Gilson Machado Neto, atual presidente da Embratur, é citado como provável candidato a prefeito do Recife, porém com chances ínfimas de eleição, com pouco mais de 2% de intenção de votos.

Ele se encontra numa situação idêntica a Geraldo Julio e Paulo Câmara, quando ainda eram pré-candidatos a governador de Pernambuco e prefeito de Recife, respectivamente, e os estudos da equipe do Grupo Total já o citavam como eleitos, o que veio a se confirmar nas eleições.

Anda na fase de transição do governo Bolsonaro, Gilson Neto esteve com Marcelo Mesquita durante o lançamento da Revista Total em Brasília, em novembro passado
Ainda na fase de transição do governo Bolsonaro, Gilson Neto esteve com Marcelo Mesquita durante o lançamento da Revista Total em Brasília, em novembro passado

Da mesma maneira, os estudos técnicos da equipe liderada por Marcelo Mesquita, indicam que se Gilson Neto for candidato contando com a indicação e o apoio do presidente Jair Bolsonaro, ele certamente ganhará as eleições para prefeito da capital pernambucana, em 2020.

GILSON NETO COM BOLSOAmigo particular e aliado de primeira hora de Bolsonaro, Gilson tem acompanhado o presidente em todas as viagens, dentro e fora do país.

Gilson é dono da Banda Forró da Brucelose, sobrinho do ex-deputado federal por Pernambuco, Gilson Machado, já falecido, que teve destaque na Câmara Federal na época do governo Collor.

Apesar de ser pernambucano, o empresário sempre circulou bem por Alagoas, onde tem a Rádio Maragogi FM, na cidade do mesmo nome, e uma das pousadas internacionais mais famosas de São Miguel dos Milagres, a Villas Taturé, bastante procurada e sempre lotada com turistas estrangeiros. Em Alagoas, ele é o maior produtor de coco e abastece os hotéis, pousadas, restaurantes e bares no litoral norte de Alagoas e sul de Pernambuco.GILSON NETO COM MORO

Ainda no período de transição, Gilson Neto trabalhou junto a Sérgio Moro, tendo indicado o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, e o publicitário Osvaldo Matos, para fazer parte da equipe.

Gilson chegou ensaiar uma candidatura em Alagoas, onde era filiado ao Democrata, para prefeito de Maragogi, no entanto, decidiu apoiar a candidatura vitoriosa do médico Sergio Lira(PP) e da vice, a empresária Belinha Laranjeiras (PTB).  Juntando-se ao grupo de Sergio Lira, o empresário Gilson Neto conseguiu derrubar o empresário Marco Madeiras que passou oito anos com mandato de prefeito, tendo conseguido eleger o seu sucessor.

Em Tocantins, Gilson Neto é criador de gado Nelore. Em suma,Gilson já detentor de grandes posses e, se resolver encarar ssa eleja, no próximo ano, é por pura intenção de sedimentar uma corrente de força para Bolsonaro, em 2022.

Um dos muitos eventos voltados paa o engrandecimento do trade turístico dos quais Gilson Machado Neto tem participado, desde que assumi a Embratur
Um dos muitos eventos voltados paa o engrandecimento do trade turístico dos quais Gilson Machado Neto tem participado, desde que assumi a Embratur

Sua amizade com o presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, o fez trocar o título eleitoral de Alagoas para Pernambuco, onde chefiou a campanha do presidente eleito. Essa amizade se consolidou tanto, que Gilson Neto estava cotado para ser Ministro de Turismo, mas assumiu mesmo foi a presidência da Embratur, onde vem realizando uma gestão muito vitoriosa.

Dono de uma vasta experiência internacional, tendo inclusive estudado na Universidade de Indiana (USA), fala fluentemente inglês e espanhol e é PHD em veterinária.

Reunião no Fornatur, com secretários d Turismo de vários estados da Federação
Reunião no Fornatur, que reuniu secretários de Turismo de vários estados da Federação

Essa experiência o tem ajudado muito na Embratur e o tem levado a grandes conquistas. No final de setembro, Gilson Machado Neto afirmou que vem promovendo negociações com companhias aéreas norte-americanas para lançar voos diretos entre o Nordeste e Nova York, além da Califórnia. As negociações começaram durante eventos internacionais, segundo o executivo.

“Durante algumas feiras, já conversamos com algumas empresas, que estão interessadas nestas operações. Estamos fazendo o dever de casa, mas sem o apoio dos secretários não chegaremos a lugar nenhum”, afirmou Machado Neto, durante reunião do Fornatur, em São Paulo. “Precisamos ser um só e divulgar o Turismo como um todo e criar a consciência nos brasileiros de amar o seu país. Estamos em um momento de muito otimismo e o presidente Bolsonaro vê o Turismo como saída real para o Brasil”, completou.

O Fornatur é o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, um colegiado formado pelos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de Órgão Estaduais de Turismo que se reúnem para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, expressando o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política.GILSON NETO OSVALDO MATOS

Pelo grande conhecimento que tem de campanhas políticas, uma outra personalidade, também pernambucana, que sempre foi um grande aliado e condutor da ascensão de Gilson Neto é Osvaldo Matos, proprietário da BM4, especialista em Marketing Político, assessor de agências de desenvolvimento municipais e estaduais, que possui na sua história o atendimento de centenas de contas publicitárias públicas e privadas, através de sua empresa. Osvaldo, tem 30 anos de experiência no planejamento, criação e assessoramento de campanhas políticas para cargos públicos, associações e instituições diversas e, há 20, anos abriu a sua própria agência.

Matos abriu a sua BM4 Soluções Estratégicas em Marketing há 20 anos atrás, e uniu toda sua vivência, experiências, acertos e, principalmente, erros e crises típicas de campanhas, para formatar as melhores oportunidades e estratégias para conquista e fidelização dos clientes, bem como para correta aplicação dos recursos humanos e financeiros e conhece muito bem o caminho das pedras para se atingir o sucesso numa campanha política.

Osvaldo não é só marqueteiro, é um profissional que sabe solidificar imagens e, assim como já projetou Gilson para ser o que é hoje, ele também será o grande alavancador de uma campanha, desde que Gilson, que além de amigo o considera o seu guru, queira realmente enfrentar uma campanha majoritária em Recife.

Gilson terá, portanto, se assim o decidir, duas forças alavancadoras para a conquista de uma grande viória neste projeto: Bolsonaro e Osvaldo Matos.

Fotos do Arquivo da Revista Total

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar