O governador Paulo Câmara (PSB) enfatizou a importância de planejar ações para o futuro

24 10 PC COM PREFEITOS 2

Por Marcos Lima Mochila

 

Os prefeitos dos municípios litorâneos atingidos pelas manchas de petróleo participaram de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para discutirem o assunto e apresentaram propostas para a solução do problema que está causando sérios problemas financeiros e ambientais nos últimos 50 dias. Os representantes das Prefeituras relataram a situação das praias e foram unânimes em mostrar preocupação, principalmente com os estuários e manguezais.

Durante o encontro, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara (PSB) enfatizou a importância de planejar ações para o futuro, tanto para as cidades afetadas quanto para as que não foram atingidas, e reforçou que o trabalho do Governo do Estado continuará sendo feito. Ele adiantou que diversos órgãos da administração estadual, como as Secretarias do Meio Ambiente, de Defesa Civil e de Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, estão atuando ativamente em todas as áreas.

Paulo Câmara disse que vai continuar a preocupação com os municípios e o trabalho de integração que vem sendo realizado. “Essa reunião foi muito importante para a gente planejar o futuro e, nos casos das cidades que ainda não foram atingidas, caso esse óleo chegue, para que elas já estejam preparadas e melhor municiadas para ações que possam ser feitas. É um serviço que vai exigir capacidade de superação e de estarmos muito coesos. Mas eu estou à disposição para planejarmos adequadamente o dia de hoje, o dia de amanhã e, acima de tudo, o futuro e o cuidado com as pessoas””.

Com relação aos trabalhos de contenção, limpeza e prevenção que vêm sendo conduzidos pelo Governo do Estado, Paulo Câmara garantiu que serão mantidos em todos os municípios. “Da nossa parte, os esforços continuarão por todo o litoral de Pernambuco. Seja por meio de sobrevoos ao longo do dia ou dos barcos que identificam possíveis manchas em alto mar e não deixam que elas cheguem até a praia. Também continuaremos buscando soluções para a proteção dos estuários, além do recolhimento dos resíduos e envio para o Centro de Tratamento em Igarassu”.

Em nome dos prefeitos presentes, o prefeito Junior Matuto (PSB), do município do Paulista, elogiou a iniciativa do governador de reunir os prefeitos e reforçou o sentimento de gratidão pelo apoio oferecido. “O Governo do Estado acaba de demonstrar interesse em estender as mãos para um caso tão polêmico e único que está acontecendo no litoral pernambucano”, disse. O prefeito também externou sua preocupação com os estuários de Pernambuco e com a população, principalmente com quem sobrevive do mar. “Precisamos nos preocupar com a flora e fauna, com o ambiente marítimo, mas também com a população que vive da pesca como um todo”.

Além de Júnior Matuto, estiveram presentes à reunião a vice-governadora Luciana Santos, os prefeitos Ana Célia Farias, de Surubim e vice-presidente da AMUPE, Luciano Siqueira, prefeito do Recife em exercício, Anderson Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, Lula Cabral, Cabo de Santo Agostinho, Débora Almeida (São Bento do Uma); Elimário (Barreiros); Franz Hacker, de Sirinhaém, Mário Ricardo, de Igarassu, Pel Lages, São José da Coroa Grande, Professor Lupércio, de Olinda, Sérgio Hacker, de Tamandaré, e Tato, de Itamaracá.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar