IMG-20190924-WA0055

 
Por Márcio Maia

O trabalho integrado para o desenvolvimento integrado realizado nos últimos anos, nos nove Estados do Nordeste e mais o Espírito Santo foram apresentados pelo governador Paulo Câmara (PSB), no primeiro dia de atividades da 11ª Semana do Clima, que está acontecendo na 11ª Semana do Clima, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ele enfatizou a importância das ações em toda a região, explicando que as isoladas não têm grande repercussão, porque os problemas climáticos estão acontecendo em todo o Mundo e repercutem nas demais regiões.

Paulo Câmara enfatizou as diversas ações que foram feitas em Pernambuco, especialmente nas regiões do Sertão e Agreste, as mais atingidas pela questão climática, nos últimos doze anos. “Mostramos aos participantes do encontro, o trabalho que vem sendo desenvolvido em Pernambuco, na área de preservação ambiental, a exemplo das novas unidades de conservação da Caatinga e da Mata Atlântica e do incentivo à produção e utilização das energias renováveis, como a eólica e solar”.

Também ressaltou o trabalho que tem repercutido positivamente para barrar a desertificação em nosso Estado. “Em Pernambuco, estamos trabalhando com foco em reduzir a emissão de carbono com a ampliação das áreas de preservação do Estado e o manejo responsável da Caatinga, visando barrar a desertificação, e com ações inovadoras como o Programa Carbono Zero, que até 2030 vai retirar todos os carros movidos à combustão na Ilha de Fernando de Noronha”.

Por último, Paulo Câmara voltou a reforçar a necessidade de uma integração cada vez maior, inclusive com atores nacionais e internacionais, em torno de uma agenda que dialogue com o futuro, convocando as autoridades para a concretização de projetos relevantes. “Esperamos que seja uma semana muito produtiva, com avanços voltados para o curto e longo prazos nesse tema do meio ambiente, que exige atenção do poder público e de toda a sociedade”.

Após a apresentação, ele disse ter ficado satisfeito com o teor de sua palestra. “Fizemos uma apresentação sobre o trabalho integrado da região Nordeste em favor de um desenvolvimento sustentável e de resposta às mudanças climáticas”.

Além da participação na cerimônia oficial de abertura do evento, o governador também manteve um encontro com representantes da US Climate Alliance, grupo formado por representantes dos governos de 25 estados norte-americanos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar