Debate sobre as novas regras para o pleito de 2020 está sendo levado a todas as microrregiões de Pernambuco

IMG-20190916-WA0117 IMG-20190916-WA0119 IMG-20190916-WA0116 IMG-20190916-WA0115

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com a Assembleia Legislativa (ALEPE) e a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), está promovendo o o curso “Eleições Municipais 2020 – Novas regras”, com o objetivo de esclarecer as mudanças que foram feitas na legislação e que vão vigorar no pleito do próximo ano, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As orientações estão sendo dadas àqueles que desejam participar do processo político-partidário.

 

O curso já passou por Garanhuns, no Agreste Meridional, Petrolina, no Sertão do São Francisco, Caruaru, no Agreste Central, e Ouricuri, no Sertão do Araripe. A ideia é percorrer, até o começo do próximo ano, as 12 microrregiões de desenvolvimento do Estado, levando aos candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito informações a respeito das novas regras eleitorais.

 

O governador em exercício Eriberto Medeiros (PP) participou do evento em Garanhuns e ressaltou a importância do curso. “E muito importante celebrar parcerias para fortalecer as instituições e promover ações percorrendo os municípios, levando mais conhecimento para perto da população. É de suma importância que o Governo também possa se somar, neste momento, para estar mais próximo da população. Temos que mostrar ao povo que todo ser político é um servidor público, que está ali pra trabalhar pela sociedade, portanto, tem que estar mais próximo do agricultor, do estudante, da mulher, da pessoa idosa”.

 

Para o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, o evento possibilita oferecer aos futuros candidatos e aos profissionais que vão trabalhar no pleito, melhores condições de competir nas eleições municipais de 2020. “Pela primeira vez, tivemos essa parceria com a ALEPE, que nos permitiu dividir o Estado em regiões e ir aos locais, esclarecer, informar, para que o candidato tenha mais conhecimento sobre o pleito. Essa parceria foi fantástica para o TRE, porque estamos conseguindo alcançar um número grande de pessoas”.

 

Em Garanhuns, o chefe da Seção de Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE-PE, Marcos Andrade, abordou o tema “Prestação de Contas”. O advogado Marcelo Tenório, que é especialista em Direito Eleitoral, proferiu uma palestra sobre “Propaganda Eleitoral”. Já o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, explicou detalhes sobre a extinção das coligações proporcionais, que vai acontecer pela primeira vez, e as expectativas para 2020.

 

Para o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), o próximo pleito será inédito. “Esse curso tem uma importância significativa, porque você está tratando de um novo modelo de eleição. Houve algumas mudanças e nem nós políticos sabemos de tudo. É muito bom a Escola do Legislativo estar fazendo esse trabalho. Fico satisfeito de estar acontecendo em Garanhuns e a nossa classe política estar recebendo essa instrução”.

 

Além do prefeito Izaías Régis, participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal, Daniel Silva, e os deputados estaduais Sivaldo Albino, Claudiano Martins Filho, Priscila Krause e Doriel Barros.

 

 

 

Fotos: Marcos Henrique/Alepe

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar