IMG-20190904-WA0081 IMG-20190904-WA0080

Da Redação RT

 

O Governo do Estado vai encaminhar 28,5 mil doses extras da Vacina Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, para o município de Taquaritinga do Norte, no Agreste, para a realização chamado Dia D, no próximo sábado. A decisão do envio das vacinas foi tomada após uma reunião entre o governador Paulo Câmara e o prefeito Ivanildo Mestre Bezerra (PP), que mostrou preocupação com a gravidade da situação. Desde que foram notificados os primeiros casos da doença em moradores da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem, em parceria com a Prefeitura, realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal desses casos e de seus contactantes, além da vacinação da população, com foco, principalmente, na imunização de crianças a partir dos 6 meses. As investigações iniciais das equipes de campo relacionam os casos ao contato com indivíduos de outros estados, onde há a circulação da doença, e esta vinculação está sendo averiguada.

O secretário de Saúde, André Longo, participou do encontro, explicou como está acontecendo essa atuação e anunciou a ampliação da vacinação dos moradores do município. ““Nós nos reunimos com a Secretaria de Saúde do município de Taquaritinga do Norte e previmos uma série de ações. Nós estamos disponibilizando insumos, no caso, a vacina tríplice viral, e seringas, para que a gente possa fazer uma vacinação em massa. Além dos bloqueios que a Secretaria de Saúde estava corretamente fazendo, vamos fazer algumas ações mais intensas, como a varredura casa a casa, a vacinação em creches e vamos preparar junto com a Prefeitura Municipal o Dia D de Vacinação, ampliando a cobertura vacinal na cidade”.

Após a confirmação, na última segunda-feira (2), do óbito de uma criança de 7 meses pela doença na cidade do Agreste, essas ações têm sido intensificadas. A Secretaria Estadual de Saúde reforça que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do Sarampo, protege contra Rubéola e Caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios.

A SES informou, ainda, que, desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante lembrar, ainda, que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses.

IMUNIZAÇÃO: A Vacina Tríplice Viral protege além do Sarampo, também contra Rubéola e Caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios.

O secretário André Longo ressaltou a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença.

A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

– Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

– Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;

– Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

– Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar