Registro da 1ª Missa do Vaqueiro em Serrita (Foto: Arquivo da Fundação João Câncio)
Registro da 1ª Missa do Vaqueiro em Serrita (Foto: Arquivo da Fundação João Câncio)

Por Marcos Lima Mochila

 

No próximo dia 27 se realizará em Serrita, cidade do Sertão pernambucano que se localiza a 535 km de distância da capital, Recife, a  49ª Missa do Vaqueiro, um tradicional evento religioso católico realizado a céu aberto, dedicado a Raimundo Jacó, onde vaqueiros nordestinos de várias cidades se reúnem em Serrita. A missa é realizada desde 1970, no quarto domingo do mês de julho.

É um evento de tanta importância cultural, artística e turística, que o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, resolveu realizar uma cópia do evento em plena Capital, no Cais do Sertão, no Marco Zero do Recife, no último dia 16 de junho, oportunizando àqueles que não podem ir assistir o evento em Serrita, fazê-lo aqui.

Missa do Vaqueiro realizada no Cais do Sertão, em Recife (Foto: Jéssica Couto)
Missa do Vaqueiro realizada no Cais do Sertão, em Recife (Foto: Jéssica Couto)
Rodrigo Novaes - Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco (Foto: Jéssica Couto)
Rodrigo Novaes – Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco (Foto: Jéssica Couto)

Segundo Rodrigo Novaes, vários vaqueiros saíram do Sertão em seus cavalos, ou de ônibus, de caminhão, para a missa do Recife. “Vaqueiros devidamente paramentados, com seu gibão, sua perneira, vieram do Sertão para prestigiar esse momento tão especial. Alguns montados, outros não. E reviveram aqui em Recife a mesma emoção da missa que, anualmente, é realizada em Serrita. Foi muito gratificante e emocionante para todos os envolvidos nesse grandioso projeto”, confessou o secretário.

Foram, aproximadamente, 100 vaqueiros, que vieram de Serrita, Exu e Floresta para prestigiar e participar da 1ª Missa do Vaqueiro em Recife, que foi celebrada pelo padre Josenildo Tavares, coordenador da pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco das Graças, na Zona Norte do Recife.

Josildo Sá com a fã Maria Clara
Josildo Sá com a fã Maria Clara (Foto: Jéssica Couto)

Antes da missa, houve a abertura da mostra fotográfica “Tengo Lengo Tengo” – que conta a história do evento -, e foi realizado o lançamento do livro “João Câncio, o padre vaqueiro”, do jornalista Vandeck Santiago. Logo após, um show com Josildo Sá, Bia Marinho e Flávio Leandro ajudou a preparar os presentes para a cerimônia religiosa.

O prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira, estava emocionadíssimo.

Erivaldo Oliveira - Prefeito de Serrita, com vaqueiros de sua cidade. à sua esquerda Júlio Duqueira, o mais velho do grupo, que participa da missa desde o início (Foto: Jéssica Couto)
Erivaldo Oliveira – Prefeito de Serrita, com vaqueiros de sua cidade. À sua esquerda, Júlio Duqueira, o mais velho do grupo, que participa da missa desde o início (Foto: Jéssica Couto)

 

 

“A Prefeitura de Serrita envidou todos os esforços para trazer um grupo de vaqueiros, entre os quais Júlio Duqueira, o mais velho do grupo, que participa da missa desde o início e Assis Vaqueiro, outro vaqueiro de renome, de Serrita, que até de filmes já participou. Nós sabíamos da importância da nossa presença nesse evento, mas nunca pensei que fosse me emocionar tanto. Parabenizo e agradeço ao secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e ao governador Paulo Câmara por realizarem um evento tão representativo de nossa querida Serrita”, afirmou Erivaldo Oliveira.

A emoção do prefeito inspirou este poeta a, depois de tantos anos sem compor, fazer um poema relativo ao evento e ao seu sentimento:

Erivaldo Oliveira: Arrastado do Sertão para o Cais

     De: Marcos Lima Mochila

 

A famosa Missa do Vaqueiro

Que se realiza em Serrita

Não é apenas uma missa

É uma grande festa… e bonita

É de tão valioso cacife

Que o Rodrigo Novaes

Mostrando o quanto é capaz

Abriu filial da missa em Recife

O negócio é tão importante

E de tão boas credenciais

Que Erivaldo Oliveira saiu de lá do Sertão

E veio correndo pra o Cais

E ele não veio apenas passear

Mostrar cartão de visita

Ele veio por paixão

Porque é o prefeito de Serrita

Além disso, ele veio todo bonito,

Bem vestido e cheio de cheiros

Porque quis trazer pra Missa de Recife

Um ônibus lotado de vaqueiros.

Em homenagem a esse grande evento – ao qual a equipe da Revista Total e do Blog Revista Total estará presente, fazendo toda a cobertura do evento -, a partir de hoje estamos contando a história dessa importante cidade turística e esse grande evento no Blog da Revista Total.

Para esse trabalho contamos com a colaboração de João, do Portal de Serrita e da designer Amanda Maia.

Acompanhem e fiquem por dentro de tudo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar