IMG-20190713-WA0136

Por Márcio Maia

Há 25 anos, os brasileiros não sabem o que é inflação galopante. Por conseguinte, uma geração que tem menos de 30 anos de idade, vive de uma forma relativamente tranqüila, sem precisar estar correndo aos mercados, feiras livres e outros estabelecimentos comerciais para adquirir produtos.
O Brasil, desde a implantação da República, em 1889, já teve dezenas de moedas. Nenhuma delas conseguiu durar muito tempo, uma vez que a famigerada inflação, tão apoiada pelos mais ricos e principalmente, pelos banqueiros, acabava com tudo.
Até que o presidente Itamar Franco assumiu o Palácio do Planalto, substituindo Fernando Collor, que havia sido cassado pelo Congresso Nacional. Com seu espírito democrático e nacionalista, Itamar tomou medidas importantes, fortalecendo a produção de veículos populares, incluindo a volta do Fusquinha e os motores 1.0, e a de motores movidos a Etanol.
Há 25 anos, no dia 27 de fevereiro de 1994, ele assinou a Medida Provisória 434. Poderia ser mais uma fadada a perder o valor pouco tempo depois, como centenas de outras anteriores. No entanto, esta criava a Unidade Relativa de Valor (URV), o embrião do Real, que estabilizou nossa moeda.
Para algumas pessoas terem ideia do que era a inflação no Brasil, no período de junho de 1965 a junho de 94 nossas várias moedas desvalorizaram-se 1,1 QUATRILHÃO por cento. Vocês têm a mínima noção do que é isso?
Graças ao empenho, coragem, determinação e patriotismo do presidente Itamar Franco, vivemos uma outra realidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar