IMG-20190611-WA0105
Por Márcio Maia
A Maratona Verde, instituída pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, cumpriu sua meta, que era a de plantar 10 mil mudas de árvores em vários pontos da capital. O projeto foi elaborado para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
O prefeito Geraldo Julio (PSB) disse estar muito satisfeito por ter alcançado o objetivo e, principalmente, por ter contado com a efetiva participação dos recifenses e especialmente dos estudantes de escolas públicas e privadas. “Foi muito bom perceber que a população está preocupada com os problemas do clima e está interessada em melhorar as condições de vida no Recife. Muita gente se comprometeu a cuidar das árvores plantadas em suas casas, calçadas e proximidades”.
As 10 mil mudas foram plantadas nos mais diversos pontos da cidade, como a Escola Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, os Hospitais da Mulher e Pelópidas da Silveira, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, bairro Campina do Barreto, Riacho do Cavouco, na Cidade Universitária. “Com ajuda da população, sociedade civil e instituições, a ação inédita da Prefeitura do Recife favorece as conexões ecológicas, criando um aumento funcional das áreas verdes da cidade, incentivando a criação de bosques urbanos, além de melhorar a qualidade de vida da população”, comemorou o prefeito.
O secretário José Neves Filho disse que os locais foram apontados, após pesquisa realizada pelos técnicos da PCR. “Foram 17 mil pontos avaliados no Recife com potencial de plantio. A definição dos locais que iriam receber as mudas foi feita por meio de sensoriamento remoto e validação de campo, com direcionamento das espécies adequadas para cada local, observando as condições do solo e outras especificidades necessárias para o plantio”.
Estiveram envolvidas na Maratona Verde, 55 pessoas, incluindo biólogos, fiscais ambientais, assistentes de controle e gestão ambiental e controle de áreas verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de uma parceria entre a Emlurb e a Secretaria de Ressocialização do Governo do Estado (SERES) com a mão de obra de o ito reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária Agroindustrial São João, localizada em Itamaracá.
Para a Maratona Verde do Recife foi elaborado um plano de logística sustentável para efetuar o plantio, disponibilizando transportes e equipamentos em menor quantidade, com foco na redução da emissão de CO² na atmosfera durante o período de trabalho. Entre as espécies plantadas na capital pernambucana estão Pau-Brasil, A lgodão-da-praia, Amescla-de-Cheiro, Cupiúba, Genipapo-Bravo, Gitó, Leiteiro, Martelo, Orelha de Burro, Sucupira, Saboneteira, Ipê Rosa e Pitangueira. “
O biólogo da SMAS, Arthur Fonseca, disse que os moradores devem cuidar para que as árvores, como o Ipê Rosa, cresçam. “O Ipê Rosa é uma espécie de grande porte e desenvolvimento rápido, caracterizada por sua beleza, floração e bastante utilizada em projetos paisagísticos. Entre os cuidados após o plantio, é necessário regar constantemente e manter as podas com direcionamento vertical. A árvore pode chegar a ultrapassar os 30 metros de altura”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar