IMG-20190531-WA0101

O município de São Lourenço da Mata acaba de ganhar um novo espaço de amparo para crianças e adolescentes em situação de abandono: a Casa de Acolhimento Ivanilda Maria da Silva. O local, inaugurado na manhã desta sexta-feira (31), pelo prefeito Bruno Pereira, funciona 24 horas e fica localizado no bairro do Parque Capibaribe. A solenidade contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Pinheiro, a promotora da Infância e Juventude da cidade, Márcia Cordeiro e a secretária de Assistência Social, Kely Morgana.

Entusiasmado, o chefe do Executivo parabenizou toda equipe e afirmou que o município tem uma dívida histórica na cidade em relação as políticas públicas para crianças e adolescentes. “Há dois anos vínhamos lutando para entregar o novo espaço, com equipamentos e móveis que pudessem garantir conforto e segurança para os menores. E hoje, com muito esforço de nossa gestão, apesar da falta de recursos e incentivos dos governos estadual e federal, conseguimos concluir a reforma e entregar a nova Casa de Acolhimento”, disse Bruno.

A secretária de Assistência Social, Kely Morgana, comentou sobre o novo espaço que é mantido pelo município. “A Casa de Acolhimento tem capacidade para abrigar até 20 menores, que passarão a contar com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e educadores. O local também tem toda uma estrutura com quartos amplos, sala de estudos, playground e refeitório”, pontuou Kely.

Ainda segundo a gestora, essa modalidade de acolhimento é de fundamental importância, haja vista que, a Casa de Acolhimento serve como um lar provisório para crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. “O local serve para cuidar de crianças e adolescentes que são afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica”, explicou Kely.

O vereador Cícero Pinheiro falou da honra em participar do ato e ressaltou o investimento da Prefeitura na obra. “Gostaria de destacar o compromisso de Bruno na inauguração dessa Casa. Apesar de todas as dificuldades financeiras que a gestão passa. Pegou o local totalmente abandonado e o entregou totalmente reformado e qualificado”, destacou o presidente.

A promotora da Infância e Juventude, Márcia Cordeiro, falou do prazer de participar da inauguração da Casa e parabenizou o prefeito e a secretária pelo trabalho. “Esse momento é de fundamental importância, pois atende a uma política de Estado, e não de gestão. Isso só vem engrandecer o trabalho de Bruno no município junto com a Secretaria de Assistência Social, ressaltou.

Após discurso, Bruno enalteceu a contribuição do Ministério Público de São Lourenço da Mata e do Poder Legislativo Municipal. “Fizemos um esforço tremendo para tocar essa obra. E isso não seria possível sem a parceria e contribuição do Ministério Público e da Câmara de Vereadores. Essas crianças e adolescentes terão uma segunda casa, onde serão bem acolhidos e contarão com toda uma estrutura digna”, afirmou. Após as falas, o gestor entregou um buquê de flores a promotora Márcia Cordeiro pela contribuição do MPPE ao município com os jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar