28 05 COAF 2

Denise Rothenburg / Correio Braziliense

Postado por Marcos Lima Mochila

 

O primeiro teste do governo Jair Bolsonaro pós-manifestações será nesta terça-feira (28/5), no Senado, com a votação da Medida Provisória 870(*), modificada pela Câmara dos Deputados.

28 05 TELEBRÁS X VIASATE, a contar pelos  cálculos de bastidores, a tendência do Senado é mesmo devolver o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) ao guarda-chuva da Justiça, hoje sob os cuidados do ministro Sérgio Moro.

Só tem um problema: A MP vale só até 2 de junho. E, feita a mudança pelos senadores, o texto tem que voltar à Câmara.

Dada a guerra em plenário e o clima ruim entre o Congresso e o governo pós-manifestação, o risco de não votar a MP28 05 DEPUTADO IZALCI NUNES esta semana na Câmara é altíssimo, e, se isso acontecer, a MP perde a validade e a Esplanada volta ao formato do governo Michel Temer.

“O texto só será mantido na forma da Câmara se o presidente vier a público pedir que se aprove do jeito que está, para que não haja o risco de a medida caducar”, disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que hoje vota a favor do Coaf na Justiça.

28 03 SÉRGIO MORO E MAIAEntão, o governo e os senadores estão com um dilema:  Ou seguem o pedido das ruas, e defende o Coaf com Moro, ou garantem o desenho da Esplanada feito pela equipe do presidente Jair Bolsonaro.

A Câmara, até aqui, não disse se garante uma nova votação. Se for para cumprir os prazos de publicação do texto e leitura em plenário, não haverá tempo. E, depois das críticas a que foram submetidos nas ruas neste domingo (26/05), os congressistas prometem se agarrar cada vez mais ao texto constitucional e ao regimento, ou seja: Respeitar os prazos e dizer não aos “conchavos” criticados nas ruas, acordos que costumam apressar as coisas no Congresso, geralmente, em favor do governo.

Logo, uma manifestação que era para ajudar o presidente, está a um passo de atrapalhar.

Vejamos os próximos capítulos.

(*) A Medida Provisória 870 estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios, definindo suas competências e sua estrutura básica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar