IMG-20190416-WA0023
O governador Paulo Câmara se reuniu com o superintendente da SUDENE, Mário Gordilho, no Palácio do Campo das Princesas, para ouvir sugestões para a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Pernambuco foi o quarto Estado a receber a visita de explanação sobre os principais pontos do PRDNE, documento em fase final de elaboração. O encontro serviu também para ouvir do governador informações sobre as necessidades do Estado e sugestões de obras que devem constar no plano.
Câmara enfatizou que a principal preocupação do Governo de Pernambuco no momento, é a conclusão de diversas obras iniciadas e que visam a solução para os graves problemas de abastecimento dágua e saneamento básico, principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão.

Mário Gordilho explicou que a base das conversas com os gestores estaduais é pedir o apoio aos governadores para que a gente consiga montar um plano que efetivamente seja dos Estados para a União”. Ele explicou que a SUDENE faz a coordenação das ações e o PRDNE tem por base todas as informações que interessam aos Estados nordestinos, para serem acoplados ao Plano Plurianual do Governo Federal.

Após as reuniões com os governadores, a próxima etapa será a reunião do Conselho Deliberativo do órgão, que está prevista para o dia 23 de maio, na sede da autarquia, no Recife. Os nove governadores da Região deverão estar presentes para consolidar as informações e dar a forma final ao plano, que será entregue ao presidente Jair Bolsonaro e enviado ao Congresso Nacional.

Mário Gordilho disse que o Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento. Adiantou que o destaque para o Nordeste é o abastecimento dágua, mote principal do trabalho. Outro ponto importante previsto pelo plano é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais.

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Alexandre Rebêlo, que participou da reunião, lembrou que o olhar da Sudene é para a Região Nordeste como um todo, já que os desafios são de todos os Estados. “”Está na pauta da gestão do governador Paulo Câmara um investimento forte na área de saneamento e abastecimento dágua, e essa é uma das maiores prioridades não só nos últimos quatro anos, mas também nos próximos”. Do ponto de vista do orçamento público a primeira peça valerá por quatro anos (2020-2023), e depois será detalhada no orçamento da União e dos Estados a cada ano”.

Em Pernambuco, serão priorizados os projetos de segurança hídrica. No entanto, a contribuição do Estado sobre outros temas mais relevantes ficará pronta até o final do mês de maio, mas o secretário adiantou quais são essas áreas. “Fundamentalmente, recursos de abastecimento hídrico, além de educação e inovação e tecnologia”, apontou.

Também participaram do encontro, os secretários Aluísio Lessa, de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Nilton Mota, da Casa Civil, e o assessor especial Antônio Figueira.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

IMG-20190416-WA0025 IMG-20190416-WA0024 IMG-20190416-WA0026

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar