IMG-20190403-WA0175

Por uma marca

Por Arthur Cunha

O governador Paulo Câmara dará, hoje, mais um passo para a consolidação de uma marca própria. Ao lado de mais de 100 prefeitos e de lideranças políticas, o socialista lançará, durante solenidade no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, o programa 13º do Bolsa Família. A iniciativa custará, anualmente, R$ 175 milhões aos cofres do estado. Para o leitor ter uma ideia, esse valor ultrapassa o que é gasto mensalmente pela Prefeitura do Recife para honrar a folha salarial dos servidores da capital. E a soma desse investimento nos próximos quatro anos chega a quase R$ 700 milhões.

Paulo foi eleito pela primeira vez, em 2014, com o discurso de que conhecia as contas públicas, e de que tinha a capacidade de avançar nas políticas públicas que se destacaram ao longo dos dois governos Eduardo Campos. Em meio à crise, o atual governador precisou segurar as contas e ajustou a sua fala à máxima de que estava mantendo “Pernambuco de pé”, honrando seus compromissos e avançando em áreas prioritárias, como na Educação, e, já no ano final do primeiro governo, na Segurança Pública.

Reeleito, Paulo Câmara necessitava incorporar mais elementos ao seu discurso. Precisava, diante da posição mais à esquerda que o seu PSB voltou a envergar nos últimos anos, reaproximar a gestão socialista da área social. O PSB do Mãe Coruja, do Chapéu de Palha, do Atitude e da melhor Educação Pública do Brasil precisa respirar uma novidade que dialogasse com a fatia mais pobre dos pernambucanos.

Por conta disso, o pagamento do 13º vai muito além do que o simples desdobramento de uma exitosa política de distribuição de renda criada por Lula. É um reencontro da nova gestão do PSB, neste momento pós-Eduardo Campos, com uma área que sempre esteve ligada aos socialistas.

IMG-20190403-WA0176

Enquadrada – O ministro Paulo Guedes (Economia) deu uma enquadrada em um grupo de deputados da oposição durante audiência sobre a reforma da Previdência na CCJ da Câmara. “Falem a verdade. Vocês estavam há quatro mandatos no poder. Por que não botaram imposto sobre dividendo? Por que deram benefício para bilionário? Por que deram dinheiro para a JBS? Nós estamos há três meses. Vocês tiveram 18 anos no poder e não mudaram nada”, cobrou.

O problema – Não há crise ou uma conspiração contra o Supremo Tribunal Federal, como querem fazer passar os nobres ministros. O que há, na verdade, é uma repulsa da opinião pública contra o comportamento de suas excelências no exercício da função – eles adoram um holofote. A regra é clara: quer assumir papel que não é o seu, vai ser cobrado como tal. O problema está no ministros – aliás, uma leva péssima -, e não no STF.

Armas – O deputado Joel da Harpa subiu à tribuna da Alepe, ontem, para parabenizar o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, pelo fato de o gestor ter armado a Guarda Municipal do município. O assunto divide opiniões entre autoridades e sociedade. Outras prefeituras vão copiar? Os guardas estão preparados? Em tempos de flexibilização do porte e tragédias envolvendo armas de fogo, o debate precisa ser sensato e sem paixões.

IMG-20190403-WA0177

Obras paradas – Preocupado em ajudar no reaquecimento do mercado da construção civil no Recife, o vereador Alcides Teixeira Neto promoverá uma audiência pública para discutir as obras paradas na capital. No encontro, a ser realizado na Câmara, dia 26 de abril, às 9h, o parlamentar vai reunir representantes do poder público, empresas de construção, e, principalmente, dos sindicatos que representam os trabalhadores.
Drops

BEST – Já o vereador Chico Kiko fez discurso agradecendo aos colegas pela aprovação do título de cidadã recifense  à apresentadora Fátima Bernardes. O parlamentar abriu sua fala se referindo à jornalista como “minha amiga”. Foi quando todos no Plenário caíram na risada.

CAVALO – E o Cabo Daciolo, que postou no Instagram um vídeo dizendo que iria doar um cavalo para quem tem amor no coração? Isso mesmo, doar um cavalo! É muito viajado! Parece enredo de um filme de David Lynch. Está subindo muito o monte para jejuar; deve ter tomando o chá do Santo Daime!

MAIS CHUVA – A Agência Pernambucana de Águas e Clima informou que vem mais chuva hoje no estado, a partir da madrugada. Segundo o aviso emitido pela Apac, as chuvas irão de moderadas à pontualmente fortes na Mata Sul, Mata Norte e Região Metropolitana do Recife.
Uma pergunta: O que os amigos acham dos ministros do STF?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar