Tiro de misericórdia
IMG-20190325-WA0006

Por Arthur Cunha
Em governo, nada não está tão ruim que não possa piorar. Depois de ver sua popularidade derreter em tempo recorde – é o presidente com aprovação mais baixa no início do primeiro mandato -, Jair Bolsonaro pode levar um tiro de misericórdia já no próximo dia ‪30 de março‬, caso estoure outra greve dos caminhoneiros. Isso mesmo, meus amigos. Chamem do que quiserem: inferno astral, karma, Lei de Murphy ou macumba. O fato é que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, que tem, entre outras missões, a de antecipar crises, está monitorando uma articulação via WhatsApp que pode culminar em uma nova paralisação, segundo relatou o Estadão.

Os líderes do movimento argumentam que os principais pontos do acordo que o Governo Temer assumiu com a categoria no ano passado não foram cumpridos. O que ensejaria uma nova greve, daquelas capazes de parar o País e levar o caos novamente aos brasileiros. O que Bolsonaro tem a ver com isso? Tudo! Mesmo não tendo criado o problema – está no cargo há apenas três meses -, o presidente terá de administrá-lo. Mais uma crise pode cair no colo do mandatário cujo desgaste só aumenta.

Como ponto positivo, o Estadão informa que os primeiros relatórios dão conta de que o movimento não tem a mesma força do ocorrido em 2018. Mas há sempre o temor de que os caminhoneiros possam se fortalecer, fazendo a eventual greve ganhar corpo ao ponto de tornar-se irreversível. E a oposição ao presidente (leia-se, sobretudo, PT e os movimentos sociais ligados ao petismo), em uma postura antidemocrática, certamente, vai estimular a paralisação nos bastidores, acirrando ainda mais os ânimos. É, inclusive, parte da estratégia deles.

Junte-se a esse cenário a incapacidade do atual governo de negociar em situações tensas, como temos visto diariamente nas polêmicas envolvendo a reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Com habilidade zero para defender seus pontos de vista, e a disposição gigantesca para brigar e destratar os outros que Bolsonaro e seus filhos apresentam, não precisa ser médium para antever o desastre que esse episódio pode gerar. Vamos torcer para que Deus ilumine a consciência dos caminhoneiros e se chegue a um posicionamento favorável a todos. Se depender das nossas autoridades, já era!
IMG-20190325-WA0005

Carluxo desmascarado – Alguém, por favor, interdite o 02 do presidente. Carluxo desmascarado no Twitter ao postar, no perfil do pai, uma foto e um texto que deveriam ir para o seu próprio perfil. Logo depois de fazer a besteira, o vereador apagou a postagem e a publicou no seu perfil. Tarde demais, já tinham dado print – a internet não perdoa! Esse jovem merece um estudo. É um descontrolado que não faz ideia do mal que está causando ao governo. Vou lançar a campanha aqui: interditem o Carluxo!

Melhor para Maia – Na guerra contra Sérgio Moro, Rodrigo Maia parece estar levando a melhor. Depois de brigar com o ministro da Justiça, que queria velocidade na tramitação do seu pacote anticrime, o presidente da Câmara fez beicinho e ameaçou abandonar a articulação para aprovar a reforma da Previdência na Casa. A turma do deixa disso entrou em cena. Maia já recebeu apoio somente de Paulo Guedes, Flávio Bolsonaro e Janaina Paschoal. Só falta, agora, o guru Olavo de Carvalho sair em defesa do democrata.

João, Marília e Humberto – Humberto Costa e Marília Arraes são alguns dos nomes confirmados na audiência pública a ser comandada pelo vereador João da Costa, marcada para hoje, às 9h, com o objetivo de discutir a Reforma da Previdência. O senador e a deputada aceitaram o convite para participar do evento, que será no Plenarinho da Câmara do Recife. O presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, e o especialista em Previdência Social, Francisco Alexandre, também marcarão presenças.
IMG-20190325-WA0004

Pague meu dinheiro! – Vamos torcer para que o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, pelo menos mande pagar o salário atrasado dos contratados da prefeitura que estão sem receber, segundo eles, há dois meses – médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem. Este blog antecipou que Meira estava em uma temporada de férias com a noiva, Taty Dantas, e outros familiares-secretários nos Estados Unidos. Enquanto o prefeito curte um descanso, os profissionais atrasam os boletos porque estão trabalhando sem receber.

Drops

VOTO DE APLAUSO – O Plenário da Alepe aprovou, por unanimidade, voto de aplauso formulado pelo deputado Sivaldo Albino ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, pela implantação do terceiro Laboratório de Ciência e Tecnologia do projeto Escola do Futuro, na unidade de ensino Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea – a iniciativa tornou-se uma referência nacional no segmento.

REIVINDICAÇÕES – A deputada estadual Fabíola Cabral esteve no Cabo para participar da entrega de algumas ruas e repassar novidades ao povo. Por meio de duas Indicações já publicadas no DO, a parlamentar enviou apelos ao governo: um para providenciar iluminação na PE–60, em determinado trecho; e outro para realizar a manutenção da passarela sob a mesma rodovia.

APOIO – O prefeito de Aliança, Xisto Freitas, anunciou o seu apoio ao presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, para deputado estadual. Xisto esteve reunido com o parlamentar e o ex-deputado estadual José Humberto Cavalcanti (presidente estadual do PTB). Na ocasião, declarou que, a partir de agora, integra o grupo político de Eriberto.

Uma dúvida: E Aécio?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar