agricultordia19

Por Márcio Maia

Os pernambucanos, especialmente os agricultores e criadores do Sertão e do Agreste, acreditam que o dia 19 de março, dia consagrado pela Igreja Católica a São José, é fundamental para a definição sobre o futuro da produtividade. A ampla maioria acredita que, se chover nesse dia, o inverno será bom.
Sendo assim, todos estão ansiosos pela chegada do dia 19 para terem uma idéia sobre como será o período chuvoso. Os fieis fervorosos do santo estão fazendo suas promessas e orações para que tudo dê certo.
Felizmente, esse ano, os primeiros meses estão sendo considerados bons. Chuvas até bastante fortes já caíram em diversos pontos do Interior do Estado e uma porção de barragens e barreiros já recebeu boa quantidade de água. Alguns até já sangraram.
Se chover, com certeza as produções de milho e feijão estarão garantidas e com certeza, muitos agricultores irão ganhar uma boa grana. Com o milho em grande quantidade e com boa qualidade, os festejos juninos serão bem mais animados.
Os estudiosos do assunto entendem que os agricultores têm razão em considerar o dia 19, como fundamental para a definição do clima nos próximos meses. É que no dia 21, estará se iniciando uma nova estação climática. É o começo o do outono.
No Sertão, o período chuvoso começa em novembro e termina no próximo mês de abril. Os pastos para os caprinos e bovinos já estão bastante verdinhos. Resta a esperança de cair mais um pouco dágua, para garantir os próximos seis meses sem chuva.
No Agreste, é justamente o início do período chuvoso que vai até o mês de setembro.
As previsões dos meteorologistas indicam que por conta do fenômeno El Nino, as chuvas serão abaixo da média, mas vamos torcer que a crença de nosso povo seja superior às análises dos teóricos..

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar