IMG-20190311-WA0177

O associativismo como solução
Por Arthur Cunha
Diz a sabedoria popular que tempos de crise são os melhores para unir pessoas e instituições em prol de um objetivo comum, que ajude a amenizar a dor de todos. Nessa lógica, os nove governadores do Nordeste vão recorrer a uma alternativa que já é referência entre os municípios pernambucanos, e que tem auxiliado os prefeitos daqui a encontrarem soluções para seus intermináveis gargalos: o associativismo. ‪Na próxima quinta‬, no Palácio dos Leões, em São Luís, Maranhão, será assinado por esses gestores o protocolo de criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, ou Consórcio Nordeste, como já se convencionou a chamar.

Com a iniciativa, eles terão a possibilidade de firmar parcerias objetivando otimizar e economizar os recursos empregados na administração pública. Via consórcio, poderão ser feitas compras compartilhadas entre os estados, reduzindo os custos de produtos e serviços – a aquisição de medicamentos e de material escolar com preços mais acessíveis são exemplos de sucesso dessa experiência. Além de parcerias em áreas como segurança pública; administração prisional; desenvolvimento socioeconômico; infraestrutura; meio ambiente; tecnologia e inovação, só para citar as mais recorrentes.

IMG-20190311-WA0176

A prática não é novidade em Pernambuco. Aliás, somos referência no assunto. Temos, hoje, 13 consórcios funcionando no estado; 12 no âmbito regional e um no estadual: o Consórcio de Municípios Pernambucanos (Comupe), presidido pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que também dirige a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Integram o colegiado, além de Afogados, as cidades de Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Buenos Aires, Chã de Alegria, João Alfredo, Lagoa Grande, Moreno, São Bento do Una e Serra Talhada.

Utilizando a ferramenta da compra compartilhada, o Comupe já conseguiu baixar em 30% os preços de medicamentos pagos pelas prefeituras. Esses recursos poderão ser investidos em outras políticas públicas. Temos um case de sucesso que, certamente, servirá de referência para o Consórcio Nordeste. Palmas para os governadores da região, que, por sinal, dão mostras todos os dias de que vão caminhar unidos neste próximo quadriênio. Melhor para o Nordeste e seu povo, que já sofre muito preconceito por parte do “Sul Maravilha” e da União.

Desenvolvimento Sustentável – Falando em José Patriota, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e prefeito de Afogados da Ingazeira participa de debate, hoje, na CBN Recife, das 15h ‪às 16h‬. Patriota vai falar da experiência da Amupe com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), área coordenada por ele na Confederação Nacional de Municípios (CNM), com atuação em todo o Brasil.

Tentativa e erro – A gestão Bolsonaro funciona na base da tentativa e erro: toda vez que dá uma confusão, o presidente escala um militar para tentar resolver. Se continuar desse jeito, logo teremos mais militares no atual governo do que na época da Ditadura. Foi assim na recente crise das redes sociais. O coronel Didio Pereira de Campos entrou para o time com o objetivo de tentar conter a verborragia do presidente. Vocês acham mesmo que ele vai conseguir? Quem não deve ter gostado nada disso foi Carluxo, o filho trapalhão 02 do Jair, que adora tuitar pelo pai.

Opção – Comenta-se, nos bastidores da oposição, que o ex-ministro e deputado federal Fernando Filho pode ser o cabeça de chapa em uma eventual aliança DEM/MDB para a Prefeitura do Recife. A opção ganhará força se os senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho selarem mesmo a paz. Para concorrer, a exemplo do pai, Fernandinho teria que mudar o domicílio eleitoral para a capital. A equação, contudo, ainda precisaria contemplar uma saída honrosa para Priscila Krause, que também está no páreo.

 

IMG-20190311-WA0175

Audiência pública – Atento aos movimentos que culminaram no aumento das passagens de ônibus, o vereador Alcides Teixeira Neto vai realizar uma audiência pública para discutir seu Projeto de Lei 360/2017 – a matéria determina a instalação de ar condicionado em todos os coletivos que circulam no Recife. O encontro acontecerá nesta sexta (15), a partir das 9h, na Câmara; e vai reunir parlamentares, representantes dos movimentos pela democratização do transporte público, das empresas, e da própria sociedade.
Drops

ANIVERSÁRIO – O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Marques, vai acompanhar, hoje, a tradicional cerimônia de corte do bolo pelo aniversário do Recife ao lado do prefeito Geraldo Julio – o ato será no Compaz Governador Eduardo Campos, às 9h. No plenário da Casa, à tarde, também haverá uma saudação especial pela data.

NOME – Um novo bloco de oposição composto pelos vereadores Cezar Andrade (Presidente da Câmara), Abrão Gomes, Jeck Leone, Jean da Peixoto e Goga Jogador, juntamente com o empresário Sivonaldo da Churrascaria, se uniu ao ex-vice-prefeito de São Caetano, Josafá Almeida. A meta é lançar Josafá candidato a prefeito.

PALESTRA – Convidado pela Rede Gestão e pelo Conselho Pernambuco Desafiado, o economista e ex-governador do Espirito Santo, Paulo Hartung, estará no Mar Hotel, nesta quinta (14), às 8h30, para debater e apresentar o modelo de gestão que implantou no seu estado, ajudando o governo capixaba a enfrentar a crise, reconquistar o equilíbrio fiscal e inovar em políticas sociais.

Uma dúvida: vão mesmo enterrar a Lava Jato?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar