PREF MARANHENSE A

 

Por Marcos Lima Mochila

 

 

PREF MARANHENSE 1ADando continuidade ao seu plano de expansão por todo o Brasil, a Revista Total dará início, no próximo mês, a entrevistas com políticos de todas as regiões do país.

Um dos primeiros políticos a serem destacados é o Dr. Magno Bacelar, prefeito de Chapadinha (MA), que será uma das capas da edição de abril.

Magno Augusto Bacelar Nunes, filiado ao PV, é prefeito de Chapadinha pela terceira vez. Já havia sido eleito em 2000 e reeleito em 2004.

Ele ingressou na política em 1998, quando se elegeu deputado pelo PFL.

Chapadinha é um município maranhense, que se localiza a 245 km da capital – São Luís, fundada há 80 anos (29 de março de 1938).

Guerra dos Balaios

Em Chapadinha houve uma revolução importante do Maranhão denominada de Balaiada, em razão da situação de miséria que passava o povo naquela época, pequenos grupos começaram a se rebelar.

A revolução recebeu este nome em razão de um dos homens ser fabricante de balaios.

A revolta só foi dominada em toda a área do conflito, quando o regente do império, Pedro de Araújo Lima (Marquês de Oliveira) nomeou o coronel Luís Alves de Lima e Silva no dia 7 de fevereiro de 1840 como presidente e comandante de armas. Unindo as tropas públicas de diversas províncias ele submeteu os revoltosos a várias derrotas durante um ano de guerrilha.

Ao retornar vitorioso à capital, o Coronel Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Barão de Caxias, por ter sufocado esta revolta social.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar