Em seis dias, Guaratiba já teve o triplo do esperado para o mês: 316mm ; no Estádio Nilton Santos, torcedores do Botafogo registraram temporal

No Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, torcedores se protegem do temporal (Foto: Twitter / Reprodução)
No Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, torcedores se protegem do temporal (Foto: Twitter / Reprodução)

Arthur Leal e Rafael Nascimento

Postado por Marcos Lima Mochila

                                           CHUVA NO RIO 1RIO – Com a forte forte chuva que cai no Rio na noite desta quarta-feira, o Centro de Operações da prefeitura (COR) orientou que a população a evite sair de casa. A mensagem foi postada nas redes sociais do órgão: “Pedimos para a população EVITAR temporariamente seu deslocamento”, consta de um trecho da mensagem. Além da precipitação, fortes rajadas de ventos, que chegaram a 110 km/h no Forte de Copacabana, também foram registradas em diferentes partes do Rio e causaram transtornos aos moradores. Na Avenida Lúcio Costa, na Reserva, Zona Oeste do Rio,  um telhado foi arrastado até a pista, que tem um trecho bloqueado. Além disso, a força do ventos foi tamanha, que nem cabos que sustentavam  o teleférico do Alemão, na Zona Norte, resistiram. O material caiu.

No fim desta noite, às 22h15m, o município do Rio entrou em estágio de crise. Esse é o último nível dos três utilizados pela prefeitura para medir a intensidade das chuvas. O panorama não deve mudar muito nas próximas horas: “A previsão para as próximas horas é de chuva forte a muito forte na cidade”. A prefeitura recomenta que moradores evitem principalmente o deslocamento entre a Barra e Zona Sul.

Por conta do tempo, ainda segundo informações divulgadas pela prefeitura, sirenes para desocupação foram acionadas em ao menos duas comunidades: a Rocinha, na Zona Sul; e Sítio Pai João, no Itanhangá, na Zona Oeste.CHUVAS

Além desses, os transtornos ocorrem em todas as regiões do município: vias foram alagadas e outras tiveram o traçado obstruído devido a quedas de árvores. Motoristas que circulam por ruas, avenidas e estradas devem redobrar a atenção, para evitar o risco de acidentes.

Uma exemplo disso é a Avenida Lúcio Costa, na Reserva, Zona Oeste. Na altura da Ilha 11, um telhado foi arrastado até o a pista, segundo o Centro de Operações. Por conta disso, a via precisou ser interditada, naquele trecho.  Equipes da prefeitura foram até o local  para orientar o tráfego no local.

Também na Zona Oeste, o funcionamento do BRT transoeste foi prejudicado. De acordo com o consórcio que administra o transporte, o corredor BRT Transoeste teve o serviço interrompido:  “chuvas e alagamentos, uma árvore caiu na pista (mista), à altura da estação Santa Veridiana e bloqueia o tráfego de BRTs e veículos de passeio”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar