Postado por Marcos Lima Mochila

 

O presidente em exercício falou com jornalista ao sair de seu gabinete no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
O presidente em exercício falou com jornalistas ao sair de seu gabinete no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

“SEM PROBLEMAS”, DIZ MOURÃO AO FIM DO 1º DIA COMO PRESIDENTE

Em seu primeiro dia como presidente em exercício, o general Hamilton Mourão buscou manter a rotina habitual, inclusive despachando no seu gabinete na vice-presidência, no anexo do Palácio do Planalto. Ele chegou às 9h10, bem-humorado, brincou com os jornalistas que o aguardavam e comemorou a vitória do Flamengo sobre o Bangu por 2 x1.

Presidente Jair Bolsonaro (Foto Reuters/Ueslei Marcelino)
Presidente Jair Bolsonaro (Foto Reuters/Ueslei Marcelino)

APÓS CIRURGIA, BOLSONARO VAI TRABALHAR NO HOSPITAL

O presidente Jair Bolsonaro vai despachar do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia, marcada para o dia 28 de janeiro. Segundo o porta-voz da presidência, general Otávio Santana do Rêgo Barros, a Presidência da República montará uma estrutura no hospital em São Paulo, onde Bolsonaro será operado. A primeira-dama, Michelle, acompanhará o marido durante todo o período de internação.

PAULO GUEDES

GUEDES ENCONTRA DORIA E PEDE APOIO PARA VOTAR PREVIDÊNCIA

Hospedados no mesmo hotel em Davos para o Fórum Econômico Mundial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador de São Paulo, João Doria, acabaram se encontrando e conversando rapidamente sobre a reforma da Previdência. O ministro disse que a reforma é “prioridade absoluta” e pediu ao governador apoio para a votação da reforma no primeiro quadrimestre do ano. Guedes quer garantir que os governadores mobilizem as bancadas dos seus Estados no Congresso para aprovar a reforma.

Sergio Moro foi o responsável pelos processos da Lava Jato até sua exoneração para assumir o ministério da Justiça (Adriano Machado/Reuters)
Sergio Moro foi o responsável pelos processos da Lava Jato até sua exoneração para assumir o ministério da Justiça (Adriano Machado/Reuters)

JUIZ LUIZ BONAT SERÁ CONVOCADO PARA SUBSTITUIR MORO NA LAVA JATO

Luiz Antonio Bonat será o substituto de Moro pelo critério de antiguidade; ele já atuou ao lado de Gebran Neto e Rogério Favreto

Por Guilherme Voitch

O juiz Luiz Antônio Bonat, da 21ª Vara da Justiça Federal do Paraná, será o convocado para assumir os processos da Operação Lava Jato, em substituição ao ministro da Justiça Sergio Moro, e assumirá o cargo, se assim desejar.

A reportagem de VEJA obteve a listagem final com as inscrições para a vaga de Moro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O prazo de inscrição se encerrou nesta segunda-feira, 21, e Bonat superou todos os demais candidatos no critério utilizado para definição do substituto, antiguidade na magistratura com desempate definido pela melhor colocação no concurso público.

Bonat nasceu em Curitiba e formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba em 1979. Ele ingressou na Justiça Federal em setembro de 1993, na 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. Também atuou na 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba e na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC), além de varas previdenciárias.  É especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos autores do livro Exportação e Importação no Direito Brasileiro.

Ficou conhecido por ser o juiz responsável pela primeira condenação criminal de pessoa jurídica no Brasil, em 2002. A empresa e seus sócios foram condenados por extrair e depositar areia sem autorização em uma área de preservação ambiental permanente à margem do rio Urussanga, no município de Morro da Fumaça (SC), impedindo a regeneração da vegetação no local.

Bonat também já atuou ao lado de figuras conhecidas da Lava Jato. Em 2005 ele foi vice-diretor do do Foro da Seção Judiciária do Paraná. O diretor da época era João Pedro Gebran Neto, atualmente relator da Lava Jato no TRF4. Bonat também atuou como juiz convocado na 5ª Turma de Julgamento do tribunal, ao lado do desembargador Rogério Favreto, que em julho deste ano determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão acabou revogada pelo próprio Gebran.

GABRIELA HARDTSubstituta

Desde a saída de Moro para o Ministério da Justiça do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, tem sido a responsável pelo caso. Ela conduziu o depoimento do ex-presidente referente o sítio de Atibaia em novembro do ano passado. Gabriela, porém, não pode assumir os processos da Lava Jato em definitivo por ser juíza substituta.

SISU

SISU ABRE INSCRIÇÕES NESTA TERÇA-FEIRA 

Os interessados terão desta terça-feira (22/1) até sexta-feira (25/1) para se cadastrar no portal do programa

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press

Três instituições públicas de ensino superior do Distrito Federal oferecem 3.180 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano. As oportunidades estão disponíveis em 114 graduações distribuídas na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e na Universidade de Brasília (UnB). Os interessados terão desta terça-feira (22/1) até sexta-feira para se cadastrar no portal do programa. As inscrições podem ser feitas através do site.

Caio Alves, estudante (Crédito: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press - DF. SISU - ENEM)
Caio Alves, estudante (Crédito: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press – DF. SISU – ENEM)

Será avaliado o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Recém-formado no ensino médio, Caio Alves, 17 anos, vai participar do Sisu pela primeira vez. “O lado interessante do Sisu é que ele abre um leque de possibilidades aos alunos. Não ficamos restritos apenas à cidade onde vivemos. Podemos concorrer a várias universidades de excelência. Eu, por exemplo, estou cogitando me inscrever para instituições do Rio Grande do Sul ou de São Paulo”, conta.

Orientações

Na última sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas de quem prestou o Enem no ano passado.  “A primeira sugestão é que eles façam a inscrição logo hoje, no primeiro dia. Dessa forma, o candidato contará com um intervalo de tempo confortável para ver a variação das notas de corte para cada curso e universidade”, comenta o especialista em gestão pública Bruno Borges, também professor de cursinho preparatório para o Enem, que reforça ainda a importância de ficar atento aos prazos.

De acordo com o professor, outro aspecto importante é que cada aluno nunca deixe de lado a sua primeira opção de curso. “O candidato que já sabe o que quer cursar no ensino superior e se inscreve cedo na plataforma pode acompanhar a competitividade e a evolução da nota dele. Assim, caso ele perceba que não tem chances em determinada instituição, pode buscar o curso em outra universidade. Com a mesma nota, o candidato pode ser o melhor colocado em uma instituição, mas aparecer fora da lista de selecionados em outra”, explica.

Além disso, seguir o processo até o fim é importantíssimo. “Um candidato que não for selecionado ao fim da chamada regular, mas que ficou a poucas posições de conseguir uma vaga, não pode desistir. No Sisu, é comum que muitos estudantes selecionados não assumam a vaga, o que abre espaço para quem está na lista de espera. Portanto, é importante que os alunos mantenham as suas escolhas até que todas as etapas terminem.”

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Nota de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Outras seleções

Fora do Sisu, a UnB oferece 124 vagas para cursos que exigem certificação de habilidades específicas por meio de processo seletivo à parte. As chances são para quem deseja estudar arquitetura e urbanismo, artes cênicas (bacharelado/licenciatura), artes visuais (bacharelado/licenciatura), design (bacharelado) ou música (bacharelado/licenciatura). As inscrições estão abertas desde a semana passada, pelo site www.cespe.unb.br/vestibular/cursos_he_19_1/, e terminam nesta terça-feira (22/1). Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem em 2018, além da prova de certificação de habilidades específicas da universidade.

Além disso, será aberto, nesta semana, o período de inscrições do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SisUnB). A universidade vai oferecer 4.222 oportunidades — 2.112 para o primeiro semestre e 2.110, para o segundo — aos alunos que fizeram a 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) em 2018. Na sexta-feira e no sábado, os participantes poderão acessar o portal do sistema pelo link www.cespe.unb.br/pas e alterar, caso desejem, as pré-opções de câmpus, curso e turno feitas no ato de inscrição da prova. A relação dos candidatos selecionados será divulgada na data provável de 31 de janeiro.

Calendário do Sisu

De 22/1 à 25/1 (até as 23h59): — Período de inscrições

28/1 — Resultado da chamada regular

28/1 a 4/2 — Prazo para participar da lista de espera

30/1 a 4/2 — Matrícula da chamada regular. Deverão ser observados os dias, horários e locais de atendimento definidos a cada instituição em seu edital próprio

7/2 — Convocação dos candidatos em lista de espera pelas nstituições a partir desta data

Vagas do Sisu para o DF

Universidade de Brasília — 1.988 vagas para 89 cursos

Instituto Federal de Brasília — 1.032 para 21 cursos

Escola Superior de Ciências da Saúde — 160 vagas para 2 cursos

1 Comentário

  1. No Brasil contemporâneo a música se tornou horrorosa. Mal feita e sem crítica nenhuma. Idem os eventos que deixaram de ser artísticos para virar apenas de consumo barato. Negação da arte. Ninguém mais tem vergonha e a “cara não queima” de tanta breguice. Até jornalistas ficam embasbacados com o barango. Fugir via e-du-ca-ção! Eis a resposta de liberdade. É o Brasil… Educação em 1º lugar!! Sim! Pena que tem tanto ladrão… Além disso, podemos dizer o seguinte: o Petismo, lula, dilmAnta são um estilo estético de tudo quando é breguice, baranguice cultural, cafonice sindical infiltrada no pensamento e na filosofia petistas. E, para completar, sem dúvida nenhuma: o Kitsch político constante que impera dento do Partido dos Trabalhadores. O PT tem um mau gosto enoooorme! Um projeto para educação hipócrita e fracoide (p’ra inglês ver). O PT é barango.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar