COLUNA DO MOCHILA

 

 

 

 

 

 

Artigo

Marcos Lima Mochila

Por que os petistas têm tanta pressa?

 

PT EXPLODIU

Até 2006, antes de o PT assumir o comando da Nação Brasileira, era comum ouvir petistas cobrando ações dos governantes atuais – de ponta a ponta do Brasil -, denunciando falcatruas, pedindo o fim da corrução.

Depois disso, por 14 anos, até o impeachment de Dilma, em 31/12/2016, eles ficaram mudos.

Agora, a menos de 30 dias do novo governo, voltamos a ouvir, em todos os quatro cantos do país, as mesmas cobranças, as mesmas denúncias, a mesma pressa, porém com um item a mais: a santificação daquele que começou tudo, sabia de tudo, mas se fez de morto durante todo o período do governo do PT.

Eles têm que reconhecer que a Nação Brasileira cansou do PT e resolver dar um pt: um ponto final em todo esse tsunami de corrupção. Em suma: o PT explodiu, chegou ao fim.

Se foi certo ou não, ainda vamos descobrir. Por enquanto é muito cedo ainda para se cobrar alguma coisa.

O que importa é que, se a turma de Jair Bolsonaro, inclusive ele, conseguirem reduzir 50% da corrução a que fomos submetidos durante 14 anos, já será um grande passo.

>>>>>>>>>>>>>

SUMMERVILLE

 

FOI UM GRANDE SUCESSO O GOURMET SHOW REALIZADO PELO SUMMERVILLE BEACH RESORT

O Summerville Beach Resort, um dos hotéis mais procurados da praia paradisíaca de Muro Alto, Ipojuca, realizou nos dias 05, 12 e 19 deste mês mais uma edição do evento que já faz parte do calendário anual do resort pernambucano, o Gourmet Show, oferecendo aos hóspedes experiências gastronômicas diferenciadas a cada fim de semana, com pratos assinados por chefs convidados.

Se você pretende hospedar-se no Summerville, o conselho da Coluna é que procure fazer a reserva com bastante antecedência. Não importa qual a temporada, o hotel está sempre superlotado.

Isso se deve não somente à excelente localização mas também ao atendimento diferenciado, desde o mais humilde dos funcionários até o gerente Ênio Grassi, sem esquecer o gerente de A&B (Alimentos e Bebidas), Franco Borello.

“Eu vim pra o Nordeste e, na procura por um bom hotel, indicaram-me o Summerville e, ao chegar, eu me encantei. Isto não é um hotel, é um verdadeiro paraíso, cercado de Natureza por todos os lados. Vim pra ficar uma semana e já estou aqui há dez dias e quero ficar mais”, ressaltou a Sra. Yole Falci, simpática mãe do prefeito de Ibiúna (SP).

Foram escalados chefs renomados que apresentaram as novas tendências da culinária nacional, entre os quais, Artur Nagae (AL), Sergio Jucá, do restaurante Sur (AL) e Thiago Maia, do restaurante Four Bistrot (AL), além da participação especial do Sushiman Vitor Mousinho (AL), que apresentou o trend do momento, o Sushi desconstruído.
No dia 5 de janeiro, quem comandou o cardápio do evento foi o Chef Thiago Maia e, no dia 12, foi a vez do Chef Artur Nagae.
A Revista TOTAL participou deste último final de semana – dias 18 e 19 -, quando os menus ficaram por conta dos Chefs Vítor Mousinho e Serginho Jucá, respectivamente.

Os experts da cozinha estarão elaborando ao vivo os pratos destaques à vista dos clientes na “cozinha show” do principal restaurante do resort, o Sete Mares, além de ofertarem algumas pedidas assinadas no bufê dos jantares aos sábados.

Além disso, o Summerville vai ofertar neste evento uma carta especial de vinhos para harmonizar com as ceias elaboradas.

VITOR MOUSINHO COM MOHILAVítor Mousinho: Um sushiman bem caipira

Vitor é um entusiasta da culinária descontraída propriamente dita. Com isso, conseguiu juntar a sofisticação da culinária japonesa com a típica culinária nordestina. E, além de juntar essas culinárias díspares, ele criou formas novas de apresentá-las.

A história de Vítor como sushiman começou quase por acaso. Ele trabalhava no Hotel Ritz, emVÍTOR EM AÇÃO 1 Maceió, quando, há 10 anos atrás, seguindo um conselho de Franco Borello, atual gerente de A&B do Hotel Summerville, foi aprender a fazer suhi e outras comidas japonesas, a fim de suprir uma necessidade do hotel, uma vez que existir uma grande carência de mão de obra nesse segmento.

Ele aprendeu e começou a trabalhar como sushiman no próprio hotel. Depois de um tempo, viajou para Angola e trabalhou num restaurante de lá. Quando voltou, resolveu montar seu próprio restaurante, o SushiBowl, na Praia de Ponta Verde, em Maceió.

ARROZ COLORIDO 1Ao criar o cardápio do restaurante, Vítor fez questão de unir ingredientes que compõem o sushi tradicional do Japão com ingredientes bem nordestinos, tipo crisps de batata doce com salmão fresco.

“A maioria dos gourmets, que apreciam comer bem, sempre focam em pratos com um bom cheiro e um bom sabor. Eu procurei mudar esse costume acrescentando beleza, cores, aos pratos tradicionais da cozinha japonesa, colorindo, por exemplo, o arroz, com cores vibrantes como rosa e azul”, explica Vítor.

Vítor Mousinho e Natália, sua esposa
Vítor Mousinho e Natália, sua esposa

Mousinho também usa uma forma diferente de corte do salmão: ele consegue, através de uma maneira peculiar, estabelecer quantos pratos e qual o lucro que obterá com cada peixe que utiliza.

Como sushiman, Vítor Mousinho se especializou tanto, estudou tanto a culinária japonesa que hoje, além de dispender grande parte do seu tempo com o seu restaurante, ele também dá aulas para iniciantes e presta consultorias a outros restaurantes japoneses, em Maceió e em ouros lugares aonde é convidado.

os ChefsSérgio Jucá e seu sócio Felipe Lacet, proprietários do Sur
Os Chefs Sérgio Jucá e seu sócio Felipe Lacet, proprietários do Sur

Sérgio Jucá: até o nome do seu restaurante é diferente

Sur, em árabe, é uma capital da região Ash Sharqiyah, no nordeste de Omã, na costa do Golfo de Omã. Também dá nome a uma comuna da Suíça, no Cantão Grisões, com cerca de 93 habitantes. E, entre tantos outros significados, é o nome de um deserto ao leste do Golfo de Suez.

Em Maceió (AL), aqui no Brasil, Sur é o nome de um restaurante e, quando perguntamos ao seu proprietário, o chef Sérgio Jucá, qual a SÉRGIO JUCÁorigem do nome, ele nos surpreende: “É uma origem bem brasileira, bem nordestina. Sur vem de Sururu. Não o sinônimo de barulho, bafafá, essas confusões todas, mas de sururu, molusco popularmente conhecido no Nordeste

Um deserto de tapioca inspirado em Miró. - Cortesia do Tourism Board Brasileiro / André Maceira
Um deserto de tapioca inspirado em Miró. – Cortesia do Tourism Board Brasileiro / André Maceira

do Brasil, que é semelhante à ostra”.

Sérgio Jucá descende de uma família de bons cozinheiros, cresceu com a avó que fazia parte das Irmãs Rocha, famosas donas de restaurantes de comidas típicas nordestinas e, portanto, acostumou-se, desde cedo, a comer bem e a apreciar a boa culinária.

Há 13 anos, Sérgio resolveu dar um tempo fora do Brasil, indo parar em Barcelona, na Espanha, onde ficou por 7 anos, aproveitando para estudar. Lá, formou-se em Gastronomia e Confeitaria, trabalhando em alguns restaurantes em Barcelona e em Bilbao, além de fazer uma temporada no célebre restaurante Dom, de São Paulo, ao voltar para o Brasil.

Finalmente, decidiu voltar para Alagoas, trazendo consigo uma certeza: na culinária, para atrair o cliente, não bastaria apenas criar pratos saborosos. Teria que fazer mais.

Essa ideia ele levou consigo quando decidiu, juntamente com Felipe Lacet, abrir um restaurante.

Utilizando os mesmos ingredientes dos demais restaurantes, Sérgio passou a inovar e a criar iguarias diferenciadas, verdadeiras obras de arte, onde se destacavam, além do sabor e do cheiro, as cores e as formas.

CARPACCIO DE QUEIJO COALHOUm dos muitos pratos do Sur que segue esta linha é o Carpaccio de Queijo Coalho, um aperitivo que junta o queijo com manjericão, castanha e tomate.

Por conta desse novo jeito de apresentar seus pratos, o Sur foi destaque da Revista Forbes. O repórter John Oseid veio ao Brasil fazer uma matéria sobre Turismo, por acaso conheceu o Sur e ficou encantado ao ponto de mudar o foco da matéria.

Sur: A Top Culinary Stop in Northeast Brazil (Sur: uma parada gastronômica no Nordeste do Brasil) foi a matéria de capa da Forbes, escrita por John Oseid.

A quem interessar, este é o link da matéria da Forbes: https://www.forbes.com/sites/johnoseid/2015/06/12/sur-a-top-culinary-stop-in-northeast-brazil/#65dd8052700b

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar