IMG-20190114-WA0119

Por Marcos Lima Mochila

 

Filho de Edna Maria da Silva Henauth e do Sr. João de Deus Henauth (in memorian), Edmilson Henauth nasceu em Olinda-PE, no dia 10 de outubro de 1969.

Sua vida estudantil foi toda na capital pernambucana, do primário ao ensino superior.

O filho do Sr. João de Deus e dona Edna, desde cedo sonhava em ser médico. Via nessa profissão o desejo de ajudar as pessoas a terem amor e cuidado pela vida.

O jovem Edmilson, após ter sido aprovado em diversos vestibulares, realizou seu grande sonho, ingressando na Faculdade de Ciências Médicas da UPE – Universidade de Pernambuco, iniciando exatamente em 1990 o curso de Medicina.

Com uma personalidade forte e determinada, o estudante de Medicina passou a ter uma atuação de liderança e comprometimento, características estas que o levaram a assumir, na universidade, o cargo de coordenador geral do Diretório Acadêmico de Medicina Josué de Castro, por duas vezes, e diretor do DCE – Diretório Central dos Estudantes daquela instituição.

IMG-20190113-WA0031

Em julho de 1996 conclui o curso e, daí em diante, não parou de se profissionalizar, sempre focado em ser um profissional de referência, um médico que pudesse proporcionar aos seus pacientes um atendimento de confiança e qualidade.

Com esse ideal, o Dr. Edmilson fez pós-graduação em Cardiologia, no HUOC – Hospital Universitário Oswaldo Cruz (2001) e pós-graduação em Gestão de Sistemas de Serviços de Saúde na OPAS (Organização Pernambucana de Saúde) em 2005. Também fez pós-graduação em Medicina do Trabalho, na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2014.

O destino, no entanto, lhe reservara surpresas. Em 1994, o jovem e ainda estudante de Medicina chegou à cidade de Bonito, com a incumbência de ajudar o médico plantonista do Hospital Dr. Alberto de Oliveira. A partir daquele ano, o Dr. Edmilson Henauth passou a escrever, junto com o caloroso e acolhedor povo bonitense, um novo capítulo de sua vida.

No hospital da cidade, o então estudante de Medicina aprendeu lições de vida e de amor à profissão que o ajudaram a transformar-se no médico e profissional que se tornou.

Já formado, a partir de 2001passou a atuar como cardiologista do município, após convite do então prefeito, o Sr. Laércio Queiroz e, desde então, o fato de ser cardiologista outorgou-lhe a forma carinhosa e de reconhecimento dos bonitenses, que o denominaram “o médico do coração”.

Cidadão bonitense por adoção e muito querido pelo povo de Bonito, o Dr. Edmilson tinha o desejo de poder ajudar mais ainda a população local e da circunvizinhança. Foi então que decidiu, em 2004, ingressar na política local, candidatando-se a vereador pelo PTB, quando ficou como primeiro suplente e, no final de 2008, assumiu o mandato.

Naquele mesmo ano, lançou-se mais uma vez candidato a vereador, sendo eleito como o vereador mais votado daquela campanha. Em 2012, foi reeleito e, mais uma vez, novamente como o mais votado, sinal que o tão querido médico do coração havia realmente conquistado o carinho e a confiança do povo bonitense.

IMG-20190113-WA0032

 

 

Como médico, o vereador Edmilson sempre procurou atender as necessidades da população.

Na Câmara Municipal, tornou-se um brilhante represente do seu povo, focando a maior parcela do seu mandato em ações na área de saúde, buscando uma melhor qualidade de vida para a população e o desenvolvimento do município, seja na região urbana ou rural.
Em janeiro de 2015, assumiu a presidência da Câmara Municipal Casa Leônidas Vila Nova.

Na campanha de 2016 concorreu à reeleição, dessa feita já pelo PSB, chegando à vitória como o 2° vereador mais bem votado para o pleito de 2017 a 2020. A votação recebida – 1.380 votos – foi um fato inédito, na cidade, em reeleição de vereador.

O amor à profissão de cardiologista e a paixão pela política ele sempre administrou muito bem e com muito zelo e responsabilidade.
Pai de Pedro e Maria Alice, ganhou mais duas filhas do seu casamento com Maria Aline Henauth, com quem teve Maria Valentina e Marina, frutos de uma união selada em 2012.

Durante esses 24 anos de vida bonitense, “o doutor do coração” já trabalhou e ainda trabalha em muitas outras cidades, tais como, Gravatá, Bezerros, Recife, São Joaquim do Monte, Ribeirão, Cortês, Correntes e Caruaru. Nesta, há 8 anos é diretor da UPA 24H estadual e médico da UTI coronária do Mestre Vitalino, sendo o um dos médicos mais antigos de lá e da UPAE.

IMG-20190113-WA0033

No Bonito, além de cardiologista, vereador e médico do trabalho, foi secretário Municipal de Saúde no período de 2009 a 2010.

O Dr. Edmilson é hoje, sem dúvida, uma liderança política, fato que foi reconhecido este ano quando, por ocasião da realização do Encontro Nacional de Legisladores Municipais, evento promovido pela União de Vereadores do Brasil – UVB, realizado no Bonito, o qual ficou marcado pela eleição da UVB-PE – entidade criada para representar os vereadores do Estado de Pernambuco -, quando foi consagrado como presidente, eleito por aclamação.

IMG-20190113-WA0034

A vida e a história do Dr. Edmilson Henauth resume-se em compromisso e dedicação de coração em tudo que faz.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar