General da reserva Oswaldo Ferreira presidirá Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, durante cerimônia de transmissão de cargo (Foto: Luis Fortes/Divulgação)
O ministro da Educação, Ricardo Vélez, durante cerimônia de transmissão de cargo (Foto: Luis Fortes/Divulgação)

Renata Mariz

Postado por Marcos Lima Mochila

 

 

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, escolheu um coronel da reserva do Exército para ser seu chefe de gabinete adjunto. Ayrton Pereira Rippel teve a nomeação oficializada na terça-feira no Diário Oficial da União, reforçando a influência dos militares na cúpula do Ministério da Educação (MEC) e demais órgãos vinculados.

Oswaldo de Jesus Ferreira, general da reserva (Criador: DIDA SAMPAIO - Crédito: ESTADAO CONTEUDO)
Oswaldo de Jesus Ferreira, general da reserva (Criador: Dida Sampaio – Crédito: Esadão Conteúdo)

Para dirigir a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, Vélez indicou Oswaldo de Jesus Ferreira, general da reserva. Outro nome avalizado pelo meio militar é o do engenheiro Anderson Ribeiro, que era reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do qual saiu para assumir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que cuida da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Luiz Antônio Tozi, novo secretário-executivo do MEC, é engenheiro e doutor formado pelo ITA. Antes de aceitar o convite para o MEC, atuava no Centro Paula Souza, autarquia que gerencia as escolas e faculdades técnicas vinculadas ao governo de São Paulo.

Para a chefia de gabinete do novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, que foi executivo dos Correios e deu aulas na Fundação Getulio Vargas, está cotado um general da reserva, Francisco Mamede de Brito Filho.

Muitas dos já apresentados por Vélez como seus auxiliares ainda não foram nomeados oficialmente. Além dos militares, o ministro da Educação vem sendo influenciado por lideranças do movimento Escola sem Partido, que prega contra uma suposta doutrinação ideológica nas escolas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar