COLUNA DO MOCHILA MONTADA

 

 

 

 

 

 

 

A OPINIÃO DO MOCHILA

CAMINHOS

O Brasil dos sonhos dos brasileiros

Uma nova caminhada é sempre uma incógnita. Precisa ser iniciada e, à medida que o tempo passar e mais caminhos se percorrer é que se pode fazer uma avaliação para continuar com a mesma estratégia, mudar ou, em último caso, voltar ao ponto de partida.

Bolsonaro e sua equipe iniciaram, no dia 1º de janeiro de 2019, uma nova caminhada.

Pelo que se nota, estão todos imbuídos das melhores intenções porque, afinal de contas, nem o Brasil nem os brasileiros aguentam mais tanto sofrimento.

Algumas pessoas têm-me falado que, se ele – Bolsonaro – diminuir a corrupção já é um grande feito e a Nação ira ser eternamente grata. Porque, dizem, acabar com ela – a corrupção – é praticamente impossível, pois esse mal é como fogo em gravetos secos: quando você apaga um foco surgem outros e a queimada continua, cada vez aumentando mais.

Tenho opinião contrária. Acredito que o Brasil tem muito mais gravetos secos, nos mais diversos segmentos, para se apagar.

Uma Saúde capenga, que não atende às necessidades dos milhões de doentes deste país. Hospitais sem as mínimas condições de prestar serviços à população, má vontade dos servidores públicos, médicos mal remunerados e, consequentemente, sempre sem o mínimo interesse de prestar um bom serviço, trabalhando por produção.

Uma Educação ineficaz, de baixo nível. Professores mal remunerados, tendo que se desdobrar em trabalhar em diversas instituições para poder sustentar a família. Como resultado, formam-se alunos que não sabem distinguir as diferenças de “X” e “Z”, quando podem e quando não podem usar hífen, deve ou não ser usado acento? Aliás, é acento ou assento? A grande maioria não sabe.

Segurança é uma palavra que só existe nos anúncios de cintos e cinturões de segurança, porque a cada aumenta mais o número de homicídios, de feminicídios e outros tantos cídios que causam a morte de gente todos os níveis, mais com maior incidência de pobres, negros, LGBT, crianças e jovens.

Ética e Bons Costumes, que antes aprendíamos na escola, nas aulas de OSPB, hoje são meras lembranças. E ninguém respeita mais ninguém, inclusive os grandes veículos de comunicação, que exibem novelas às 5 da tarde onde a menina esconde que é virgem para não ser discriminada, ridicularizada ou gozada pelos amigos, inclusive pela outra amiga que se orgulha de não ser mais virgem…

… e paremos por aí, citando apenas estes pontos,porque se formos citar todos os problemas que Bolsonaro e equipe terão que enfrentar, este texto não terá mais fim.

Portanto, eles terão que trabalhar e trabalhar muito, para diminuírem pelo menos um pouco de todas as mazelas de que sofre a população brasileira.

É isso que o Brasil e os brasileiros esperam do novo governo e que a caminhada gere bons resultados.

E toda a equipe, além do presidente, deve estar focada nas mudanças necessárias e na responsabilidade que terão perante não apenas os quase 60 milhões de brasileiros que elegeram Bolsonaro, mas também os mais de 210 milhões que habitam nosso país.

E isso inclui evitar-se falar muito, principalmente para não falar o que não se deve, porque o que interessa é se construir o Brasil que os brasileiros sempre sonharam e querem…

IOR OLHOSOPORTUNIDADE: IOR ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE RESIDÊNCIA EM OFTALMOLOGIA E FELLOWSHIPS EM RETINA E VÍTREO/E GLAUCOMA

Por: Fernanda Durão

O Instituto de Olhos do Recife (IOR), está com inscrições abertas para os Fellowships em Retina e Vítreo/Cirúrgica e Glaucoma, no Recife (PE). As inscrições tiveram início no começo do mês e seguem até o dia 12. Os oftalmologistas Roberto Galvão Filho e Marcelo Valença serão os coordenadores os cursos que têm duração de um ano. Serão oferecidas três vagas, sendo uma para Glaucoma e duas para Retina e Vítreo (clínica). Os interessados podem se candidatar pelo site: www.ior.com.br, na aba “Residência Médica”.

Para participar da seleção, o candidato deve ser graduado em medicina e apresentar declaração autenticada de conclusão do Curso de Residência Médica ou Curso de Especialização em Oftalmologia. A ficha de inscrição deve ser preenchida e entregue junto com outros documentos especificados no edital que está disponível no site do IOR.

Os selecionados irão atuar na Fundação Ação Visual – braço filantrópico do IOR – sob a preceptoria dos oftalmologistas do staff médico do IOR.

A seleção dos inscritos acontecerá no dia 16 de janeiro de 2019, a partir das 15h, no IOR do Espinheiro, na Rua Vicente Meira, 137. A seleção será composta por entrevista, análise de currículo e avaliação de conhecimento da língua inglesa.

SUS – Fundada há 14 anos, a Ação Visual realiza atendimento oftalmológico a pacientes de Pernambuco, que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em paralelo cumpre seu papel como entidade formadora de novos médicos oftalmologistas, disponibilizando anualmente vagas para residência e Fellowships.

Na Ação Visual, os pacientes são atendidos pelos residentes, sobre a preceptoria de oftalmologistas do staff do IOR. O atendimento ocorre nas instalações da fundação e, quando necessário, no IOR, que disponibiliza toda sua infraestrutura e equipamentos de ponta para exames e cirurgias.

Informações

IOR / Fundação Ação Visual – Rua Vicente Meira, 137, Espinheiro – Recife (PE) – Fone: 2122.5091

Email: residenciamedica@ior.com

VÊNUS ENFERRUJADA 2

A fala de Bolsonaro que pôs a Rede Globo em polvorosa

O pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (7) causou verdadeiro pânico nas hostes da Rede Globo.

Bolsonaro anunciou oficialmente a “democratização” das verbas publicitárias do governo federal.

Cada veículo receberá de acordo com o seu alcance.

Assim, a Globo começou a ter a exata percepção de que o atual presidente, diferentemente de todos os seus antecessores, irá cumprir o que prometeu na campanha eleitoral.

Bolsonaro foi taxativo. Quer uma imprensa “isenta”.

A Globo, por sua vez, nunca soube o que é isenção e sempre faturou muito mais do que o seu verdadeiro alcance.

da Redação – Jornal da Cidade Online

PETROBRÁS

Petrobras destitui todos os diretores indicados pelo governo Dilma

Os diretores afastados por Castello Branco foram indicados para seus postos em 2015, após a saída de Graça Foster da petroleira

PETROBRÁS DESTITUIÇÃOO novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, destituiu o último diretor indicado pelo governo Dilma Rousseff. Em comunicado ao mercado, a estatal anunciou a saída de Solange Guedes da diretoria de Exploração e Produção. Para seu lugar, Castello Branco indicou Carlos Alberto Pereira de Oliveira.

“A companhia agradece a dedicação da sra. Solange Guedes ao longo de seus trinta e três anosPETROBRÁS DESTITUIÇÃO 1 na área de Exploração e Produção da Petrobras e seu importante trabalho à frente desta diretoria desde 2015”, informa a Petrobras.

Antes de Solange, Castello Branco já havia substituído os diretores Hugo Repsold e Jorge Celestino. Os três chegaram à diretoria da Petrobras em 2015, após a renúncia coletiva dos executivos comandados por Graça Foster, que foi substituída por Aldemir Bendine.

COLUNA DA DENISE MONTADA PARA USO

 

 

 

 

 

TERMO DE AJUSTE DE ONYX E GUEDES

Onyx e Guedes selam termo de ajuste de conduta nos temas econômicos

A rapidez com que o presidente Jair Bolsonaro buscou reatar laços de confiança com a equipe econômica depois do bate-cabeça da semana passada deixou uma certeza a observadores políticos do próprio governo: o presidente é hoje refém dos acertos na economia. Por isso, não pode (nem quer) ruídos ou demissões no grupo que elabora as propostas nessa área. Aliás, foi para desfazer qualquer mal-entendido e disse me disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, almoçaram juntos, a portas fechadas, sem testemunhas, no gabinete de Onyx. Selaram uma espécie de termo de ajuste de conduta para condução dos temas, para que o desencontro da sexta-feira não se repita. Hoje, técnicos das duas pastas têm hora marcada para discutir a reforma da Previdência, que está praticamente pronta.

Por falar em Previdência, antes de mandar o texto, o governo apresentará a proposta de combate a fraudes. A ordem é chegar a fevereiro com o discurso de que, apesar de todos os esforços, a reforma é necessária.

FÁBIO RAMALHOSentiu o tranco
A visita do vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho, ao presidente Jair Bolsonaro, no mesmo dia em que anunciou oficialmente a candidatura à Presidência da Casa, foi vista por aliados de Rodrigo Maia como um perigo. Conforme essa coluna já escreveu em novembro, Fabinho Liderança é o único nome da roda de candidatos que preocupa a turma de Rodrigo.

Repetição do movimento
Aliás, foi a segunda visita de Fabinho ao presidente. A primeira foi ainda no gabinete da transição. E lá, conforme a coluna registrou, Fabinho foi recebido por Bolsonaro e tratado como “meu presidente”.

(Foto do blog São Gonçalo Agora)
(Foto do blog São Gonçalo Agora)

Pagou?
Os bolsonaristas com assento na Câmara estão ávidos por saber tudo que o governo do PT emprestou de dinheiro dos bancos públicos e o que já foi pago. Afinal, foram 13 anos de governo petista e dois anos de governo Temer. Dava para os beneficiados no início terem quitado seus débitos.

Se não pagou, vai pagar
Os deputados querem os dados para poder cobrar o pagamento diariamente da tribuna da Casa, quando da abertura dos trabalhos. E ter mais argumentos para colocar no PT a culpa pela falta de recursos para investimentos.

Por falar em investimentos…
O governo tem pressa. Na reunião de hoje, a equipe espera ter uma ideia do que será possível fazer em termos de obras ainda no primeiro ano de gestão.

BOLSO X LULABolsonaro e Lula/ O presidente Jair Bolsonaro repete parte do que fazia o ex-presidente Lula nos discursos. Ontem, por exemplo, ao comentar sua conversa com Joaquim Levy, usou uma imagem do futebol para se referir à resposta de Levy a uma pergunta sobre se o Brasil tinha jeito: “Fez um gol de pênalti sem goleiro. Disse que, se não tivesse jeito, não estaríamos ali”.

Por falar em Levy…/ A turma com quem o novo presidente do BNDES está agora é a dele. No governo Dilma, diz um amigo de Levy, ele vivia deslocado. Só se sentia bem mesmo com alguns do Ministério da Fazenda.

(Foto: Ivaldo Cavalcante/CB/D.A Press – 28/4/94)
(Foto: Ivaldo Cavalcante/CB/D.A Press – 28/4/94)

Guedes e Malan/ Houve quem dissesse que, se essa primeira fase do governo der certo, Paulo Guedes tem tudo para repetir Pedro Malan (foto), que ficou oito anos no cargo de ministro da Fazenda. O único que ficou mais tempo do que Malan foi Guido Mantega, que serviu a dois governos.

Bolsonaro e o real/ Muita gente está comparando a atual equipe econômica àquela que conduziu o Plano Real, na década de 90: tem sintonia, mas vivia provocando confusão entre os políticos.

 

DICAS DE SAÚDE

Ansiedade: Sintomas e dicas para autocontrole

A ansiedade é um sentimento extremamente comum e presente em todos os seres humanos sendo  útil  a sobrevivência e proteção do indivíduo quando em condições normais, mas quando fora de controle interfere de forma acentuada na qualidade de vida do individuo interferindo em sua situação familiar, profissional e social de uma maneira geral (ansiedade exacerbada).  A palavra ansiedade tem origem do temo latim anxietas e traduz um estado de agitação e principalmente de anteansiedade ou premonição de perigo.  A ansiedade não escolhe classe social ou sexo e atinge até mesmo crianças e idosos.

A ansiedade prolongada correlaciona ao surgimento de várias outras patologias como gastrite, palpitações, picos hipertensivos, psoríase, insônia, depressão e quando ocorre uma somatória de sintomas ao mesmo tempo pode levar ao pânico.

Os principais sintomas são:

Premonição de perigo. Mesmo estando tudo bem a pessoa tem uma sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;

Aceleração da frequência cardíaca ou palpitações;

Sudorese difusa, às vezes fria, principalmente nas mãos e nos pés;

Tremores finos nas mãos, extremidades ou às vezes difusos por todo o corpo;

Sensação de nó na garganta, de sufocamento, dificuldade de respirar ou respiração suspirosa;

Sensação de desmaio ou às vezes morte eminente;

Dor ou desconforto no peito, tipo abafamento;

Náuseas ou desconforto epigástrico;

Tonturas, sensação de cabeça leve ou instabilidade;

Sensação de despersonalização ou desrealização;

Medo de morrer, de ficar louco ou de perder o controle da realidade;

Dormências ou formigamentos;

Ondas de calor.

Dicas importantes para te ajudar no controle da ansiedade

Controle da respiração: A arte da meditação. Baixe o CD e pratique conforme as orientações da primeira faixa. As faixas mais importantes são a segunda (controle da respiração) e a terceira (relaxamento). O controle da respiração é fundamental principalmente nas crises mais acentuadas e agudas de ansiedade. Existem também outras boas técnicas de controle da respiração e relaxamento.

Caminhadas: Procure fazer longas caminhadas. Neste caso academia não serve devido a dificuldade de relaxamento e concentração. Importante que seja sozinho ou bem acompanhado. Nada de papo ruim. Durante as caminhadas procure organizar a sua agenda mental. Este é o seu momento. O que está bom, mas precisa melhorar. O que está errado e precisa ser resolvido. Sabedoria para saber o que é possível e o que é impossível. É um momento para reencontro com você mesmo, de buscar o autoconhecimento e conseqüentemente o equilíbrio físico-emocional-mental-espiritual. Além de tudo isto a caminhada vai te ajudar na produção de endorfinas tão necessárias ao bem estar emocional.

Suporte terapêutico: É lógico que estas dicas não afastam um bom suporte terapêutico com o seu médico de confiança. Uma boa conversa com um especialista vai te ajudar a identificar os gatilhos (ou o) que desencadeiam as crises.

Consideração final: Identificando os gatilhos através do autoconhecimento seguramente você vai se sentir uma pessoa melhor, mais humana, mais segura e muito mais solidária.

DR. ALBERTO EUSTÁQUI CALDEIRA DE MELODr. Alberto E. C. Melo

– Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
– Pós graduação em cardiologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte
– Título de cardiologia e Clínica Médica pelo Conselho Federal de Medicina

 

 

Nota: Semanalmente, o Dr. Alberto Caldeira estará no Blog Revista TOTAL dando Dicas de Saúde.

 

ESPORTES DA COLUNA DO MOCHILA

COPINHAPernambucanos em situações distintas na Copinha

O Sport já garantiu vaga na próxima fase

Nesse final de semana, os pernambucanos entraram em ação pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Sport venceu o Vitória da Conquista por 1 x 0,  o Náutico goleou o Marília-MA por 5 x 1, enquanto o Santa Cruz não se deu bem contra o Goiás e o Porto empatou com o Paulista.

Santa Cruz                                          

Era o duelo da esperança, pois se o Tricolor vencesse, continuaria vivo na competição. Mas não foi assim que aconteceu. O Santa Cruz fez um bom primeiro tempo, soube aproveitar a posse da bola para gerar jogadas pelos lados, mas no último toque, a bola não sobrava para uma finalização clara.

Na segunda etapa o duelo ficou mais equilibrado, com muito estudo tático da forma que atacaria em campo e pouca atitude. Os dois gols do Goiás saíram no final da partida. O primeiro foi de Brasília, 1 x 0. O segundo também foi de Brasília, Santa Cruz 0 x 2 Goiás.

O time Coral voltará a campo nesta quarta-feira (09), pelo Grupo 31, para apenas cumprir tabela diante do São Bento, pois a equipe pernambucana já está eliminada da competição. A partida será no estádio Nicolau Alayson, às 12h45 (horário de Recife)

Porto

O Gavião está classificado para a próxima fase da competição

O Porto entrou em campo nesta terça-feira (08), pela terceira rodada do Grupo 18 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Gavião empatou em 1 x 1 com o Red Bull Brasil. O resultado classificou o time pernambucano para a segunda fase da competição.

O jogo

Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, o Red Bull Brasil abriu o placar do jogo com Léo. O Porto mostrou reação e foi para cima dos adversários, mas faltou capricho nas finalizações.

Na segunda etapa os pernambucanos mantiveram todo gás. Aos 13 minutos, Caio sofreu pênalti e ele mesmo cobrou, empatando a partida, 1 x 1.

Até o apito final do juiz, os garotos do Gavião mostraram que queriam a vitória. Ataques em profundidade, jogadas trabalhadas, o garoto Caio voando. Mas nada adiantou e o marcador não saiu do 1 x 1.

Situação na tabela

Apesar do empate, o Porto garantiu a classificação para a segunda fase do torneio. O Gavião terminou na segunda colocação do Grupo 18, com cinco pontos e um saldo positivo de um. O líder da chave foi o próprio Red Bull Brasil com os mesmos cinco pontos, mas com um saldo de três gols.

A equipe pernambucana ficará na expectativa de conhecer o adversário da próxima fase. Corinthians x Ituano vão disputar a primeira colocação do Grupo 17, nesta terça-feira, às 20h30. As duas equipes estão empatadas com seis pontos, ou seja, quem vencer garante a liderança e será o adversário do Porto.

Náutico

O Náutico deu um verdadeiro show diante do Marília. Logo aos quatro minutos de jogo com Luis. Os adversários até ensaiaram uma reação, quando empatou no início da segunda etapa com Wemerson.

Mas o dia era tanto do Timbu, que um minuto depois Junior fez o segundo, 2 x 1. O responsável pelo terceiro foi o garoto Wagninho. Pouco tempo depois Neto fez o quarto dos pernambucanos. Tiago marcou um golaço, fechando o placar, Náutico 5 x 1 Marília.

O Náutico entrará em campo nesta quarta-feira (09), pelo Grupo 08, diante do Velo Clube, no estádio Benito Agnelo, às 18h (horário de Recife). Para classificar-se à segunda fase da competição, o time dos Aflitos precisará apenas vencer o adversário.

Sport

O Leão já está garantido na segunda fase da Copinha. Os garotos de Pernambucano venceram o Vitória da Conquista por 1 x 0, com um golaço do menino Mikael. O jogo em si foi parado, com poucas jogadas de atitude e intensidade.

O Sport voltará a campo nesta quarta-feira (09), diante do Vocem, no estádio Antônio Vieira, às 15h (horário de Recife). Para tornar-se líder do Grupo 04, o rubro-negro precisará apenas vencer o Vocem.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar