CONTA D´ÁGUA PODE SER PAGA COM CARTÃO DE CRÉDITO
Por Márcio Maia
Os usuários da Companhia Pernambucana de Saneamento (CCOMPESA) dispõem agora de um novo sistema de pagamento das contas. É que a empresa está implantando uma nova sistemática para recebimento da conta de água e esgoto, através de cartão de débito e crédito. Os clientes já podem optar pelo pagamento em débito no cartão no atendimento presencial em 20 Lojas de Atendimento no Estado, sem precisar enfrentar filas de bancos ou das lotéricas. O pagamento em débito no cartão também valerá para a negociação de dívida, seja para a quitação à vista ou para a entrada, além das taxas de qualquer serviço realizado pela empresa.
Até o final de janeiro, a Compesa vai estender o serviço para o cartão de crédito, quando os clientes poderão utilizar essa modalidade para pagar contas, com parcelamentos ou não. Também nessa data estará disponível a operação para pagamento da conta com cartão de débito e crédito no aplicativo – App Compesa Mobile (Android e IOS) – e na Agência Virtual no site www.compesa.com.br .
A iniciativa tem o objetivo de ampliar as facilidades de pagamento para os 1, 6 milhão de clientes da Companhia.
O diretor de Mercado e de Atendimento da empresa, Eduardo Sabino, disse que a COMPESA é uma das poucas empresas brasileiras do setor de saneamento que oferece a opção do pagamento da conta por meio do cartão de débito e crédito. “Essa é mais uma facilidade oferecida pela empresa, que já disponibiliza a modalidade de débito automático para quitar a fatura com mais comodidade para os nossos clientes”.
O gestor entende que, pensando sempre em melhorar o relacionamento e facilitar a vida do cliente, a Companhia espera ampliar o número de lojas físicas para o recebimento das contas com cartão de crédito e débito. “A nossa expectativa é ampliar de 20 para 60, até o final de março, os postos de recebimento com cartão da conta de água e esgoto. Estamos estudando a viabilidade das cidades e, aumentaremos paulatinamente, o universo de atendimento. Ao todo, a companhia já conta com 172 lojas em todo Estado”.
O pagamento com cartão de débito está sendo realizado exclusivamente em 20 lojas da Compesa, há cerca de dez dias, em fase de testes.
Sabino explicou que medida vem sendo bem recebida. “Os clientes abordados nessa foram muito receptivos para o pagamento com o cartão de débito e, posteriormente, de crédito. Para a companhia, essa modalidade de pagamento representa uma ferramenta importante e eficiente de recuperação de débitos. Nossa expectativa é aumentar em 20% a quitação de contas atrasadas”.
Eduardo Sabino explicou que a companhia implementou essa nova forma de pagamento seguindo uma tendência de mercado, que aponta para o aumento da preferência do consumidor pelo uso do cartão, que hoje já representa 54% do volume de pagamentos realizados no país, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
“A participação do setor de utilities, que são os serviços essenciais, ainda é pequena, mas a perspectiva é crescer cada vez mais, como apontam os estudos de mercado. Por isso, a Compesa buscou soluções e tecnologias para trazer essa modalidade de pagamento, e também nos preocupamos em garantir a segurança dessas transações para o cliente”, explica o diretor.
Mensalmente, a Companhia registra 60 mil atendimentos aos seus clientes nas lojas físicas em todo o Estado.
Lojas Atendentes
Boa Vista
Cordeiro – Expresso Cidadão
Largo da Paz
Olinda
Paulista
Peixinhos – Expresso Cidadão
Prazeres (Jaboatão dos Guararapes)
Interior
Afogados da Ingazeira
Agrestina
Arcoverde
Carpina
Caruaru
Garanhuns
Petrolina – Expresso Cidadão
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
Serra Talhada
Surubim
Vitória de Santo Antão – Expresso Cidadão