MENDONÇA FILHO INTERNET
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias – Blogs.NE10
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (13) o projeto Educação Conectada, que cria uma política de inovação para apoiar as escolas na universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso de tecnologias digitais na educação básica. A matéria seguirá agora para o Senado.

O programa Educação Conectada foi lançado, em novembro de 2017, pelo presidente Michel Temer e o então ministro da Educação, o deputado federal Mendonça Filho (DEM), quando o projeto de lei que transforma o programa em política pública seguiu para a Câmara. A aprovação foi comemorada pelo deputado.

“Para termos qualidade no ensino, precisamos ter uma base comum bem definida, professores bem formados, preparados e valorizados, e tecnologia que proporcione aquilo que o mundo desenvolvido já alcançou. É justamente a intenção desse projeto: queremos que a infraestrutura avance, garantindo conectividade com a internet que vem de fora e com a distribuição dos sinais dentro da escola”, disse Mendonça.

Segundo o deputado federal Carlos Aleluia (DEM), que presidiu a comissão sobre o projeto, o Educação Conectada é importante por fazer a conexão das escolas ao mundo. “Quero agradecer pela aprovação pacífica desse projeto sobretudo num momento em que sem conexão não há caminho para a educação”, afirmou.

O texto foi aprovado com oito emendas incorporadas, uma delas, permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para instalação, ampliação ou atualização de redes de comunicação de voz e de dados, em especial o acesso à internet de alta velocidade em escolas públicas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e baixo desempenho em indicadores educacionais.

INTERNET NAS ESCOLASPara Mendonça, a aprovação do Educação Conectada representa mais um compromisso cumprido a favor da educação. “A aprovação atende uma das necessidades fundamentais da educação. O acesso a internet é um instrumento de ampliação do conhecimento”, disse.

Segundo o projeto apresentado por Mendonça ao presidente Temer, 64% das escolas pesquisadas pelo MEC possuem velocidade limitada de conexão, 66% das escolas apontaram que a velocidade insuficiente na conexão é o principal entrave para o uso pedagógico da internet e tecnologias educacionais, 42% delas informam que a principal razão de não possuírem conexão de internet se deve ao fato de não possuírem recursos financeiros suficientes.

A criação de uma política para universalizar o acesso à internet nas escolas públicas para o uso pedagógico está prevista no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14). Essa política será executada em articulação com outros programas apoiados técnica ou financeiramente pelo governo federal e destinados à inovação e à tecnologia na educação.

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