Homenagem – Cerimônia, proposta pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, contou com a presença de várias autoridades, como o governador Paulo Câmara, além de familiares, amigos e correligionários 
Homenagem – Cerimônia, proposta pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, contou com a presença de várias autoridades, como o governador Paulo Câmara, além de familiares, amigos e correligionários 

 

 

Ao final do décimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, o deputado Henrique Queiroz (PR) foi homenageado, em Reunião Solene nesta quarta (5), pelos 40 anos de atuação na Alepe. A cerimônia ocorreu no Plenário Governador Eduardo Campos e contou com a presença de várias autoridades, como o governador Paulo Câmara, além de familiares, amigos e correligionários.  “Trata-se de um homem de verdadeiro espírito público, democrata e defensor dos interesses maiores de Pernambuco”, disse o presidente da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), que propôs a iniciativa.

Medeiros fez um relato sobre a trajetória de Queiroz, natural de Limoeiro (Agreste Setentrional), mas que sempre teve estreita ligação com o município de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), onde foi vereador por dois anos antes de conquistar uma cadeira na Assembleia em 1978. O deputado foi membro efetivo do grupo que elaborou a Constituição do Estado de Pernambuco, em 1989, e presidente das Comissões Permanentes de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Negócios Municipais e Redação Final. Assumiu, ainda, importantes cargos no Poder Legislativo, como os de vice-presidente, 3º e 4º secretários, além ter sido vice-líder do Governo Jarbas Vasconcelos.

“Nosso homenageado é autor de mais de cem leis estaduais, em diversas áreas, como cidadania, saúde e meio ambiente. Além disso, sempre marcou posição em prol da educação pública de qualidade. Por sua iniciativa, foi realizado o 1º Seminário de Educação desta Casa”, destacou Eriberto Medeiros. O presidente da Alepe também elencou outros feitos que tiveram a participação de Queiroz, a exemplo da desativação de lixões no Interior; eletrificação rural do Vale do Catimbau (região entre o Agreste e o Sertão do Estado); construção de obras de infraestrutura, como pontes e estradas; e inauguração do Polo Industrial de Vitória de Santo Antão.

“Nesta solenidade, no entanto, gostaria de deixar registrada uma outra grande virtude de Henrique Queiroz: a sua humildade, marcada por uma enorme disposição em sempre aprender mais. Esse, certamente, é um dos maiores traços de sua personalidade e fato que o torna tão admirado por todos os colegas de mandato, funcionários e colaboradores que tiveram a felicidade de usufruir de sua convivência nesta Casa legislativa”, completou Medeiros, que entregou uma placa comemorativa ao homenageado.

HENRIQUE QUEIROZ 40 1

Durante a cerimônia, que lotou o Plenário, também discursaram os líderes da Oposição, Sílvio Costa Filho (PRB), e do Governo, Isaltino Nascimento (PSB). “O Parlamento pernambucano tem muito apreço por Henrique Queiroz, que sempre fez política com seriedade e respeito às pessoas. Vossa Excelência emprestou sua vida à política”, afirmou Costa Filho, acrescentando ser um privilégio poder participar da homenagem.

HENRIQUE QUEIROZ 40 3“São dez mandatos consecutivos, 40 anos dedicados ao Legislativo, uma prova de que o povo acredita no seu trabalho”, observou Nascimento, enfatizando que Queiroz é o deputado com mais mandatos na Alepe. “Ele entra para a história como um dos mais importantes deste Parlamento.”

A servidora Cynthia Barreto, superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, falou em nome dos funcionários: “Esta é uma justa e afetuosa homenagem, um profundo reconhecimento por parte dos que tiveram a satisfação e a oportunidade de conviver com Henrique Queiroz”. Já a servidora Graça Vasconcelos, lotada na Secretaria Geral da Mesa Diretora, entregou ao homenageado uma compilação do trabalho desenvolvido por ele em 40 anos na Assembleia.

HENRIQUE QUEIROZ 40Comenda – O deputado também recebeu do governador Paulo Câmara a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, maior comenda do Poder Executivo de Pernambuco. Ao iniciar seu discurso na tribuna, enfatizou: “Dever cumprido, felicidade e esperança. Essas são as palavras que expressam meu estado de ânimo neste momento. Quando assumi meu primeiro mandato, há 40 anos, elegi três metas prioritárias: trabalhar para o povo, trabalhar pelo povo e trabalhar pelo desenvolvimento de Pernambuco”.

Formado em Direito, Queiroz falou sobre sua trajetória política, o trabalho como parlamentar e lembrou a atuação de vários governadores do Estado. “Fiz a escolha certa: fazer política, pois só ela consegue reunir dois pilares fundamentais para qualquer civilização, conhecer as necessidades de um povo e ter o poder de provê-las”, destacou, pontuando que um bom político trabalha pela coletividade.HENRIQUE QUEIROZ 40 8

“Não tenho outra palavra, a não ser dizer aqui para todos: gratidão!” O deputado também agradeceu aos demais parlamentares, aos funcionários da Alepe e à família, em especial, à esposa Cristina. “Hoje, humildemente, na frente de todos e no momento em que fecho este ciclo em minha vida, peço desculpas pela minha ausência.”

Henrique Queiroz se candidatou a deputado federal no último pleito, mas não se elegeu. O filho dele, Henrique Queiroz Filho, foi eleito deputado estadual para a próxima legislatura (2019-2022). A Reunião Solene também teve a participação do Coral Vozes de Pernambuco, do cordelista Luciano Neves e do cantor Ed Carlos.

HENRIQUE QUEIROZ 40 7

Fotos: Giovanni Costa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar