HOSPITAIS A2

Por Márcio Maia

 

Os hospitais da Restauração, Correia Picanço e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), no Recife; Miguel Arraes, em Paulista e Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, vão receber investimentos do SUS, através do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (PRHP) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS).

Três representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, que mantém a parceria com o Ministério da Saúde, começaram a traçar um diagnóstico da Hospsital Miguel Arraes. O HMA foi um dos cinco hospitais escolhidos em Pernambuco para participar do projeto, que existe há 9 anos e vem beneficiando mais de 20 instituições públicas em todo o país com orientações e capacitação para melhorias de gestão  e, consequentemente, da qualidade no atendimento ao paciente.

O projeto tem duração de dois anos, com acompanhamento presencial e à distância, realização de cursos e incentivo à criação de comissões internas para que o serviço siga os protocolos de atendimento aos pacientes semelhantes aos utilizados em hospitais de referência no Brasil. A apresentação do RHP aconteceu no auditório e reuniu profissionais de vários setores do HMA.

HOSPITAIS A1

O diretor médico do Hospital Miguel Arraes, Petrus Andrade Lima, destacou a importância do envolvimento nesse projeto. Segundo ele, o HMA foi selecionado pela excelência dos serviços prestados e tem as condições ideais para melhorar processos e indicadores. “A partir do momento que reduzimos custos e otimizamos métodos, temos a capacidade de nos destacar e sermos beneficiados por projetos dessa natureza”.

A farmacêutica Tatiana Francelino faz parte da comissão do HAOC e ficará responsável pelo projeto na unidade pelos próximos dois anos. Ela explicou como funciona o Diagnóstico Situacional de Hospitais e como cada um pode colaborar para o sucesso do projeto. “O objetivo é a segurança do paciente. Estaremos com vocês até o ano de 2020 fazendo avaliações e analisando os resultados. Depois disso, o hospital terá condições de caminhar sozinho, evoluindo a cada ano”.

Após a apresentação sobre os serviços prestados no HMA, a comissão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz se dividiu para fazer a primeira avaliação dos diversos setores da unidade hospitalar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar