IMG-20181203-WA0139

Vicente Pires é uma das regiões administrativas mais jovens do DF. Recebeu este título há apenas nove anos, embora suas terras, que inicialmente eram para destinação rural, tenham sido ocupadas pelos condomínios residenciais desde o final dos anos 90.

IMG-20181203-WA0153

Em 2015, após estudos, projetos e licenças ambientais, o Governo do Distrito Federal deu início às obras de infraestrutura na cidade, que àquela altura já contava com mais de 75.000 mil habitantes. Juntamente com as obras, começaram os desafios da construção de dezenas de quilômetros de galerias de macrodrenagem, asfalto, calçadas e meios fios, em meio à rotina de uma cidade em pleno vigor.

Para o desafio de tocar essa imensa obra, sem deixar a cidade parar, em março de 2018 o governador Rodrigo Rollemberg convidou Charles Guerreiro para se juntar ao conjunto de órgãos do GDF como Administrador de Vicente Pires.

IMG-20181203-WA0040Morador da Cidade há vários anos e conhecedor dos anseios da comunidade, Guerreiro assumiu a Administração Regional da cidade e, a partir de então, um novo ritmo foi empreendido e Vicente Pires e o DF conheceram um novo modo de administrar.

Com o jargão “Avança Vicente Pires”, Guerreiro trocou o ar condicionado dos gabinetes pelo ar livre das ruas, sob o sol ou a chuva, de dia ou à noite.

Vestido com o seu inconfundível jaleco vinho, onde se lê “Administrador de Vicente Pires”, Guerreiro empreendeu um ritmo acelerado de atendimento à comunidade, com visitas diárias a diversos pontos da cidade, falando pessoalmente com os moradores e levando o atendimento às mais variadas demandas da população. “Os problemas da cidade não estão aqui dentro. Não posso me dar ao luxo de ficar trancado num gabinete enquanto o povo precisa dos serviços nas ruas, ” explica o administrador.

Uma das primeiras ações do administrador foi estabelecer um canal direto com a população, por meio das redes sociais e do próprio celular. Esse diferencial na forma de comunicação, por meio de vídeos e posts diários, na qual a comunidade recebe as informações, quase em tempo real, facilita os deslocamentos dos pedestres e motoristas, no dia a dia, evitando locais com intervenção de obras, já que a cidade se transformou no maior canteiro de obras do DF. Também graças a esse formato de comunicação, a população entendeu a obra e se familiarizou com diversos termos como, túnel line, dissipadores, bacia de contenção, macrodrenagem, entre outros, relativos às ações que fazem parte das obras.

IMG-20181203-WA0043

Com uma jornada de trabalho extenuante, envolvendo finais de semana e feriados e jornada diária que não raro ultrapassa o horário das 22hs, a comunidade vê a cada momento seu pleito atendido, seja o esgoto que está vazando na rua, o resto de poda que foi descartado fora do lugar, ou uma rua que necessita de reparos. Onde houver problemas que necessitem de atendimento, lá sempre está o incansável administrador. “As obras de infraestrutura, contratadas pela Secretaria de Obras, além das demandas do nosso cotidiano, requerem um olhar atencioso, nos detalhes, e isso só é possível acompanhando de perto. Assim, conseguimos diminuir consideravelmente osIMG-20181203-WA0045 transtornos para a população. É a isso que chamamos de gestão de resultados”, complementa IMG-20181203-WA0041Guerreiro.

Já se tornaram costumeiros os depoimentos nas redes sociais:

“Solicitei um PEC para a Rua 12 e já conseguimos ser atendidos, graças ao Guerreiro”.

“Há 10 anos peço uma parada de ônibus num ponto próximo à minha casa e agora, com a interferência de Guerreiro, nós conseguimos”.

“Hoje consegui chegar ao metrô com a integração, direto de Vicente Pires. Valeu Guerreiro!”

“Um antigo pleito dos papa-lixos foi atendido graças ao empenho do nosso administrador”.

“Passei na rua agora, às 22h00, depois das chuvas, e vi o administrador colocando placas de sinalização num local que oferecia perigo”.

Com esta dinâmica, uma mudança conceitual, muito trabalho e um novo modelo de gestão pública temos, em Vicente Pires, um padrão do serviço público, já reconhecido como de sucesso pela população, que pode ser oferecido como modelo para o restante do DF e até Brasil.

IMG-20181203-WA0044

Com o trabalho diferenciado não demorou muito para que a popularidade do administrador atingisse altos índices de aprovação. Prova disso é a manifestação da comunidade local com o movimento “Fica Guerreiro!”, com o qual a população se organiza, por meio de abaixo-assinados, redes sociais e ações espontâneas, para sensibilização pela permanência do administrador, no novo governo que se iniciará em janeiro do próximo ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar