Suspeito de envolvimento no esquema de desvio de verba, o prefeito Lula Cabral foi preso e pediu afastamento do cargo por 90 dias. 

LULA CABRAL 1

 

 

Passado um mês da prisão do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e da detenção de outras 21 pessoas supostamente envolvidas no desvio do fundo previdenciário municipal (Caboprev), a Polícia Federal ainda não encontrou os R$ 92,5 milhões. De acordo com as investigações, o montante foi transferido para o chamado Fundo Podre, que são empresas de investimento sem respaldo financeiro, podendo prejudicar o pagamento da aposentadoria dos servidores municipais. Nesta terça-feira (27), deve entrar em pauta na Câmara de Vereadores a votação do pedido de afastamento das funções de prefeito feito por Lula Cabral.

Para o vereador José Arimatéia, a solicitação não é ilegal e faria parte da estratégia da defesa para o pedido de habeas corpus. “A meu ver, o pedido não vale porque ele (Lula Cabral) está afastado do município, o Cotel é em Abreu e Lima e não no Cabo. Então ele não poderia estar aqui, logo, ele não está afastado por vontade própria. Para mim, mesmo que a câmara aprove, eu acho que é um ato nulo e tão logo ele seja configurado nós vamos entrar com outro mandado de segurança para poder anular essa licença”, prevê o vereador José Arimatéia.

Entenda o caso

A denúncia de que havia irregularidades no sistema de previdência foi feita por vereadores da cidade em dezembro de 2017 através de um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas o pedido foi negado. Na oportunidade, dos 17 vereadores da casa, 14 pertenciam à base aliada. Dez meses depois, a denúncia do desvio foi confirmada e, após a prisão de Lula Cabral, foi solicitada uma nova CPI. Além disso, foi instalada uma comissão especial a fim de investigar o esquema e pedir o afastamento definitivo do prefeito. “A gente já tinha denunciado aqui na Câmara e no Ministério Público. Nós fizemos a proposição da CPI, que não foi aceita. Fizemos também essa denúncia na Polícia Federal”, disse o vereador responsável pelas denúncias, José Arimatéia.

Lula Cabral encontra-se preso no Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife desde o dia 19 de outubro. A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho foi assumida pelo vice-prefeito, Clayton da Silva Marques, também conhecido como Keko do Armazém. A defesa do suspeito entrou com dois pedidos de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, mas todos foram negados. A equipe de reportagem tentou contato com o vereador Neto da Farmácia, presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, mas não obteve sucesso. Na manhã desta segunda-feira, não o localizamos no gabinete e nossas ligações não foram atendidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar