PORCOS

 

 

O trânsito de suínos criados no Ceará está proibido em Pernambuco por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO) faz alerta aos produtores pernambucanos de suínos devido aos focos de peste suína clássica registrados no Ceará.

No dia 6 de outubro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a existência de um foco de Peste Suína Clássica no município de Forquilha, no Ceará. Atualmente, a doença já foi confirmada em outros onze municípios, o que ocasionou o abate de mais de 500 animais como precaução para que a doença não se espalhasse. O surto está presente em criadores que não possuem a tecnificação necessária para o manejo de suínos. A suspeita é que as feiras livres, onde são comercializados animais sem autorização da fiscalização agropecuária e sem atestados clínicos assinados por veterinários, tenham expandido o problema na região.

A diretora de Defesa e Inspeção Animal, Elayne Gonçalves, explicou que o problema é grave e todos os cuidados devem ser tomados. “Pernambuco não tem nenhum foco da doença, mas fazemos divisa com o Ceará e é preciso ficar atento, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou soltos na rua”.

Ela adiantou que, como medida preventiva, a proibição de trânsito com o Ceará será mantida até que sejam erradicados todos os focos naquele Estado. “Outros focos no Ceará ainda estão sendo investigados, por isso os produtores pernambucanos devem ficar atentos e qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à ADAGRO. Pernambuco tem mais de 700 mil suínos e o trânsito é mais intenso com os Estados da Paraíba, Alagoas e do Ceará”.

DOENÇA – A peste ou cólera suína é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar