S RAMOS SESC 22 10 1

Por Marcos Lima Mochila

 

Nesta segunda-feira (22/10), o Sesc Santo Amaro promoveu, através do Departamento de Assistência Social, uma palestra sobre Prevenção de Quedas, destinado ao Grupo da Terceira Idade Aconchego, que faz parte das atividades realizadas na unidade. Para isso, convidaram o Dr. Sandro Ramos, fisioterapeuta que atua há muitos anos nesse segmento.

“Na realidade, hoje eu sou um ativista  do programa de prevenção de quedas. Como fisioterapeuta, eu sempre atendi pessoas que sofrem quedas e ficam traumatizadas, na maioria idosos. Mas, após um longo tempo atendendo essas pessoas, colocando-as para andarem novamente, eu acompanhei o sofrimento delas, durante e depois do tratamento, e vi que teria que fazer algo mais do que isso. Então, passei a estudar, no Brasil e fora, nos maiores centros de fisioterapia do mundo, para alertar os idosos e seus familiares sobre a prevenção”, afirmou, entusiasmado, o Dr. Sandro.

S RAMOS SESC 22 10 5

“Quando um idoso sofre uma queda, na maioria das vezes ele é operado e recebe uma prótese. Depois, geralmente, inicia-se o processo de recuperação dos movimentos do paciente e, quando ele consegue isso, o profissional para, como se sua atuação terminasse ali. O importante é , como se diz no segmento de comercialização de produtos, o pós-venda, ou seja, o que ocorre depois do tratamento. E um dos maiores problemas, nessa fase, são os resquícios que ficam no idoso, como o medo de andar sozinho, de voltar a caminhar, de exercer sua vida normalmente. Isso é que é o mais importante”, completou o Dr. Ramos.

S RAMOS SESC 22 10 9A assistente social Marília Diógenes é quem coordena o grupo Aconchego, que conta com aproximadamente 150 “filhinhos”, como ela os trata.

“São muito importantes e de muita utilidade essas ações,  porque isso ajuda a conscientizar as pessoas idosas, levando-os a cuidar mais de sua saúde e de seu S RAMOS SESC 22 10 6bem-estar”, afirmou Marília. “Além disso, o Dr. Sandro deu um verdadeiro espetáculo na apresentação da palestra e todos gostaram muito”, finalizou.

D. Magali é uma das 141 “alunas” do grupo Aconchego e, durante todo o tempo, permaneceu muito atenta à S RAMOS SESC 22 10 3palestra, classificou como de muita utilidade a ação.

“Foi ótimo. Eu gostei muito de saber tantas coisas importantes e, principalmente, da maneira como nos foi passado. Até mágica o Dr. Sandro fez, pra nos alegrar, além de nos orientar”, afirmou, sorridente, a D. Magali.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar