VENENO

Por Andrei Meireles – Os Divergentes

 

BOLSONARO SE EMOCIONAA disputa entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad na propaganda eleitoral virou um vale tudo, numa luta sem regras em que um tenta destruir o outro. A campanha de cada um deles atribui a beligerância desmedida ao adversário. É a expressão televisiva, em horário nobre, da briga de rua que vinha sendo travada nas redes sociais.

As vozes identificadas com o petismo atribuem esse festival de caneladas a apoiadores de Bolsonaro, aqui no Brasil ou alhures. Insinuam até uma parceira com a turma do jogo sujo que ajudou a eleger Donald Trump. Por essa ótica, o PT é  vítima de golpes baixos sem precedentes em outras campanhas eleitorais.

O debate de Collor e Lula em 1989COLLOR X LULA

O golpe maior contra o PT e Lula foi dado em 1989 pela campanha de Fernando Collor, uma baixaria de tal amplitude que depois tornou inexplicável futuras parcerias entre Lula e Collor. Ao passar do tempo, o PT ficou cascudo. O que antes eram adversários, alguns tratados como inimigos, viraram aliados. Paulo Maluf, José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho e muitos outros passaram a navegar no mesmo barco.

A esse dom de redimir adversários, de acordo com as necessidades, seguiu o mesmo talento de demonizar aliados e parceiros em outras ocasiões. O PT foi o primeiro partido, em eleição presidencial, a montar uma equipe para detonar adversários nas redes sociais. Ao reclamarem hoje dos ataques em que virou alvo, o PT esquece de sua tropa de choque montada por Franklin Martins para atuar na internet em outras campanhas eleitorais.

João Santana e Dilma Roussef

DILMA COM JOÃOO PT tenta posar de vítima também na agressiva propaganda eleitoral de Bolsonaro. Ali, eles vem trocando rasteiras e pontapés, espetáculo feio, mas com o mesmo espaço no ringue. Diferente de 2014 quando a equipe de João Santana, paga a preço de ouro pela campanha de Dilma Rousseff, estraçalhou Marina que não tinha dinheiro nem tempo de tevê para se defender.

A turma de Bolsonaro entrou nesse jogo para brigar, detonar o adversário petista, não está nem aí para regras de combate. Querem vencer e destruir o PT e assemelhados.

Ciro e MarinaCIRO X MARINA

Nessa  campanha em que parece ter perdido o rumo, o PT se sente incomodado com esse veneno que vem causando um grande estrago. Esquece que é o mesmo veneno que vinha disseminando contra adversários e até aliados. Marina, Ciro Gomes e outros que o digam.

Simples assim.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar