TITULOS DE POSSE
Por Márcio Maia

 

Cinquenta famílias de agricultores receberam escrituras de contratos de terras. A entrega aconteceu durante a realização de oficina do Plano Operativo Anual (POA) do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), referente ao Estado de Pernambuco, no Auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que foi promovida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) em parceria com o Governo de Pernambuco, através do ITERPE, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), e instituições da sociedade civil organizada.

O presidente do ITERPE, André Negromonte, disse que o objetivo do encontro avaliar o trabalho realizado em 2018 e apresentar as metas de execução para 2019, considerando a nova normativa do programa e norteadoras para a retomada do PNCF. “A pactuação é feita com todas as entidades envolvidas com o PNCF, com metas estabelecidas, visando a aquisição de terras para os agricultores familiares, para a ampliação da produção rural de base familiar, responsável por aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos”.

 

A subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori, responsável pela coordenação do POA, gestora dessa política pública do Governo Federal, facilitou todo o processo de construção das metas e realizou a mediação dos diálogos entre as instituições presentes no evento, que contou com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, do delegado da SEAD em Pernambuco, Rodrigo Almeida, representantes de movimentos sociais, empresas de Assistência Técnica, e dos agricultores das associações beneficiadas com a aquisição de terra.

A entrega das 50 escrituras de terra às famílias rurais das três novas unidades produtivas no Estado deixou todos bastante emocionados. Duas estão localizadas em Taquaritinga no Norte e a outra no município de Cortês. Foram beneficiadas 31 famílias das unidades produtivas Manoel Santos e Aroeira, localizadas em Taquaritinga, e 19 residentes em Capivara III, localizada em Cortês.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar