Osteoporosis 4 Stages -- 3D Rendering
Osteoporosis 4 Stages — 3D Rendering
Por Márcio Maia

A Osteoporose é uma doença que vem atingindo muita gente, sobretudo os moradores das grandes cidades, que não têm o costume de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, principalmente dietas pobres em Cálcio e Vitamina D. O uso e abuso de fumo e álcool também são responsáveis pela doença. Remédios à base de Corticoides também provocam a doença.OSTEO 1

As mulheres têm outros pontos peculiares que causam a Osteoporose. As que fizeram cirurgias de histerectomia, como a retiradas de útero ou ovário, assim como as que entraram na menopausa, estão propensas a serem acometidas pela doença.

OSTEOA Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, tornando-se mais atingidos pelas fraturas.

Para alertar sobre o problema, foi criado o Dia Mundial da Osteoporose, em 20 de outubro. Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem diagnóstico da doença.

No Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, nos nove primeiros meses do ano foram HMArealizadas mais de 230 cirurgias de fêmur proximal, região localizada próxima ao quadril, muito comum em pacientes portadores de Osteopenia e Osteoporose. Fraturas desse tipo, além de limitarem a mobilidade e a execução de tarefas do dia a dia por longos períodos, podem colocar em risco a vida do paciente.

DR. RODRIGO AMORIMO médico-ortopedista do HMA, Dr. Rodrigo Amorim, explicou que a osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e, por isso, o diagnóstico é feito, geralmente, após o surgimento de fraturas. Adiantou que existem outros aspectos. “A fratura é a característica mais clara. Porém, uma redução da estatura do paciente, dor nos ossos e nas articulações, ou a presença de ombros caídos ou corcunda podem indicar a perda da massa óssea. Nesses casos, um exame de densitometria óssea pode confirmar a doença”.

O especialista disse que o tratamento para a osteoporose é feito com o uso de medicamentos que estimulam a produção de massa óssea. “Porém, a prática de atividades físicas e mudanças na dieta, como a ingestão de cálcio somada à exposição ao sol durante 15 minutos, todos os dias, para a produção de vitamina D, também são eficazes para combater a doença”.

Nota

A data surgiu em 1996 pela Sociedade Britânica de Osteoporose e, no ano seguinte, a Internacional Osteoporosis Foundation adotou o dia.
Como evitar
  • Fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana, com orientação de um profissional especializado;
  • Pegar sol antes das 10h ou após as 16h por, no mínimo, 15 minutos ao dia, sem filtro solar;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio;
  • Evitar fumo e álcool;
  • Evitar café expresso;
  • As mulheres, ao chegarem à menopausa, devem procurar orientação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar