QUEDA DE HOMICÍDIO

Por Márcio Maia

Os índices de criminalidade estão diminuindo de forma acentuada em Pernambuco. Por conta da intensificação do trabalho de policiamento ostensivo e preventivo e devido à prisão de diversas quadrilhas de traficantes de drogas e de homicidas, o número de homicídios diminuíram bastante em todo o Estado.

​O levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) indicou que em nada menos de doze municípios, não aconteceram crimes de morte. São eles: Brejinho, Buenos Aires, Calumbi, Cedro, Ibirajuba, Itacuruba, Quixaba, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Terezinha e Salgadinho. Também não foi registrado qualquer homicídio na ilha de Fernando de Noronha.

​Segundo o mesmo levantamento, em 91 outros municípios e também em Fernando de Noronha, não aconteceram assassinatos durante o mês de setembro. Em cidades importantes como Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Chã Grande, Floresta, Macaparana, Ouricuri, Salgadinho, Sertânia, Taquaritinga do Norte, Triunfo e Vertentes, não foi registrado qualquer caso dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

SDSO tráfico de drogas vem sendo responsável por nada menos de 72,5% dos crimes de morte registrados no mês passado. Os policiais informaram que são homicídios motivados por disputa por pontos de tráfico, luta entre os chefes das quadrilhas e por débitos não pagos por viciados, os conhecidos “acertos de contas”. Os especialistas não têm dúvidas que a luta por espaços em pontos considerados chaves para a venda de maconha, cocaína e crac é a principal motivadora dos homicídios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar