COLUNA DO MOCHILA MONTADA

 

Por que parou? Parou por quê?

MINHA PRIMEIRA MATÉRIA DE CAPA DA REVISTA TOTALNos últimos dias não vínhamos postando a Coluna do Mochila. É que esses dias têm sido de muita luta, muita correria. Pela primeira vez pude acompanhar a equipe técnica da Revista TOTAL e do Blog da Revista TOTAL, que realiza os estudos para estabelecerem as previsões  dos candidatos que se elegerão, em todos os níveis: Presidente da República, Governador do Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

Eu sempre fui leitor da Revista TOTAL, desde o seu lançamento, há quase 15 anos atrás. Na época, eu estava na Faculdade dos Guararapes, como Assessor de Imprensa. Durante os 8 anos que fiz parte da Secretaria de Comunicação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, nas duas gestões de Elias Gomes, essa leitura passou a ser integral. Afinal, o jovem fotógrafo da revista, Roberto Fontes, era também o fotógrafo da minha Coordenação de Rádio e TV da SC da prefeitura e, aí, eu recebia a revista em minha sala, antes de ela chegar às bancas. (Quanto privilégio, hem?).

E eu sempre fiquei intrigado, querendo descobrir o segredo da equipe técnica da revista que sempre alcançava um índice muito grande, alguns chegando a 98%, de acertos dos candidatos eleitos. Em 2014, então, a coisa foi anormal. No início da campanha de Paulo Câmara, à sucessão de Eduardo Campos, o candidato não chegava a atingir 3% de intenções de voto e a Revista TOTAL foi logo afirmando que ele ganharia. E ele ganhou.

Tudo isso me chamava atenção e, ao ser convidado por Marcelo Mesquita, presidente do grupo, para integrar a equipe, eu fiquei na expectativa de participar desses estudos.

Pois bem, amigos. Participei, estou participando e conto o segredo para vocês, abro o jogo: os acertos são resultado de muito trabalho, muita perseverança, muita consulta a pessoas dos mais variados segmentos, muita conversa e troca de ideias. E o trabalho é tão árduo, e eu me envolvi tanto, que não tive tempo para mais nada.

Desde o dia 15 passado, a Revista TOTAL nº 100 está nas bancas. E ela vem trazendo os nomes de todos os candidatos de nosso Estado, de todos os níveis, que serão eleitos.

Até a próxima sexta-feira (05/10), estará nas bancas o nº 101, com o anúncio do candidato a presidente que será eleito.

No próximo dia 8/10 comparem, confiram e deem o seu voto à equipe da revista e do blog… Ah, eu já agradeço por mim pois, desta vez, eu também fiz parte dessa equipe.

Por enquanto, curtam a Coluna do Mochila, que volta à ativa.

Um abraço.

SIMONE E SIMARIA                   Simone chora em último show sem Simaria:                            “Melhor coisa a se fazer”

Cantora voltou a comentar sobre o afastamento da irmã para tratamento contra tuberculose

A cantora Simone, da dupla com Simaria, voltou a se apresentar sozinha neste domingo (30/9). O show foi realizado no festival Canta Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o solo, ela se emocionou em vários momentos e comentou sobre a pausa da dupla.

“Quero contar com a oração de todos vocês para pedir ao Papai do Céu para trazer o mais rápido possível a Simaria para perto da gente. Em comum acordo com nosso escritório e também com minha irmã – passei três dias com ela –, nós decidimos que a melhor coisa a se fazer agora é parar os shows esperando a volta dela”, explicou a artista, depois de agradecer o carinho e o amor dos fãs.

No Instagram, Simone fez um agradecimento aos fãs que acompanharam a apresentação em Niterói. “Passando para agradecer a nossa turma de Macaé e Niterói (RJ) que nos recebeu carinhosamente neste final de semana, dois shows incríveis! Agora é hora de descansar e preparar muitas novidades para vocês”, escreveu a artista na legenda.

Há quinze dias, Simone havia cantado sozinha em um show em Santa Catarina. Na apresentação, ela também comentou sobre o tratamento de Simaria contra a tuberculose ganglionar. No primeiro afastamento da irmã, em abril, Simone cumpriu três meses de agenda sozinha e chegou a passar mal durante um show devido ao cansaço da rotina.

***

Essa matéria nos obriga a fazer uma reflexão, afinal, cinco décadas depois de encontrada a cura para a doença, a tuberculose ainda mata mais pessoas do que qualquer outro germe isolado.

É um texto deveras longo, mas tem que ser lido com muita atenção, por todas as pessoas.

TUBERCULOSE

Essa situação mostra com clareza a relação entre condições de saúde e as condições sociais de uma população. A tuberculose matava muitos artistas, pessoas que se aglomeravam facilitando a passagem do bacilo de uma pessoa para outra através de gotículas inaladas na respiração. Tantos artistas e jovens brilhantes, como Chopin, sofreram de tuberculose que se chegou a pensar que a genialidade tornava o indivíduo vulnerável à doença. Entre os trabalhadores pobres e subnutridos da cidade, a tuberculose se alastrou em meados do século XIX.
TUBERCULOSE RADIOGRAFIATuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). A tuberculose afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo.  A maioria das infeções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente. Cerca de 10% das infeções latentes evoluem para tuberculose ativa. Se não for tratada, a tuberculose ativa causa a morte a 50% das pessoas infetadas.
Os sintomas clássicos da tuberculose ativa são tosse crónica com expulsão de sangue, escarro, febre, suores noturnos e perda de peso. A infecção de outros órgãos pode causar vários outros sintomas.
A tuberculose é transmitida por via aérea quando as pessoas com tuberculose ativa nos pulmões tossem, cospem, falam ou espirram. As pessoas com tuberculose latente não transmitem a doença. A infeção ativa é mais comum entre fumadores e pessoas com VIH/SIDA. O diagnóstico de tuberculose ativa é apoiado por radiografias ao peito, exames microscópicos e culturas de fluidos corporais.  O diagnóstico de tuberculose latente baseia-se na prova da tuberculina ou análises ao sangue.
Segundo a Dra. Celina Braga(*), é possível prevenir a tuberculose:TUBERCULOSE TESTE DE MANTOUX
CB – A prevenção é feita através da vacina BCG, recomendada para aplicação no primeiro mês de vida da criança. A vacina diminui as chances de desenvolver formas graves da doença, como a meningite tuberculosa, mas não é eficaz contra a tuberculose pulmonar. Outra forma é através da prevenção secundária com isoniazida. A proteção é recomendada para as pessoas que convivem com a pessoa doente, seja na casa ou no trabalho. Essa proteção só é recomendada após a avaliação do teste PPD e do raio-X de tórax de todos os contatos próximos. Objetivamente, a forma mais eficaz é a descoberta das pessoas doentes e o início rápido do tratamento.
(*)Celina Boga possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, residência médica em Medicina Geral e Comunitária pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
É preciso desmistificar a doença, reconhecer que ela incide com mais força onde existe pobreza, grandes aglomerações humanas em habitações insalubres onde convivem crianças, adultos, idosos.
BOLSONARO 2

 Com aposta em Bolsonaro, dólar cai 2% e Bolsa tem maior alta desde 2016

Dólar encerrou o dia em 3,93 reais, uma queda de 2,08%. Esse é o menor valor de fechamento desde o pregão de 17 de agosto (3,91 reais)

Por Redação Veja

O Ibovespa disparou nesta terça, atingindo 81.593 pontos, alta de 3,78%. (Reinaldo Canato/VEJA.com)

QUEDA DO DÓLARO mercado financeiro passou a acreditar mais fortemente na eventual vitória do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, após a última pesquisa do Ibope mostrar ampliação da sua vantagem sobre o petista Fernando Haddad. Essa mudança de cenário fez com que o dólar encerrasse o dia em 3,93 reais, uma queda de 2,08%. Esse é o menor valor de fechamento desde o pregão de 17 de agosto (3,91 reais).

O Ibovespa, principal indicador de ações da bolsa brasileira, a B3, também sentiu os efeitos positivos e disparou, atingindo 81.593 pontos, crescimento de 3,78%. Foi a maior alta diária em quase dois anos, desde 7 de novembro de 2016.

De acordo com analistas, a pesquisa trouxe dois dados extremamente positivos para o mercado: o avanço das intenções de voto em Bolsonaro e o aumento da rejeição de Haddad. Essa combinação aumenta a vantagem do presidenciável do PSL, que conquistou o posto de candidato do mercado, tomando o lugar do tucano Geraldo Alckmin, que não conseguiu crescer nas pesquisas mesmo tendo o maior tempo de propaganda de rádio e TV.

BANCADA RURALISTA

Frente Parlamentar da Agropecuária declarou de forma oficial apoio ao candidato Jair Bolsonaro

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), grupo que reúne 261 deputados federais e senadores que defendem pautas de interesse do setor, anunciou nesta terça-feira de forma oficial apoio ao candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro.

A FPA disse em nota que tomou a posição “atendendo ao clamor do setor produtivo nacional, de empreendedores individuais aos pequenos agricultores e representantes dos grandes negócios”.

A FPA, que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), disse que a polarização entre Bolsonaro e o candidato do PT, Fernando Haddad, apontada pelas últimas pesquisas “causa grande preocupação com o futuro

A deputada Tereza Cristina (DEM), presidente da FPA (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados) (Adriano Machado/Reuters)
Deputada Tereza Cristina (DEM), pres. da FPA (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
(Adriano Machado/Reuters)

do Brasil”, e que por isso decidiu se unir em torno do candidato do PSL.

“Certos de nosso compromisso com os próximos anos de uma governabilidade responsável e transparente, uniremos esforços para evitar que candidatos ligados à esquemas de corrupção e ao aprofundamento da crise econômica brasileira retornem ao comando do nosso país”, acrescentou a FPA em nota assinada por sua presidente, deputada Tereza Cristina (DEM-MS).

 

BRUMAR

“Está chegando a hora”

Saullo Brenner

O jogador Neymar Jr., do Paris Saint-Germain, está empolgado com a expectativa da união oficial com a namorada, Bruna Marquezine. Em entrevista a Glória Maria, o craque do futebol falou sobre o relacionamento com a atriz e a ideia de se casar com ela em breve.

“Está chegando a hora, né? Mas insisto que a hora de casar não tem relação com fama, dinheiro ou sucesso. Acho que [o casamento] tem a ver com a maturidade do casal, do desejo de viver uma vida em comum”, explicou Neymar.

O namorado de Bruna também se voltou para a questão do preconceito, afirmando condenar qualquer tipo de recriminação. “Eu sofri, e vi meus companheiros sofrerem ataques raciais dentro de campo. Um absurdo! Condenável sempre. E acredito muito que chegaremos a um dia em que todos sejam tratados igualmente, respeitando as diferenças”, concluiu.

MARTA CHORA 2

Marta chora ao lembrar preconceito no começo da carreira

Seis vezes melhor jogadora do mundo, Marta lembrou suas origens e a primeira medalha que ganhou no futebol, em 1997, numa competição de futsal. A revelação ocorreu durante entrevista a Casagrande, veiculada no Esporte Espetacular. Durante a conversa, ela chorou ao recordar o preconceito que enfrentou no torneio que rendeu a primeira medalha.

“Quando estava no segundo ano desta competição de futsal, o treinador de outra equipe disse: ‘se deixar a menina jogar vou tirar o meu time’. Aquilo doeu tanto, poxa! Estou fazendo algo errado?” contou com lágrimas nos olhos.

Mas a entrevista teve mais momentos felizes que tristes. Como quando Casagrande perguntou se Marta planejava ter mais Bolas de Ouro que Cristiano Ronaldo e Messi. A melhor do mundo respondeu que não era um objetivo e que as coisas simplesmente aconteceram assim. Ela revelou ainda porque se emocionou tanto em cada uma das vezes que ganhou o prêmio.

“Isso tudo representa muito para mim. As pessoas nunca ouviram da minha boca ‘eu sou a melhor do mundo’. Se eu falar, não vai mudar nada. Não vou ganhar o prêmio. Mas se eu mostrar, ai sim, vai ter uma diferença”.

Marta também comentou como é ser embaixadora da ONU e o papel que o cargo representa na luta por igualdade entre homens e mulheres. “Tem dificuldade não só no futebol, em todos os setores. Com este trabalho a gente quer inspirar as mulheres a acreditarem nelas e assim quebrar cada vez mais este preconceito, a desigualdade”.

A melhor do mundo recebeu mensagens de vários ícones do futebol brasileiro como Formiga, Kaká, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zagallo. Casagrande ressaltou que todos mencionaram sentir orgulho de Marta e foi outro momento em que a jogadora ficou com lágrimas nos olhos.

Ela declarou que deseja mais. Acrescentou que várias vezes fez planos de aposentadoria depois de uma Olimpíada ou determinada temporada, mas nunca colocou em prática. Agora, Marta afirmou que não faz mais este tipo de cálculos.

*Com informações da FolhaPress

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar