IMG-20180914-WA0014

Um dos grandes líderes da política pernambucana, Jarbas de Andrade Vasconcelos nasceu em Vicência, interior pernambucano.

Conforme os estudos técnicos realizados pela equipe da Revista TOTAL e Blog Revista TOTAL, Jarbas será o primeiro senador eleito nas eleições do dia 7 de outubro.

A história de Jarbas na política mostra sua capacidade de luta para defender o que acha ser correto mesmo que, para isso, tenha que criticar até o seu próprio partido.

Com quase 50 anos de militância na política, na qual ingressou em 1969, como secretário-geral da seção pernambucana do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar implantado no país em abril de 1964, que ajudou a fundar. No MDB, foi eleito deputado estadual em Pernambuco no pleito de novembro de 1970 e, desde então, já exerceu os cargos de deputado federal, senador, prefeito do Recife por 2 vezes e governador de Pernambuco por duas gestões consecutivas.

Em 1986, foi eleito prefeito nas primeiras eleições diretas para o cargo desde o fim do Regime Militar de 1964. Como foi derrotado pelo deputado federal Sérgio Murilo na convenção do PMDB e sem espaço na sua legenda, filiou-se ao PSB e formou a “Frente Popular do Recife”, uma coligação cujo esteio se baseava tanto em sua figura quanto nos apoios da maior parte do PMDB e de legendas como o PT e o PCdoB.

Hoje, seus adversários o acusam de estar no mesmo palanque do PT, que ele sempre criticou, mas ele mostra sua coerência, pois, em contrapartida, já criticou por diversas vezes políticos do seu próprio partido, quando discorda de algo. Demonstra, assim, que suas críticas sempre são direcionadas a pessoas e não ao partido em si.

Em 1998 elegeu-se governador de Pernambuco e em 2002 foi reeleito logo no primeiro turno.

Jarbas Vasconcelos tem, como se verifica, bastante experiência e muita credibilidade, além de outras virtudes como político, e se elegerá senador no próximo pleito.

IMG-20180914-WA0013

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar