IMG-20180911-WA0048

Na véspera do anúncio do Ibope, de que Paulo Câmara abriu nove pontos de diferença sobre Monteiro, a Revista TOTAL já anunciara o crescimento de Câmara em torno de 9 a 10%.

Passada uma semana, a equipe da Revista TOTAL, capitaneada pelo empresário Marcelo Mesquita, anuncia que a diferença de intenções de voto de Paulo Câmara para Armando Monteiro já atingiu 13 pontos.

Esse crescimento o credencia, como previu a Revista TOTAL, à obtenção da vitória nas próximas eleições, já no primeiro turno.

Quem não acompanha atentamente as movimentações de Paulo, desde que assumiu o governo de Pernambuco há 3 anos e 8 meses atrás, se surpreende com esse resultado, sobretudo com esse crescimento constante.

Para nós, que acompanhamos atentamente, tendo muita sutileza na percepção dos movimentos do governador, existem vários motivos para explicar e comprovar esse fenêmeno.

Além da tragédia com a morte de Eduardo Campos, no dia 13 de agosto de 2014, para o PSB ficava vazia a cadeira do grande líder, excelente articulador, que há muito conquistara Pernambuco e iria conquistar o Brasil. Ele se destacava sempre pelo seu perfil conciliador e inovador, engraçado, leve e jovial, além de moderna.

Naquele momento, muito se indagou sobre quem seria o substituto de Eduardo, no PSB. Foram ventilados vários nomes, inclusive o de Geraldo Júlio que, há dois anos, vinha fazendo um grande trabalho na Prefeitura do Recife. Quase ninguém – ou ninguém – citou Paulo Câmara como o nome a assumir o espaço deixado por Campos com, pelo menos uma parte dos seus predicados.

Assumiu o governo, após o trauma da perda de Eduardo, e enfrentou todas as intempéries, sem ter ao lado o seu padrinho e conselheiro político. Nos três primeiros anos de sua gestão, Paulo Câmara enfrentou a maior recessão dos últimos tempos no Brasil, que trouxe reflexos negativos inestimáveis para Pernambuco: aumento de desemprego, queda da arrecadação e o aumento incontrolável da violência, ofuscando o sucesso do Pacto pela Vida num passado recente. Para quem acompanhava de fora, o fato de não ser político tradicional era um fardo muito pesado para o governador.

Não obstante todas essas adversidades, ele foi agindo sem dar muito ouvidos ao que se falava dele fora do Palácio. Equilibrou as questões políticas dentro de casa, melhorou a relação com deputados, prefeitos e lideranças de todo o Estado e começou a colecionar vitórias importantes, como a conquista para Pernambuco do melhor ensino médio do Brasil, em 2016, apontado pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, conforme divulgado pelo Ministério da Educação.

Paulo também não se furtou de mudar os resultados negativos da violência. Muito pelo contrário, passou a ataca-la de frente, com diversas medidas e com sucessivos concursos para policiais militares e bombeiros, além de abrir novas frentes de combate à violência no interior do Estado, como em Caruaru, onde inaugurou o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), contando com 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, incluindo efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito, beneficiando mais de 650 mil pessoas da região do Agreste.

Enquanto todos cobravam uma definição sobre a sua reeleição, sobre as composições a serem feita,s ele sempre desconversava e, tal qual o padrinho Eduardo, sempre falava que “quem tem prazo não tem pressa’. Mas, quando Eduardo falava isso ele apenas encobria que tinha pressa, sempre teve muita pressa, embora deixasse transparecer que não tinha, porque ele definia os prazos e andava dentro deles. E assim também fez Câmara: definiu prazos e vem andando dentro deles.

Em silencia e calmamente, foi costurando apoios importantes, sem pressa, sem desespero, ao mesmo tempo que não se descuidou da administração do Estado. E enquanto os adversários corriam para fazer parcerias, para conquistar apoios, ele recebia apoios. “Apoio Paulo pelo trabalho que ele tem feito no Estado, pelo equilíbrio fiscal. A gente vê outros estados com dificuldades e aqui estamos no caminho certo. Vemos os recursos hídricos chegando aqui e é por isso que eu o apoio”, ressalta Evando Júnior, ex-candidato a prefeito de onde, aliás, já no início de julho deste ano, ele recebeu o apoio de lideranças dos três maiores grupos políticos de Pesqueira: além de Evandro, da prefeita Maria José e do ex-vice-prefeito Dr. Vanbrugh.

No dia 05 de agosto, a Frente Popular de Pernambuco oficializou a sua candidatura à reeleição, contando com 11 partidos, além do PSB: MDB, PC DO B, PMN, PP, PPL, PR, PRP, PSD, PT, PATRIOTA e o SOLIDARIEDADE. Com todos esses partidos fazendo parte da coligação, Paulo também conquistou o maior tempo da TV: 5 minutos, consequentemente, um tempo maior do que a soma de todos os demais candidatos, que totalizam apenas 1 minuto e 16 segundo.

Paulo manteve na coligação o PC do B, parceiro da Frente desde os tempos de Eduardo e ainda fez mais: fez da deputada federal Luciana Santos, presidente nacional do PC do B, a sua vice.

E mostrou mais um elemento do perfil de Eduardo Campos: o de conciliador. E, coisa que ninguém imaginava, uniu Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa no mesmo palanque e, mais incrível ainda: um pedindo voto para o outro.

Em agosto do ano passado, o senador Fernando Bezerra Coelho afirmou que, se vivo estivesse, Eduardo Campos seria uma voz indispensável para o atual momento de crises, dúvidas e incertezas que o Brasil atravessa. Ele agregaria as lideranças, construiria pontes e trabalharia olhando para frente, porque “Eduardo não fazia política pelo retrovisor, ele tinha os olhos postados no futuro”, e resta aos integrantes do PSB manter “a chama da esperança acesa, de não desistir do Brasil”.

A chama da esperança está cada vez mais acesa e o acendedor que está melhor posicionado chama-se Paulo Henrique Saraiva Câmara.

IMG-20180911-WA0049IMG-20180911-WA0051IMG-20180911-WA0050

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar