COLUNA DO MOCHILA MONTADA

 

 

Este país é sério?      

 

Esta semana, em dois dias seguidos, publiquei na Coluna do Mochila duas notas que me deixaram deverasBRASIL DE PALHAÇOS 2 preocupados sobre o destino de nosso país.

As duas notas foram estas:

Tio Sam agradece – A Associação de Assistência e Promoção Comunitária (Orientavida), de SP, pode captar até R$ 4,3 milhões, pela Lei Rouanet, para fazer aqui exposição pelos 90 anos do Mickey, o personagem da Disney. É o nosso dinheiro ajudando a difundir a cultura americana.

Música gringa – Sabe o musical Pippin, que a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho está produzindo por aqui, 44 anos após a primeira montagem brasileira? Poderá contar com até R$ 7.919.663,50 por meio da Lei Rouanet. O espetáculo do americano Stephen Schwartz, 70 anos, é inspirado na história de Pippin, um jovem príncipe que busca um significado para a vida. Já o dinheiro para o Museu Nacional, ó!

Em suma: Quase 12 milhões e meio de reais, retirados de nossos bolsos, para a produção de dois espetáculos que, nem sequer, se relacionam à nossa cultura.

Imaginemos, pois, os milhares de milhões de reais, oriundo dos impostos que nós pagamos – ou que nos são extorquidos – que saem pelo ralo dia após dia.

CHEGA DE TRABALHO INFANTILEnquanto isso, na Estação Central do Metrô, no centro do Recife, me deparo com um outdoor no interior do prédio da dita estação, estrelado por diversos artistas de renome nacional e, até, internacional, com o apelo: Chega de Trabalho Infantil. Entre nesta luta conosco.

CRIANÇAS PEDINDO ESMOLANo exato momento em que me preparo para aplaudir, uma criança de uns 5 anos, mais ou menos, da idade de minha filha mais nova, me pede um real para comer, porque está com fome.

Saio da estação e me desloco ao centro do Recife e, pelo caminho, encontro mais crianças pedindo esmolas, lavando carros, bebês nos colos de mães ( não sei se são mesmo suas mães) que, sob o sol mais escaldante – e, às vezes, debaixo de chuva – também estendem a mão pedindo uma ajuda para comprar comida.

E, aí, eu me pergunto: onde anda a turma dos Direitos Humanos? E o pessoal que integra os diversos Conselhos Tutelares, que ganham salários também retirados de nossos bolsos, para defender essas crianças?

Não encontrei um.

Volto para Piedade e, no final da Via Mangue, reencontro um homem que carrega uma criança nos braços – Como ela está crescida! Lembro-me dela nos mesmos braços e no mesmo local, ainda bebê – pedindo esmolas. Mais à MULHER COM BEBÊfrente, após a entrada do Shopping Center Recife, mais dezenas de crianças, com idades entre 3 e 10 anos, mulheres grávidas , diversos flanelinhas. Um deles  joga água no para-brisa do Uber. Pergunto a sua idade e ele responde que tem 14 anos.

E aí eu me dou conta que estou  no Brasil e que este não é, realmente, um país sério.

Pergunto-me para que criaram, há quase 30 anos atrás, o tal do ECA. Vocês sabem quais os principais artigos desse ECA?

Vou transcrever pra vocês:

ECA

Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90 | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Título I

Das Disposições Preliminares

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária…

E, pasmem! Seguem-se mais 262 artigos, centenas de parágrafos, notas etc, até fechar, com chave de ouro:

Art. 267. Revogam-se as Leis n.º 4.513, de 1964, e 6.697, de 10 de outubro de 1979 (Código de Menores), e as demais disposições em contrário.

Brasília, 13 de julho de 1990; 169º da Independência e 102º da República.

FERNANDO COLLOR

Bernardo Cabral

Carlos Chiarelli

Antônio Magri

Margarida Procópio

Agora, respondam-me: por acaso alguém já leu esses 267 artigos? Pior: alguém, neste país, já cumpriu 10% desses 267 artigos?

Esta é mais uma lei que foi criada para não ser cumprida. Enquanto isso, milhões de reais que saem dos nossos bolsos financiam tudo mas não garantem, sequer, um dos “mandamentos” do ECA.

Este é um país sério?

 

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (YouTube/Reprodução)
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (YouTube/Reprodução)

Bolsonaro ainda tem ‘leve anemia’ por sangramento inicial, diz hospital

Por João Pedroso de Campos

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou no final da tarde deste domingo, 9, um novo boletim sobre o estado de saúde do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Segundo o comunicado, o presidenciável “continua em evolução” e ainda apresenta uma “leve anemia”, decorrente do sangramento causado pela facada que levou no abdômen na última quinta-feira, 6, em um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O boletim informa que as complicações intestinais do trauma à faca estão regredindo e há a possibilidade de que Bolsonaro volte a se alimentar normalmente, sem sonda na veia, nos próximos dias.

No boletim anterior divulgado neste domingo, a equipe médica que atende Jair Bolsonaro informou que ele apresenta “nítida melhora clínica e laboratorial, sem nenhuma evidência de infecção”. Com os dois informativos já publicados hoje, a previsão é de que novos boletins sejam divulgados nesta segunda-feira, 10, às 10h e às 18h.

 

Sport 0 x 0 Cruzeiro

SÃO MAGRÃO

… e São Magrão salva o Sport mais uma vez.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar