IMG-20180905-WA0224

Em visita ao Sertão do São Francisco, nesta quarta-feira (05.09), o governador Paulo Câmara fez questão de conhecer as instalações do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), localizado neste município. Inaugurado no último mês de julho, a unidade, que conta com um efetivo de 200 homens e mulheres da Polícia Militar de Pernambuco, já vem alcançando índices significativos na redução da criminalidade local. No mês de agosto último, os casos de homicídios em Petrolina tiveram uma redução de 22% em relação ao mesmo período de 2017. Já em relação aos casos de crimes violentos contra o patrimônio, a redução nos números de assaltos foi de 28%.

“A implementação do 2º BIESP fez parte do nosso planejamento de reforçar a atuação da nossa polícia, com a atuação de especializadas que só víamos no Recife. Agora, temos BIESP aqui e em Caruaru, proporcionando mais segurança para os cidadãos”, afirmou Paulo Câmara.

A unidade especializada segue o modelo de atuação do 1º BIESP, implantado em Caruaru, no Agreste Central, contemplando a atuação das operativas especializadas do BPChoque, Radiopatrulha, Motopatrulhamento (Rocam), Policiamento de Trânsito e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães). O BIESP é responsável por prevenir e combater crimes de tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas, desarticulação de grupos de extermínio, entre outros, sendo realizado patrulhamento rural e de trânsito nas rodovias estaduais do município e da região. O novo Batalhão atende a Área Integrada de Segurança 26 (AIS-26), composta pelos municípios de Afrânio, Petrolina e Dormentes, além dos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, que pertencem à AIS-25.

“Ao levarmos, pela primeira vez, policiamento especializado para o Sertão, como havia ocorrido no Agreste, atacamos com mais eficiência o crime organizado, prendendo traficantes de drogas e homicidas. Aliado ao Batalhão de área e integrado com as polícias Científica, Civil e Corpo de Bombeiros, o 2° BIESP está colaborando com a redução dos crimes nessa região. Com a consolidação da unidade e o transcorrer do trabalho realizado pela tropa, os resultados ficarão mais evidentes”, ratificou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Novas motos

IMG-20180905-WA0226

Para garantir agilidade nas ações de pronta resposta, o 2º BIESP foi uma das unidades contempladas com novas motocicletas adquiridas pelo Governo do Estado. O Batalhão recebeu 12 motos Honda XRE 300 cilindradas, a serem utilizadas no patrulhamento ordinário pelo efetivo da Ronda Ostensiva, com Apoio de Motocicleta (Rocam) e três motos BMW 700 cilindradas, usadas em conjunto com viaturas quatro rodas na fiscalização de trânsito urbano.

Esses veículos fazem parte de um conjunto de 700 motos que foram adquiridas pelo Governo, com o intuito de reforçar a estrutura operacional da PMPE no combate à criminalidade. Destas, 625 já foram entregues. A expectativa é que, até a próxima semana, as demais motocicletas sejam disponibilizadas ao efetivo pernambucano.

IMG-20180905-WA0225

Compromisso

Subordinado à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), a BIESPE de Petrolina faz parte de um pacote de ações do Governo de Pernambuco para descentralizar e fortalecer a atuação da segurança pública em todo o Estado. Até o momento, já foram inaugurados novas Delegacias de Repressão ao Narcotráfico em nove municípios pernambucanos; unidades de Polícia Científica em Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Ouricuri; novas estruturas do Corpo de Bombeiros em Surubim, São José do Egito e Pesqueira; a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM), de Lajedo; a 10ª CIPM, de Tamandaré; e a 9ª CIPM, em Araripina. Em outubro, entra em operação o 26° Batalhão, em Itapissuma, beneficiando os municípios do Litoral Norte.

Fotos: Divulgação/Governo de Pernambuco

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar