IMG-20180621-WA0044

Já consagrado como um dos períodos de maior chegada de turistas no Estado e, juntamente com o Carnaval, um dos festejos mais importante do calendário, as Festas Juninas movimentam a economia de Pernambuco. A estimativa é que seja registrada a taxa de ocupação hoteleira de cerca de 95 por cento nos próximos cinco dias, de 22 a 26 de junho.

A permanência média dos turistas também será positiva. As estimativas, segundo as reservas já confirmadas, eles passarão cerca de três dias no Estado. Os dados fazem parte da pesquisa de expectativa de turistas, realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur.

LOTADOS – Municípios pernambucano como Bezerros, Caruaru, Gravatá, Arcoverde e Petrolina estão com suas capacidades hoteleiras praticamente lotadas. Bezerros, onde a Serra Negra é o principal destaque, terá uma ocupação de 98%, Caruaru, a Capital do Forró, com 93%, Gravatá 95% enquanto que as cidades de Arcoverde, com 94,2%, e Petrolina, com 93%, também merecem destaque.

Mesmo não sendo um período de grande procura com foco no Sol e Mar, os destinos indutores de Pernambuco, Recife (RMR) e Ipojuca, também terão uma boa taxa de ocupação hoteleira no feriado. Para esses municípios, a taxa média de ocupação prevista é de 70% no Recife e de 80% em Ipojuca. Já para o arquipélago de Fernando de Noronha a previsão é de 83% de ocupação.

Para o São João 2018 é esperado uma injeção de mais de R$ 260 milhões na economia do Estado, superando o que foi registrado em 2017. As cidades com tradição nos festejos juninos do interior, inclusive, são as grandes responsáveis pela economia gerada para o Estado no período junino.

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Márcio Stefanni., explicou que Pernambuco vem trabalhando de forma maciça na divulgação do seu calendário festivo durante todo ano nos mercados nacionais e internacionais, o que tem alcançado enorme repercussão. “O São joão é um dos principais festejos do Brasil e o Estado é destaque no ciclo. Esperamos que, assim como nos anos anteriores, haja um crescimento nos números absolutos de turistas e receita”.

A circulação de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife, durante o São João, também será positiva. A expectativa é que circulem pelo terminal mais de 116 mil pessoas. Um crescimento de 13% em relação a 2017, quando circularam pelo terminal 103 mil pessoas.

TURISTAS – No intuito de ampliar a recepção aos turistas que vêm para as festas juninas no Estado, a Empetur irá instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário na cidade de Caruaru, principal polo junino e de maior centro de fluxo turístico no Estado. O CAT móvel em Caruaru funcioná entre os dias 22 a 24 de junho, no Polo Cultural, com parceria da Prefeitura do município. O espaço funcionará sempre das 16h às 22h. O CAT contará com dois atendentes especializados, trilíngues (português, inglês e espanhol), distribuindo os materiais produzidos pela Empetur.p

IMG-20180621-WA0044

No aeroporto, tal como acontece durante o período carnavalesco, quando os turistas são recebidos com frevo, nesse final de semana, haverá apresentações dos autênticos trios de forró pé de serra para receber da melhor forma os milhares de visitantes que vão aproveitar as festas juninas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar