_20180403_125504
Evento aberto ao público ocorre na sexta-feira, seis de abril, véspera do Dia Mundial do Combate à doença.
Em virtude do Dia Mundial do Combate ao Câncer, em oito de abril, o Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer (ICT) promove o Seminário “Câncer: prevenir e enfrentar é possível”. Na ocasião será abordada a importância da prevenção e do enfrentamento à segunda doença que mais mata no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento, aberto ao público, ocorre na sexta-feira, seis de abril, no auditório da Uninassau, bairro das Graças, área central do Recife-PE, no horário das 13h30 às 17h30. A entrada é mediante doação de uma fralda descartável para adulto tamanho G, com inscrição realizada previamente pelo e-mail ict.inscricao@yahoo.com.br. Ao término, serão concedidos certificados a todos os participantes.
O seminário contará com palestras referentes aos temas sobre cidadania, garantias de direitos, prevenção e formas de enfrentamento à enfermidade. Todas serão guiadas por profissionais de diversas áreas, entre advogados, médicos oncologistas, psicólogos, estomatologista, nutrologia e gerontologia (conferir programação completa abaixo). “É fundamental estarmos sempre atentos à saúde por meio da adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, visto que é preciso conviver com a realidade de que quanto mais a população envelhece, maior a probabilidade de desenvolver a doença”, explica a presidente do ICT e médica Oncologista, Christiane Violet, que também coordena o evento.
Segundo Christiane, outro fator importante que precisa ser levado em consideração quando se trata do paciente com câncer é o apoio a ele próprio e aos seus familiares. “A aceitação, a revolta e o preconceito desestruturam a pessoa adulta diante de um diagnóstico desta natureza, com reflexos diretos sentidos por toda a família. Muitas vezes, por exemplo, a pessoa diagnosticada com um tipo de neoplasia é obrigada a se afastar do trabalho, implicando em um comprometimento imediato da renda familiar e dos recursos domésticos com medicação, transporte para tratamentos médicos, aumento nos gastos de higiene, limpeza, entre outros”.
Diante desta realidade, o Instituto Cristina Tavares de Atenção ao Adulto com Câncer surgiu e ainda é a única instituição na cidade do Recife que busca contribuir, de forma integral, com estas pessoas e suas famílias. “As causas para o surgimento da doença podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. Seguir um tratamento médico adequado é o mais importante. No entanto, além disso, é preciso oferecer aos pacientes todo apoio, carinho e amor neste momento”, enfatiza Christiane Violet.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela OMS para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de neoplasias, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença. A data também serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados com a prevenção e na hora da recuperação. Somente em 2018, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil terá quase 500 mil casos de câncer. Os mais comuns em todas as regiões do país serão os de pele não melanoma, próstata e mama feminina. Esses dois últimos tipos são prevalentes em pessoas adultas.

 

SOBRE O ICT – Organização sem fins lucrativos, criada em novembro de 2005, que atua na cidade do Recife e Região Metropolitana, buscando promover a cidadania do adulto com câncer, provenientes, em sua maioria, dos segmentos sociais mais vulneráveis. O Instituto tem como foco acolher, orientar e encaminhar o paciente para a busca da promoção e defesa dos seus direitos e consolidar sua condição cidadã, merecedora de uma atenção integral devido às especificidades das doenças neoplásicas. O público beneficiado compreende adultos encaminhados pelo Serviço Social, Médico e Psicológico, setor oncológico adulto, do Hospital Universitário Osvaldo Cruz e da Clínica Barão de Lucena, além de demanda espontânea. De forma indireta, seus familiares.
Atividades Desenvolvidas:

– Atendimento Jurídico: orientação à pessoa com câncer e à sua família, referente aos direitos garantidos por lei, uma vez que muitos desses pacientes não têm conhecimentos relativos à aposentadoria, retirada do FGTS, isenção do Imposto de Renda, gratuidade em alguns serviços públicos, assistência médica pública e privada.

– Atendimento Psicológico: assistência ao paciente e a seus familiares, uma vez que a confirmação do diagnóstico é de difícil aceitação por parte do paciente e da sua família.

– Distribuição de Lanche: disponibilização aos usuários do Ambulatório Oncológico do Hospital Osvaldo Cruz, e aos seus acompanhantes, durante a manhã e a tarde. Esta atividade é de grande importância, uma vez que, para muitos, esta é a primeira alimentação do dia e, mais sério ainda: para alguns, esta é a única refeição.

– Distribuição de Cestas Básicas: às pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Serviço Social Médico e Psicológico, setor oncológico adulto, dos seguintes estabelecimentos: Hospital Osvaldo Cruz; Hospital das Clínicas; Hospital Barão de Lucena.

– Distribuição de Fraldas Descartáveis de uso adulto: às pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo Serviço Social Médico e Psicológico, setor oncológico adulto, dos seguintes estabelecimentos: Hospital Osvaldo Cruz e Hospital das Clínicas.

– Banco de perucas e lenços: O ICT estimula pacientes a doarem perucas e lenços de cabeça, que são repassados a outras mulheres que necessitem.

– Bazar Solidário: comercialização de diversos artigos novos e semi novos na sede do ICT, que fica na avenida João de Barros, 366, térreo.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

13h30: Credenciamento

14h: Abertura

14h30: Palestra – Luta pela Cidadania e a Garantia de Direitos
Palestrante: Ana Karla Dias Rocha – advogada
15h30: Mesa Redonda – “Prevenir e Enfrentar é Possível”

Participantes: Cristiana Tavares – médica oncologista, Thereza Motta – psicóloga, Rita de Cássia Cavalcanti Gonçalves – estomatologista

17h: Palestra – Hábitos Saudáveis Na Prevenção Do Câncer

Palestrante: Eduardo Magalhães – Nutrologia e Gerontologia. Medicina Funcional e do Estilo de Vida

SERVIÇO

SEMINÁRIO “CÂNCER: PREVENIR E ENFRENTAR É POSSÍVEL”

LOCAL: Auditório da Uninassau – Bloco B – Rua Guilherme Pinto, n 400, Graças, Recife-PE

DATA: 06.04.18

HORÁRIO: 13h30 às 17h30

INSCRIÇÃO PELO E-MAIL: ict.inscricao@yahoo.com.br

ENTRADA: um pacote de fralda descartável (adulto)

INFORMAÇÕES: 81. 3222.7936

APOIO: Uninassau, Roche e Onkos
INSTITUTO CRISTINA TAVARES DE APOIO AO ADULTO COM CÂNCER

ENDEREÇO: Avenida João de Barros, 366, térreo

CONTATO: 81. 3222.7936

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar